Navegando por Assunto "Biblioteca universitária"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos; BERRÍO ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; https://orcid.org/ 0000-0001-7160-3886A acessibilidade possibilita o uso com segurança e autonomia de estruturas urbanísticas, comunicacionais, informacionais e tecnológicas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias assegura o direito e a autonomia no acesso à informação na web para todos, em especial às pessoas com deficiência, o que é previsto em diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: “A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA atende aos requisitos de acessibilidade para conteúdo web do W3C, permitindo que pessoas cegas que usam o NVDA possam acessar as informações contidas nela”? Para isso, delineou-se como objetivo geral: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Teve-se como objetivos específicos: a) Identificar itens que comprometem a acessibilidade da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, apontados pelo avaliador automático WAVE; b) Verificar a experiência de navegação do usuário cego que usa o NVDA com a homepage do website da BC/UFPA, acessando informações sobre os produtos e serviços disponíveis; c) Verificar a conformidade das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 de acordo com os resultados da avalição do WAVE e dos testes com os usuários cegos que usam o NVDA. Esta pesquisa teve como metodologia um estudo de caso de caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática com o software WAVE, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da homepage do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptível, operável, compreensível e robusto. O software WAVE identificou erros de acessibilidade que impedem o acesso à informação de produtos e serviços digitais por meio de imagens sem texto alternativo, imagens decorativas sem alt nulo, imagens usadas como links sem descrição adequada, links vazios, formulários e botões sem rótulos. Os testes com os alunos cegos ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade digital relacionados à usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no uso do NVDA, falta de previsibilidade e clareza, entre outros. Causando nos usuários desorientação, desistência, desestímulo, cansaço etc. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da homepage do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização e autonomia no acesso à informação de sites de bibliotecas universitárias aos alunos cegos, que automaticamente atenderão outras categorias de usuários. É necessário acessibilidade atitudinal, atendimento das WCAG para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com a percepção do usuário com deficiência para que se atenda suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação, contribuição e acesso à informação na web.Dissertação Acesso aberto (Open Access) #BORAPROCURAR: conjunto de cartas didáticas para auxiliar no desenvolvimento de habilidades para busca informacional em bibliotecas universitárias(Universidade Federal do Pará, 2022-08-25) VARANDA, Francisca Moreira de Sousa; LOPES, Suzana Cunha; http://lattes.cnpq.br/9267654589941610; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415A dissertação em questão demandou o desenvolvimento do produto educacional “#boraprocurar: conjunto de cartas didáticas para busca informacional em bibliotecas universitárias”, visando responder a questão-foco: “Como auxiliar as(os) usuárias(os) no desenvolvimento de habilidades para busca informacional em catálogos e acervos de bibliotecas universitárias?” Essa resposta está atrelada ao alcance do objetivo geral traçado de auxiliar no desenvolvimento de habilidades para busca informacional em catálogos e acervos de bibliotecas universitárias, a partir de um conjunto de cartas didáticas divididas em fases, tendo como referência o contexto da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC/UFPA). No referencial teórico discutimos as habilidades informacionais nas bibliotecas, destacando, especialmente, a biblioteca universitária e descrevemos o lócus da pesquisa, a BC/UFPA. Para caracterizar o público ao qual é destinado o produto educacional, trouxemos os dados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os procedimentos metodológicos utilizados tiveram como base a pesquisa aplicada, por intermédio da abordagem qualitativa dividida em três fases: a primeira fase é referente à pesquisa contextual, bibliográfica e documental, com o mapeamento das bibliotecas das 14 maiores universidades do Brasil em quantidades de alunas(os) matriculadas(os) na graduação, com foco nos materiais instrucionais de educação das(os) usuárias(os); a fase seguinte é inerente à pesquisa exploratória com observação do fluxo de busca informacional de usuárias(os) da BC/UFPA e coleta de dados com estudantes da UFPA; e, finalmente, a terceira fase é concernente ao levantamento de produtos e trabalhos similares ao proposto no estudo. Para o desenvolvimento do produto educacional, estabelecemos as seguintes etapas de trabalho: pesquisas contextuais, concepção e elaboração do conjunto de cartas didáticas, e validação do produto. Este processo resultou na elaboração do produto educacional, desde a sua versão protótipo até a sua versão final, com uma testagem realizada com discentes da UFPA. Pode-se afirmar o alcance do objetivo geral, fato atestado pela resposta positiva à questão-foco do estudo, com vistas à contribuição para o processo contínuo de desenvolvimento de habilidades informacionais e aprendizado das(os) usuárias(os) de bibliotecas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Competências informacionais em gestão de bibliotecas na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2011-11-10) SANTOS, Ana da Silva; SIMONIAN, Ligia Terezinha Lopes; http://lattes.cnpq.br/6620574987436911A competência informacional dos profissionais bibliotecários que atuam como gestores das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará foi o objeto de estudo que se analisa nesta dissertação. Quais são as competências em informação requeridas aos bibliotecários que atuam como diretores junto às bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará? Quais dessas competências já fazem parte do cotidiano de trabalho e quais precisam ser desenvolvidas por esses gestores? Foram as questões que nortearam esta dissertação. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos conjugando abordagens quantitativas e qualitativas, conduzidos, primeiramente, por um estudo exploratório, utilizando um questionário com perguntas dirigidas a esses profissionais – bibliotecários e gestores. Ouviu-se cinco desses bibliotecários, escolhidos de acordo com a representatividade e estágio de desenvolvimento dessas bibliotecas, utilizando nesse momento a metodologia da História de vida. Os dados obtidos e sua análise permitiram conhecer quem são esses bibliotecários gestores, as competências que assumem possuir, seu perfil, suas dificuldades mais recorrentes suas funções e trabalhos, que desenvolvem e quais os recursos ou práticas que utilizam para se capacitarem e se manterem atualizados no exercício do cargo e da profissão. Os resultados da pesquisa confirmam a ausência de uma preparação, por menor que seja para o exercício de funções gerenciais de bibliotecas e apontam para a necessidade de se criar programas de formação de competência informacional voltado para esses profissionais e dessa maneira suprir as lacunas hoje existentes.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Planejando a biblioteca do século XXI: o caso do sistema de bibliotecas da UFPA(2002) PENA, Maria das Graças da Silva; SILVA, Luiz Otávio Maciel daPara o planejamento e a implantação do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPA foi previsto o uso de novas tecnologias considerando a perspectiva de mudança de paradigmas para a prestação dos tradicionais serviços de informação em bibliotecas. A transformação da biblioteca num portal na web brasileira e num sistema operacionalizado em rede em meio ao compartilhamento de serviços, com vistas ao intercâmbio de informações, à disponibilização e ao acesso facilitado dos conteúdos informacionais, foram as metas que caracterizaram o novo patamar alcançado pela biblioteca. Para isso foram feitos investimentos de ordem financeira, humana, de infra-estrutura e meios materiais que tiveram como objetivo viabilizar a funcionalidade do sistema em relação aos resultados que se desejava alcançar. O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPA hoje possui recursos instalados, pessoal capacitado, produtos e serviços de maior qualidade que são os itens mínimos e imprescindíveis para elevá-las ao nível desejado da informatização . Para isso foram empreendidas ações no sentido de adquirir hardware, software, treinar e capacitar pessoal e estabelecer parcerias e consórcios para captação de recursos e prestação de serviços. Com essas medidas foi possível acelerar os processos de comunicação e de transferência de conhecimento, passando a dispor de uma rede consolidada de serviços e de informação, com produtos disponibilizados via Intranet/Internet, pronta para enfrentar os desafios da nova era.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central Prof. Clodoaldo Beckmann da UFPA: o que pensam os usuários?(Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, 2017) COSTA, Elisangela Silva da; VIDAL, Suely ParaenseTrata da análise dos resultados obtidos durante a feitura de uma Pesquisa de opinião acerca dos produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central Prof. Clodoaldo Beckmann da UFPA. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo na qual foram utilizados questionários mistos como instrumento de coleta de dados, aplicados aos usuários que frequentaram a BC/UFPA no período de novembro de 2016 a abril de 2017. O questionário foi elaborado com base no LibQual+ TM, uma ferramenta avaliativa padronizada para unidades de informação, objetivando definir e mensurar a qualidade das bibliotecas por meio de instrumentos de avaliação adaptado do modelo SERVQUAL, criado por Parasuraman, Berry e Zeitham, e previa avaliar por meio de uma escala a qualidade de serviço percebida pelos consumidores de serviços administrativos. A pesquisa teve como sujeito membros da comunidade acadêmica da UFPA. Sendo que do total de 143 usuários pesquisados; a maior participação foi do corpo discente que respondeu 128 questionários. A pesquisa teve como sujeito membros da comunidade acadêmica da UFPA, que perfaz um montante de 61.938 indivíduos, entretanto a BC recebe uma frequência média de 2.000 usuários dia (UFPA, 2017). Conclui que pesquisas avaliativas sempre fornecem bons indicadores dos pontos fortes e fracos da instituição e por este mesmo motivo é recomendável que trabalhos desta natureza sejam realizados periodicamente a fim de que as instituições se mantenham sempre atinentes as demandas informacionais e interesse de sua razão de ser que é a comunidade usuária.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento(Universidade Federal do Pará, 2016-12) PINHEIRO, Williams Jorge Correa; SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos; SANTOS, Carla Marques do; LIMA, Claudia Cristina Carmo; SAMPAIO, Cristiane Aniceto; SANTOS, Daniela Araújo; PANTOJA, Derivan Alves; DIREITO, Eduardo R.; SOUSA, Eliane Costa de; MAIA, Élida Lopes Maia; NASCIMENTO, Maria de N. S. do; COSTA, Nubia Nazaré da; SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos; SILVA, Samantha L. B. da; ASSUNÇÃO, Suelene Santana; SILVA, Vanessa Lopes da; OLIVEIRA, Waldinea costa deApresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.
