Navegando por Assunto "Biblioteca"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciberespaço x Centro de Cálculo: em busca de parâmetros e procedimentos para a atuação das bibliotecas na era do conhecimento(Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000) COSTA, Rosemarie de Almeida; PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas; http://lattes.cnpq.br/0817031652271267Referência à teoria ator-rede – actor-network theory, explora o conceito de centro de cálculo, operador que produz o entendimento da biblioteca para atuação no ciberespaço. A figura de Janus resgata a história das bibliotecas ligando passado, presente e futuro por meio das operações que as põe em movimento. O conceito de ciberespaço é discutido segundo as concepções de Pierre Lévy, como um fator que faz emergir o grande problema com o qual as bibliotecas precisam aprender a lidar, e que é próprio do meio cibernético – o problema da desintermediação. O conceito de centro de cálculo é posto em cena, pois permite resgatar os serviços que colocam a biblioteca em ação no ciberespaço. Uma pesquisa na Rede é processada reunindo elementos comprovadores da operação das bibliotecas universitárias federais brasileiras no meio cibernético. A análise dos operadores identificados na evolução das bibliotecas evidencia, em suas práticas tradicionais, um processo de redefinição de acordo com as transformações das tecnologias da comunicação e da informação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Correntezas da leitura: navegando pelos fanzines ambientais na educação de jovens adultos e idosos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) CAMPOS, Lúcia Pantoja Gonçalves; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Fanzines são pequenos livros ou revistas que podem ser elaborados sem burocracia e por quem possa dele se interessar. Sua produção merece destaque por possuir uma dimensão criativa, artística e autoral, de baixo custo e sem fins lucrativos. Graças a seu modo simples e barato, a confecção ganha relevância, especialmente por poder versar sobre qualquer tema ou assunto. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo elaborar um roteiro didático-pedagógico para auxiliar na confecção de fanzines sobre a temática recursos hídricos (água) para os educandos da EJAI, no espaço pedagógico da biblioteca escolar, visando contribuir com o ensino interdisciplinar das ciências ambientais e com a formação do leitor, considerando o método educacional proposto por Paulo Freire (2021) e a abordagem sociointeracionista de Vygotsky (1991). Sua proposição segue pela elaboração dos fanzines amparada na (re)leitura, discussão do tema e escrita, considerando as experiências de vida do educando, reforçando sua criatividade, autonomia e condição histórica. A metodologia adotada teve cunho qualitativo, com abordagem descritiva. O projeto passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Plataforma Brasil, sob o CAAE: 74208223.8.0000.0018 e a pesquisa foi desenvolvida na biblioteca de uma escola pública da rede estadual de ensino, em Belém/PA, na turma da 2ª etapa do ensino médio da EJAI noturno. O roteiro aqui proposto tem o direcionamento para estimular a prática da leitura, da escrita e criatividade dos alunos para a elaboração de fanzines como instrumento de sistematização de saberes e veículo de interação social, ficando evidenciado que através dos fanzines é possível despertar o interesse dos educandos da EJAI e potencializar o ensino das ciências ambientais através da (re)leitura, discussão e criação artística, utilizando o ambiente da biblioteca escolar.
