Navegando por Assunto "Brazilian military regime"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de História por meio da educação patrimonial na Ilha de Mosqueiro(Universidade Federal do Pará, 2019-01-25) TAVARES, Daniel Rodrigues; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; PEÑAROCHA, Pere Petit; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321Este trabalho apresenta uma possibilidade de ensinar História por meio da Educação Patrimonial na Ilha de Mosqueiro – distrito administrativo de Belém, capital do Estado do Pará. Foi desenvolvido na escola Honorato Filgueiras, da rede pública estadual, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do turno da manhã – duas turmas de 2017 e duas de 2018. A narrativa se constrói discutindo Patrimônio Cultural, História e seu ensino, Educação Patrimonial, Memória, Identidade, Cidadania, numa relação entre o que os educandos entendem desses conceitos e o que autores/historiadores apresentam em sua produção acadêmica a respeito. Assim como relaciona a economia da borracha em Belém na virada do século XIX para XX com a história local de Mosqueiro. Os bens culturais mencionados na pesquisa sobre o que os alunos entendiam como Patrimônio Cultural em Mosqueiro surgiram na virada dos 1800 para os 1900, com uma determinada conexão com o comércio gomífero de Belém. A escrita dialoga com a história pública, quando da divulgação da estratégia de ensino por meio do WhatsApp e de uma página no Facebook, que foram utilizados para compartilhar a prática de ensino de história e o produto pedagógico: um texto didático – “Ensino de História e Educação Patrimonial em Mosqueiro”Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mais vídeos, menos textos”: ensino e aprendizagem em História e produções audiovisuais(Universidade Federal do Pará, 2019-01-30) SILVA, Anderson Rodrigo Tavares; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Esta dissertação tem como principal objetivo analisar questões em torno do uso e produção de fontes audiovisuais e realização de atividades de pesquisa sobre o conceito histórico regime militar brasileiro por meio de uma pesquisa participante efetuada junto a uma turma de alunos concluintes do ensino médio da Escola Estadual Acy de Barros. O problema principal consistiu em identificar quais elementos de sua cultura os alunos concluintes do ensino médio recorrem quando estão aprendendo História. A partir disso, utilizou-se o método das aulas-oficinas, de acordo com a perspectiva de Isabel Barca (2004), com o objetivo de estimular a aprendizagem da História por meio do uso e produção de fontes históricas utilizando os celulares (smartphones) como recurso didático. Como atividade de culminância deste processo de ensino-aprendizagem em história, os alunos construíram produtos audiovisuais de curta duração em diferentes formatos sobre temáticas relacionadas ao conceito histórico regime militar.
