Navegando por Assunto "Botânica"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caderno Digital Bio-Arte: o ensino de Botânica a partir de uma obra de arte(Universidade Federal do Pará, 2019-05-10) SANTOS, Leidiane Jacira de Oliveira; NASCIMENTO, Márcio Lima do; http://lattes.cnpq.br/6668311810812135; https://orcid.org/0000-0002-1177-3776O ensino da Botânica, de modo geral, é marcado por uma metodologia tradicional, exaurida de aulas expositivas, com pouca prática e contextualização, o que o torna desinteressante e baseado na memorização de nomenclaturas. Diante disto, o trabalho aqui apresentado dispõem sobre a produção de um material didático para o ensino da Botânica, que visa a integração da arte e da ludicidade como auxiliares no ensino deste tema. Numa perspectiva de educação baseada no ‘Aprendizado Significativo’ e na valorização das experiências de vida dos alunos, o trabalho incentiva a criatividade e a inovação nas práticas docentes, buscando expandir os caminhos criados pelo cérebro, para favorecer o aprendizado do aluno. O Bio-arte é um Aplicativo Web, classificado como “Caderno Didático-Pedagógico”, que tem a função de ajudar nas ações de ensino do professor, e de aprendizagem dos alunos, sobre a ‘Morfologia e Classificação das FLORES’, no Ensino Superior. O ponto de partida do aplicativo é a tela “O Nascimento de Vênus” (1.484) - de Sandro Botticelli. A partir dela, o aluno pode navegar para outros slides e ter acesso, de forma interconectada, aos assuntos de Botânica e de Arte, relacionados ao quadro e a temática de ensino escolhida. Bem como, as propostas de atividades a serem desenvolvidas. Os assuntos são abordados por meio de textos, imagens, áudios, vídeos e animações. Para a realização deste trabalho foram utilizados como técnica de pesquisa os ‘Métodos Mistos’, com abordagens ‘Qualitativas’ e ‘Quantitativas’ – observação como participante e entrevistas. Além de ‘Pesquisa Exploratória’ por meio de ‘Revisão de Literatura’. Para validação do produto foi usado o ‘Painel de Especialistas’. Considerando os pressupostos descritos pela pesquisa, concluiu-se que o produto Bio-arte tem real potencial para atender as necessidades do público alvo, docentes e discentes do Ensino Superior, no que tange a melhoria do ensino aprendizagem de botânica. Estabelecendo para ele, pilares educacionais fundamentados na interdisciplinaridade, criatividade e inovação. Utilizando a ludicidade e a arte na busca do desenvolvimento integral do indivíduo, da sua emancipação educacional e da valorização dos seus conhecimentos prévios, sua identidade e seus interesses. Podendo o aplicativo atuar, muito mais do que como um objeto de aprendizagem, mas também, como um processo metodológico de ensino.Tese Acesso aberto (Open Access) Correlação metabólica entre fungos endofíticos de amaryllidaceae e as plantas hospedeiras na busca por substâncias bioativas(Universidade Federal do Pará, 2016-06-30) SILVA, Suelen Mata da; SANTOS, Alberdan Silva; http://lattes.cnpq.br/5976702134131016Os fungos endofíticos são uma fonte promissora de metabólitos secundários com aplicações biotecnológicas. Esses micro-organismos habitam o interior dos tecidos vegetais sem causar nenhum dano ao hospedeiro e como fruto dessa interação podem produzir algumas das substâncias sintetizadas pelas plantas hospedeiras. Neste contexto o uso de fungos endofíticos como fonte de biomoléculas em substituição as de planta representa vantagens econômicas e ambientais. Espécies da família Amaryllidaceae produzem alcaloides e outros metabólitos com atividades biológicas. Entre estas espécies destacam-se Crinum americanum L. E Hymenocallis littoralis (Jacq.) Salisb. No entanto, não há dados sobre fungos endofíticos de espécies da família. Diante dos exposto o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial biotecnológico de fungos endofíticos de C. americanum e H. littoralis em comparação com as plantas hospedeiras e estudar a interação entre endofíticos e a planta hospedeira. Como resultados foram isolados 94 fungos endofíticos das duas espécies de Amaryllidaceae investigadas, dos quais 49 foram identificados e pertencem aos gêneros Colettotrichum, Acremonium, Trichoderma e Fusarium. Constatou-se que do total das linhagens analisadas 56 apresentaram lipídios em seus extratos, 21 cumarinas, 29 anronas e 2 apresentaram alcaloides. Foram selecionadas 12 linhagens de fungos endofíticos que apresentaram os melhores resultados na detecção de classes de metabólitos e os extratos foram analisados por Cromatografia em Camada Delgada e por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas em comparação com os extratos metanólicos das plantas hospedeiras. Constatou-se a correlação ente as classes de metabólitos detectados nos extratos dos fungos endofíticos e das plantas hospedeiras, indicando que estes micro-organismos são capazes de produzir algumas das mesmas substâncias que as plantas hospedeiras e a avaliação da atividade antimicrobiana destacou alguns extratos com atividade contra Candida parapsilosis. O extrato metanólico das folhas de H. littoralis e do fungo endofítico MIBA 0796 apresentaram os resultados mais relevantes com percentual de inibição acima de 60% contra a levedura. Com o estudo da interação entre fungos endofíticos de C. americanum e a planta hospedeira pode-se constatar que os micro-organismos ocorrem no interior das células vegetais e em condições favoráveis se desenvolveram e ocuparam também os espaços intercelulares. Esta localização dos endofíticos nos tecidos vegetais pode facilitar a troca de material genético entre o vegetal e os micro-organismos o que explicaria a correlação metabólica constatada nesta pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Metabolismo de ureídeos e asparagina durante a ontogenia do fruto de plantas de soja nodulados e não-nodulados(Universidade Estadual de Campinas, 1982) GOMES, Maria Auxiliadora Feio; SODEK, Ladaslav; http://lattes.cnpq.br/2012001011713124A síntese e acúmulo de proteínas na semente necessita de um grande suprimento de nitrogênio reduzido. Normalmente o transporte deste nitrogênio de outras partes da planta envolve alguns compostos específicos, dependendo da espécie e condições de crescimento. A fixação de N2 pela associação simbólica soja Rhizobium cultivada em meio sem fonte de nitrogênio mineral leva à incorporação de N atmosférico em ureídeos (alantoína e ácido alantóico), que formam os principais compostos nitrogenados encontrados nas vias de transporte de plantas de soja noduladas. Por outro lado em soja cultivada na ausência de Rhizobium e com NO 3 como fonte de nitrogênio, a asparagina é a forma de nitrogênio predominante nas vias de transporte destas plantas. O acúmulo de proteínas nos frutos destas plantas dependerá, portanto, do aproveitamento destas formas de nitrogênio para a síntese de aminoácidos. Os objetivos deste trabalho foram: Primeiramente, verificar a presença das enzimas provavelmente envolvidas na utilização destes compostos (isto é, alantoinase e asparaginase). Segundo, investigar o efeito dessa mudança no transporte de nitrogênio principalmente de ureídeos (plantas noduladas) para asparagina (não-noduladas)sobre a atividade dest as enzimas durante a ontogenia do fruto, especificamente nos tecidos da vagem, dos cotilédones e do tegumento. A asparaginase foi dosada pelo método radiométrico, após a separação do produto por cromatografia, enquanto que a alantoinase foi dosada medindo-se a formação do produto após a transformação em glioxilato Encontrou-se atividade de ambas as enzimas em todos os tecidos do fruto a não ser da vagem onde não detectou-se atividade da asparaginase. Tanto a enzima alantoinase como asparaginase mostraram baixa atividade no tegumenento, ocorrendo apenas um pequeno pico mais no fim do desenvolvimento da semente, tanto para plantas moduladas como não noduladas. Na vagem e cotilédones a atividade da alantoinase foi mais alta durante a fase de acúmulo de proteína. A atividade nos cotilédones, por exemplo, foi em acima da taxa de acúmulo de nitrogênio. Para a asparaginase a atividade também foi mais alta nesta fase de desenvolvimento dos cotilédones embora o nível de atividade fosse menor, sendo semelhante a taxa de acúmulo de nitrogênio neste tecido. Comparando as curvas de atividade obtidas para plantas noduladas e não-noduladas, houve pouca diferença, havendo apenas uma tendência da alantoinase permanecer alta (vagem e cotilédone) durante mais tempo na planta nodulada (apesar da maturação ter ocorrido mais cedo). Por outro lado, a asparaginase manteve a atividade alta durante mais tempo nas não-noduladas. Foi discutido o possível significado deste resultado em termos do fluxo de ureídeos e asparagina para os frutos. Quanto aos níveis de ureídeos e aminoácidos nos tecidos do fruto, os dados mostraram que os ureídeos, apesar de estarem associados com a atividade do nódulos, foram presentes em nível não tão baixos como esperados nas plantas não-noduladas. E, destes tecidos apenas os da vagem mostraram níveis de ureídeos bem mais altos (200 X) nas plantas noduladas comparado com as não-noduladas, que tanto nos cotilédones como no tegumento o nível de ureídeos foi baixo e semelhante para os dois casos. Fato interessante ocorreu com o níval de aminoácidos que foi geralmente o inverso dos ureídeos, encontrando-se níveis mais altos destes nos tecidos de plantas não-noduladas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Rotação por estação na educação básica: uma proposta para o ensino de botânica(Universidade Federal do Pará, 2021-08-13) CARVALHO, Mirta Cecília Pinheiro de; FRAIHA-MARTINS, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, que se baseia em minhas vivências de ensino com alunos do 7º ano da educação básica, em uma escola da rede pública municipal de Tailândia-PA, desenvolvida em sala de aula, com o objetivo de investigar de que forma uma proposta docente pautada no ensino híbrido, na modalidade rotação por estação, pode contribuir para o ensino de botânica na educação básica. Foram 4 os sujeitos analisados nesta pesquisa, os quais foram eleitos com base em informações significativas referentes a pergunta de pesquisa e aos objetivos traçados, conforme os seguintes critérios: i) manifestações sobre o potencial da proposta de ensino quanto ao uso de tecnologia para aprendizagem de conceitos botânicos; ii) manifestações sobre o potencial da proposta para o desenvolvimento do protagonismo discente e iii) manifestações que evidenciam aprendizagem discente sobre botânica. Como instrumentos investigativos, fiz uso de questionário para obter informações acerca do conhecimento dos alunos quanto ao tema em estudo, utilizei um diário onde foram registradas minhas reflexões e percepções ao longo do desenvolvimento da pesquisa, diários dos estudantes contendo os registros de aprendizagem sobre a temática, entrevistas semiestruturadas escritas e em áudio e registros fotográficos. Com intuito de produzir novas compreensões sobre o fenômeno investigado, lanço mão da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise do material empírico. Após um processo de imersão no material empírico sistematizei dois eixos temáticos de análise: i) Ensino híbrido na educação básica: tecnologias e protagonismo discente; ii) Rotação por estações: possibilitando aprendizagem sobre conceitos botânicos. No primeiro eixo analítico, discuto a potencialidade do uso de tecnologias digitais em aula, em especial a prática de ensino híbrido por meio da rotação por estação, de modo a contribuir para o desenvolvimento do protagonismo discente e docente com vistas à aprendizagem de botânica. No segundo eixo, busco evidenciar as aprendizagens discentes sobre os grupos botânicos- resultantes do processo rotacional e discutir mediante a reflexão sobre a própria prática a aprendizagem docente quanto à temática. As análises revelam que a inserção de tecnologias digitais em aula possibilitou o engajamento discente a partir de estímulos aos processos de colaboração, autonomia e autoria. Ademais, na prática, foi possível inferir sobre a necessidade de mudança na ação docente, especialmente em cenário tecnológico adverso que exige a assunção do protagonismo docente, o qual precisa assumir-se autor de sua própria prática, tornando-se mediador da aprendizagem discente. Acerca das aprendizagens sobre os grupos botânicos, as análises revelam apropriação dos conceitos científicos que permitiram aos estudantes identificarem as características gerais que definem tais grupos a partir de uma perspectiva evolucionista. Além disso, ao refletirem sobre sua própria prática o docente percebe que ao executar práticas diferenciadas de ensino deve manter-se atento para buscar aproximação entre o conhecimento científico escolar e a realidade dos discentes, criando condições para o uso social e crítico do conhecimento apreendido. Sendo assim, é possível considerar que a proposta docente investigada pode constituir-se em prática eficiente por propiciar processos de aprendizagem que criam condições para a autoria, além de permitirem discussões e reflexões a respeito dos papéis do professor e do aluno nesses processos, em especial, quanto ao uso de tecnologias digitais. Como fruto deste estudo para a sociedade, disponibilizamos um livro em formato digital, que apresenta a contribuição do paradigma emergente na educação, em especial o uso de tecnologia, os fundamentos da proposta de ensino híbrido e o percurso de construção das estações envolvendo o planejamento docente e os roteiros de atividades discentes, a fim de apresentar aos professores e alunos novas formas de ensinar e aprender botânica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Transfer cells in trichomatous nectary in Adenocalymma magnificum (Bignoniaceae)(Universidade Federal do Pará, 2016-01) GAMA, Thália do Socorro Serra; DIAS, Ana Cristina Andrade de Aguiar; DEMARCO, DiegoArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uso medicinal da pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.) em uma comunidade de várzea à margem do rio Amazonas, Santarém, Pará, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2011-12) ROMAN, André Luís Cote; MING, Lin Chau; ARAUJO, Izabel Carvalho de; SABLAYROLLES, Maria das Graças PiresNeste trabalho, efetuou-se um levantamento etnobotânico voltado à compreensão da importância medicinal da pimenta malagueta (Capsicum frutescens L.) no cotidiano dos moradores de Cabeça D'Onça, uma localidade de várzea, situada à margem do rio Amazonas. Pertencente ao município de Santarém, estado do Pará, a comunidade é constituída por aproximadamente 330 habitantes. Ao todo, foram entrevistadas 116 pessoas residentes em 70 domicílios. As informações concernentes aos diferentes propósitos medicinais de uso das pimentas, recolhidas mediante entrevistas semiestruturadas, foram compiladas pormenorizadamente. Na segunda etapa do trabalho, foram realizadas entrevistas estruturadas em 40 domicílios, com 80 pessoas (40 casais), para se determinar quais as indicações das pimentas eram mais conhecidas na área de estudo. Do contato com a água do Amazonas, reputam-se algumas doenças, citadas por mais de 50% dos entrevistados, curadas com a malagueta, tais como o 'pano-branco' e a 'impinge' (tratados com as folhas) e o reumatismo (tratado com os frutos). Por meio de comparações entre os dados obtidos nesta pesquisa e os registros encontrados na literatura, verifica-se forte influência indígena quanto aos modos de utilização medicinal das pimentas.
