Navegando por Assunto "Botânica-Ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Ensino de botânica na prática de professores de ciências do ensino fundamental II no município de Salvaterra, Pará: uma proposta de intervenção utilizando trekking como estratégia metodológica para formação docente(Universidade Federal do Pará, 2023-08-18) SOARES, Ana Deuza da Silva; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este estudo propôs-se a entender as dificuldades que os professores de Ciências vêm enfrentando no ensino da Botânica no ensino fundamental II, tendo como ponto de partida um estudo voltado para o município de Salvaterra (PA). O ensino da botânica desde a educação básica vem sendo marcado por cursos tradicionais, pois os mesmos ainda se mostram impactados por um ensino tecnicista e que de uma certa forma ainda tem seu bojo, desde a formação inicial, tendo sua culminância na escassez em formações continuadas aos professores de Ciências e em especial na área da Botânica. O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades que os professores de Ciências têm em ensinar os conteúdos correlacionados com a aprendizagem voltada para o objeto de aprendizagem dentro dos eixos temáticos que envolvem os conhecimentos sobre a Botânica. Discutir as dificuldades, porém sem esquecer a importância do uso de métodos alternativos para promover uma educação científica que pretenda promover um processo educativo em que os espaços não-formais são apontados como uma maneira desta ação de ensino aprendizagem possa continuar se desenvolvendo a partir da experiência e vivência em locais diferentes, como uso das trilhas ecológicas, possibilitando um novo caminhar dentro do ensino da Botânica. Foram utilizados questionários semiestruturados para obter dados dos indivíduos envolvidos nas questões de pesquisa, disponibilizados de forma online. Os resultados mostram que as dificuldades observadas quanto ao ensino podem estar relacionadas aos métodos que precisam ser melhorados em especial no que se refere às áreas de contextualização. Este estudo visa atender, pelo menos em parte a necessidade de investigar e partir das reflexões dispostas pela pesquisa e propor alternativas de elementos que possam servir de auxiliares na construção de metodologias que contribuam com a melhoria no trabalho realizado em sala de aula para o ensino da Botânica para as séries finais do ensino fundamental.
