Navegando por Assunto "Biblioteca – leitura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca como espaço de educação: o letramento de jovens e adultos – projeto “alfabetizar para libertar”(Universidade Federal do Pará, 2021-06) BRITO, Camila de Cássia; RIBEIRO, Karley dos Reis; NEVES, Joana d'Arc de VasconcelosO presente estudo se constrói numa realidade amazônica marajoara, partindo da realização do Projeto de extensão “Alfabetizar para Libertar”, da Biblioteca Professor Ricardo Teixeira de Barros, do Campus Universitário do Marajó – Soure (UFPA), que propôs desenvolver a leitura como ação alfabetizadora para Jovens e Adultos afastados do cotidiano escolar. A leitura pode ser compreendida como técnica de aperfeiçoamento da capacidade cognitiva do indivíduo, sendo trabalhada com base na cultura, cotidiano, memórias e vivências e experiências individuais e coletivas. Teoricamente, este estudo se baseia nas ideias de Freire (1987,1989,1996,1997); Schwartz (2010); Leal; Albuquerque e Morais (2010), Giubilei (2005); Leite (2013) e Gadotti; Romao (2011). Por conseguinte, utilizam-se como técnicas de coleta de dados o questionário e a observação caracterizando este estudo como pesquisa- ação. Os resultados identificam que dos 27 participantes do projeto, 25 destes aperfeiçoaram seus conhecimentos de leitura aliada a prática da escrita e 2 daqueles, aprenderam a ler e a escrever. Toda ação praticada em prol da comunidade possui suma importância para o campo cientifico educacional como um todo e projetos de extensão em espaços educativos diferenciados, são bem vindos como prática de integração da Universidade com a comunidade acadêmica e externa proporcionando experiências significativas na vida desses indivíduos.
