Navegando por Assunto "Bibliotecas universitárias"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Política de indexação para a organização do conhecimento no contexto organizacional: estudo de caso no SIBI-UFPA(Universidade Federal do Pará, 2022-02-24) FONSECA, Luciana Di Paula Andrade; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Esta pesquisa insere-se na área de estudo da Ciência da Informação, na subárea de Organização do Conhecimento, com o intuito de discutir a importância da política de indexação em bibliotecas universitárias. A pesquisa tem como justificativa a necessidade de investigar os aspectos de infraestrutura organizacional para o desenvolvimento de política de indexação para a organização do conhecimento no espaço físico e social das bibliotecas universitárias. Tem-se o problema da pesquisa: Como a política de indexação pode contribuir para a organização do conhecimento nas bibliotecas setoriais da Universidade Federal do Pará? Tendo como objetivo geral: Contribuir para discussões sobre relevância da política de indexação para a organização do conhecimento em bibliotecas setoriais da Universidade Federal do Pará; e os objetivos específicos são: a) Realizar levantamento bibliográfico sobre os temas de organização e representação do conhecimento, indexação, política de indexação, recuperação da informação e afins; b) Fazer um estudo diagnóstico da infraestrutura organizacional das bibliotecas da Universidade Federal do Pará; c) Investigar os elementos de política de indexação pelo catalogador no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de cunho exploratório e com análise qualitativa dos dados, no qual os instrumentos para coletar os dados são: a pesquisa bibliográfica em bases de dados e o questionário, enviado por meio do Google formulários aos profissionais catalogadores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará. Como resultados, de uma amostra de doze bibliotecas que participaram da pesquisa, identificou-se a inexistência de uma política de indexação, motivando a não padronização nas estratégias de uso da Análise de Assunto e Tradução na catalogação, todavia, com base nas experiências cotidianas dos catalogadores constatou-se os elementos de: recursos humanos, a clientela, cobertura de assunto, seleção e aquisição de documentos-fontes, nível de exaustividade, processo de indexação, linguagem documentária, avaliação do sistema e estratégias de busca, que fazem parte de uma política de indexação. Concluiu-se que apesar da não formalização da política de indexação a rede integrada de bibliotecas possui subsídios e elementos para formalização de diretrizes, pois a política de indexação na rede integrada pode ser uma aliada na padronização do processo de indexação entre os profissionais catalogadores, bem como na realização de treinamentos/ capacitação com enfoque na catalogação de assunto, com orientações sobre o uso da conversão retrospectiva de registros bibliográficos, utilização de catálogos e bases de dados na catalogação de assunto, dando a possibilidade de utilizar esta pesquisa como modelo para elaboração de uma política de indexação, além de contribuir para novos estudos sobre a temática de política de indexação no contexto brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produtos e serviços informacionais para estudantes de cursos de graduação no modalidade de educação a distância: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-05-31) NASCIMENTO, Hellen Cristina Macedo do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), ao longo dos anos, possibilitou um acúmulo de metodologias e estratégias de ensino que ampliaram as oportunidades de formação inicial e continuada para populações remotas que a educação presencial não conseguia atender, e dessa forma, passou a ser utilizada como alternativa para o ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas. Assim, o objetivo geral do presente trabalho consistiu em analisar os produtos e serviços informacionais oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aos estudantes matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância, enquanto que os objetivos específicos intentaram os seguintes pontos: levantar a literatura sobre teorias, conceitos e definições relacionados à educação na modalidade a distância e produtos e serviços informacionais oferecidos nesta modalidade; verificar de que maneira ocorre a participação da biblioteca e do profissional que exerce atividades auxiliares na Biblioteca do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Salinópolis; identificar as necessidades informacionais e expectativas dos estudantes de graduação na modalidade a distância; caracterizar e avaliar os produtos e serviços informacionais ofertados na Biblioteca do Polo UAB do Município de Salinópolis em relação às necessidades e expectativas dos estudantes da EaD por ela atendidos. Para subsidiar esse estudo, optou-se por uma metodologia alicerçada em pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Além disso, utilizou-se dos procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O universo desta pesquisa foi a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis, enquanto que a amostra constitui-se pelos seguintes sujeitos: a) assistente de biblioteca responsável pela unidade de informação analisada, b) estudantes respondentes, c) coordenadora do SIBI/UFPA. Foram utilizados o questionário e a entrevista como instrumentos para a coleta de dados, e para o tratamento e comparação dos dados primários e secundários com a literatura revisada, optou-se pela aplicação da triangulação metodológica. Verificou-se que o SIBI/UFPA oferta produtos e serviços de informação para a comunidade acadêmica no geral, no entanto, a ausência de diretrizes para o atendimento aos alunos da graduação na modalidade a distância acaba limitando os recursos informacionais para esse público. Constatou-se que a Biblioteca do Polo UAB Salinópolis não está devidamente estruturada para os discentes da prática educativa a distância, e em decorrência disso, a referida unidade de informação não atinge as expectativas detectadas pelo mapeamento das necessidades informacionais dos usuários da EaD do Polo supracitado. O estudo contribui para o embasamento teórico e sugere diversas medidas e procedimentos por parte dos agentes institucionais envolvidos, dentre elas a implantação de uma política voltada para o suporte informacional específico e adequado aos discentes da EaD e a realização de novas pesquisas que possam contribuir para a adequação das bibliotecas às necessidades dos respectivos usuários, em conformidade com seus objetivos e funções sociais.
