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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com alunos de graduação(Universidade Federal do Pará, 2021-08-23) GUEDES, Suelen Miyuki Alves; ELIASQUEVICI, Marianne KogutA partir das discussões sobre ciência levantadas por Sala (1974), Auler (2007), Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), refletimos que se faz necessário uma maior aproximação e diálogo entre ciência e sociedade. Isso porque, historicamente, o conhecimento científico se constituiu de forma apartada tanto da sociedade quanto de outras formas de conhecimento, o que ocasionou algumas barreiras que perduram até hoje, como é o caso do fato de a ciência ser considerada hermética e distante do cotidiano. Sob a perspectiva de ciência defendida por Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), de que a construção do conhecimento precisa considerar a interação entre os indivíduos, suas culturas e todas as formas de saberes, nossa pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como promover um diálogo interdisciplinar entre ciência e sociedade com estudantes do Ensino Superior? Traçamos como objetivo geral fomentar discussões, de maneira dialógica, sobre a ciência e os processos que envolvem sua construção, a partir de um conjunto de cartas, respeitando as contribuições das diferentes formas de conhecimento. Nesse contexto, foi criado um conjunto de cartas denominado “Ciência em questão: diálogos com cartas”, destinado a professores de Ensino Superior, de qualquer área do conhecimento, para promover reflexões sobre a ciência com alunos de graduação em disciplinas obrigatórias de Metodologia Científica ou de Pesquisa, e em disciplinas optativas relacionadas à ciência. Para a elaboração do produto, realizamos pesquisa bibliográfica de referencial teórico sobre ciência para definição dos eixos temáticos a serem abordados, e analisamos materiais para escolha do melhor formato. Após essa estruturação, submetemos o conteúdo das cartas para validação por meio de um painel de especialistas, ajustando, eliminando e acrescentando conteúdo a partir das sugestões indicadas. Como etapa final, concebemos a identidade visual das cartas e dos materiais auxiliares, bem como realizamos o estudo para armazenamento das cartas na versão digital e construção de um site para divulgação e compartilhamento de experiências. Como resultados, a partir da validação do conteúdo por especialistas, consideramos que o produto está coerente e pertinente com a proposta e apto para ser aplicado em sala de aula com alunos de graduação. Por sua versatilidade para utilização em aulas presenciais, assíncronas e a distância, além do caráter aberto para que o professor crie seu próprio conteúdo, tem potencial inovador para ser apropriado em diferentes contextos do Ensino Superior.
