Navegando por Assunto "Cartoons"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Correndo o risco: Belém do Pará na charge de Biratan Porto no ocaso da ditadura (1978-1985)(Universidade Federal do Pará, 2024-08-26) OLIVEIRA, Walter Pinto de; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231Em quais condições a ditadura civil-militar entregou Belém do Pará ao período de redemocratização? Como a sociedade civil reagiu à violência e à exclusão das políticas ditatoriais? Estas duas indagações perpassam este estudo que tem por objetivo depreender a situação da então principal capital da Amazônia nos sete últimos anos do governo militar, período chamado de abertura, mas que, apesar de sugerir abrandamento político, carregou consigo sinais do autoritarismo que caracterizou os 21 anos de duração do regime. A partir das charges do cartunista Biratan Porto este estudo se propõe responder àquelas questões, conforme as ferramentas metodológicas da História Social da Arte. Passados quarenta anos dos acontecimentos, o humor crítico do artista oferece uma leitura alternativa ao noticiário da imprensa, então comprometida com a ditadura. Na tecitura analítica que faz daquele período, a charge de Biratan projeta uma perspectiva singular sobre resistência popular e sugere a substituição de um clientelismo autoritário por um outro, democrático, mas ainda assim, clientelismo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Para além do riso: charges, consciência histórica e Ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2018-03-20) SILVA, Neles Maia da; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633Este trabalho tem o objetivo de discutir sobre as leituras e produções de charges pelos alunos do Ensino Fundamental, tendo como foco os debates em torno da consciência histórica. A problemática se faz pertinente, haja vista que as imagens quase sempre são usadas como ilustração ou reforço e não como fontes históricas. Nesse sentido, buscamos compreender como os alunos leem e analisam as imagens, sobretudo, a charge e quais relações existem entre suas produções e a consciência histórica. Utilizamos a metodologia da aula-oficina de Isabel Barca e os debates teóricos de Jörn Rüsen, André Chervel, Juliá Dominique em diálogo com a historiografia nacional de Maria Auxiliadora Schmidt, Circe Bittencourt entre outros. As fontes de nossa pesquisa foram charges diversas, documentos da escola, charges dos alunos, ficha socioeconômica e textos produzidos por estes. A pesquisa foi desenvolvida na escola Guajarina Menezes em São João de Pirabas-PA, com uma turma de 9º ano, do Ensino Fundamental. O produto desta pesquisa foi um conjunto de charges produzidas pelos alunos e professor, sobre diferentes temas. Considerou-se ao fim da pesquisa que a consciência histórica não só está presente nos alunos, como apresenta-se de diferentes modos, tendo em vista suas leituras de mundo, suas escolhas temáticas ao produzir as charges e suas experiências. Os alunos não foram meros receptores do conhecimento, mas também construíram e foram sujeitos nesse processo.
