Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Canto aprendido"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Estrutura e organização de sistemas complexos de comportamento vocal em cinco espécies do Gênero Turdus (Aves, Passeriformes, Turdinae)
    (Universidade Federal do Pará, 2012-03-07) NASCIMENTO, Luis Fernando Teixeira; SILVA, Maria Luisa da; http://lattes.cnpq.br/2101884291102108
    A comunicação é essencial para a manutenção da vida animal, nas aves a comunicação acústica prevalece, o canto é a emissão sonora que tem como função o reconhecimento específico, este pode ser previsível ou complexo com níveis de variações entre os indivíduos da espécie. O gênero Turdus apresenta membros com um canto melodioso e variado, como é o caso das cinco espécies sintópicas no Brasil (T. leucomelas, T. rufiventris, T. fumigatus, T. amaurochalinus e T. albicollis). O alto nível de variação causa confusão no reconhecimento destas espécies. A análise da estrutura e organização de sistemas de comunicação complexos pode nos dar respostas de sua funcionalidade. Reunimos gravações de 72 indivíduos das espécies supracitadas, identificamos e nomeamos cada uma das 4826 notas, unidades sonoras do canto, além de medirmos seus parâmetros físicos. Por meio de ferramentas matemáticas baseadas na teoria da informação verificamos a previsibilidade individual do canto e a usamos como critério de comparação entre os indivíduos e as espécies. Analisamos os dados, esquematizamos as sequências e sintetizamos os resultados em análise de conglomerados para definir a estrutura e organização do canto. As análises apontaram semelhança na complexidade do canto das espécies, comparativamente alguns padrões específicos foram observados, como T. amaurochalinus que apresentou os maiores valores do ritmo do canto e da frequência máxima das notas, T. albicollis destacou-se pelos menores valores dos mesmos parâmetros, já para T. leucomelas, T. rufiventris e T. fumigatus não foi observado características específicas, as três espécies apresentam grande variação nos parâmetros analisados. Mas o sucesso evolutivo dessas espécies deixa claro que seus cantos são bem sucedidos para exercerem as funções de comunicação e reconhecimento específico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA