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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos fatores relacionados ao desempenho das escolas no IDEB: estudo de caso no Estado do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2022-02-11) GOMES, Vitor Hugo Macedo; SILVA, Marcelino Silva da
    A complexidade em identificar todos os fatores que estão relacionados ao desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é enorme. Neste estudo foram analisados três bases de dados com o objetivo de identificar diversos fatores em que há correlação com o baixo desempenho nas escolas estaduais no estado do Pará. Inicialmente observou-se por meio das análises que142 municípios do estado estavam com risco de descumprimento da meta no que se refere a diminuição da evasão escolar e, consequentemente, afetando o desempenho das escolas. Este estudo utilizou técnicas de mineração de dados educacionais para primeiramente selecionar variáveis com características estruturais no ambiente de ensino, comparando as escolas com maior e menor desempenho no IDEB identificando possíveis relações com a evasão escolar. Em seguida, foi utilizado o algoritmo Randon Florest (RF), para selecionar as variáveis mais importantes e que impactam de forma direta ou indireta no índice do IDEB. Após a fase de seleção, as variáveis foram submetidas ao algoritmo de Regressão Linear (RL). Os resultados revelam que no grupo de escolas abaixo da média no IDEB, 60,6% residem em famílias com rendimentos até um salário-mínimo, enquanto que 37,5% possuem rendimentos acima de um salário-mínimo. No grupo de escolas acima da média no IDEB, 42,4% residem em famílias com rendimentos até um salário-mínimo, enquanto que 51,6% residem em famílias com rendimentos acima de um salário-mínimo. Evidenciando que a renda das famílias está relacionada à melhores notas no IDEB e, consequentemente, melhores condições de infraestrutura. Os resultados também apontam que os rendimentos das famílias dos estudantes estão relacionados a renda média das famílias nos municípios analisados. Em seguida foram utilizadas variáveis relacionadas ao rendimento dos pais para identificar possível relação entre a escolaridade dos pais e desempenho dos alunos. Por fim, as análises se encerram com a análise do impacto do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nas variáveis que relacionadas à nota dos alunos, qualificação dos professores e experiencia vivenciada pelos professores no ambiente escolar. Os resultados revelam que há correlação entre o índice e o aprendizado dos estudantes em sala de aula. Por outro lado, melhores notas no IDEB, estão diretamente relacionadas a adequação do currículo à disciplina ministrada, além de boas condições de trabalho para os professores.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Mineração de dados educacionais: um estudo sobre os dados socioeconômicos na educação na base de dados do INEP
    (Universidade Federal do Pará, 2019-04-09) SANTOS, Aurea Milene Teixeira Barbosa dos; SILVA, Marcelino Silva da; http://lattes.cnpq.br/7080513172499497
    Este trabalho investiga os perfis dos alunos do terceiro ano do ensino médio brasileiro da rede escolar pública e privada, a fim de identificar quais fatores extraescolares e interescolares influenciam para que o estudante possa vim a ter um desempenho consideravelmente bom no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dessa forma, foram realizados dois estudos de caso, um com os registros socioeconômicos contendo dezenas de milhares de amostras oriundas de alunos que realizaram o exame, dividido por cada região brasileira, possibilitando uma análise dos fatores socioeconômicos (extraescolares) influentes em cada região. E o outro estudo analisou os atributos relacionados às condições de infraestrutura escolar ofertada pelas escolas públicas (estaduais) de ensino médio no estado do Pará, para esse estudo foi relacionada cada nota que o estudante conseguiu no exame do Enem com a base do censo escolar, ou seja, esta base detalha as condições das escolas secundárias correspondente a cada aluno que participou da prova do Enem ambos de 2016. Para alcançar o objetivo proposto, os dois estudos de casos foram submetidos ao processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, a mineração de dados educacionais (MDE). No processo da MDE foi empregada a técnica de análise de componentes principais (PCA) na etapa do pré-processamento, com o intuito de diminuir a quantidade de variáveis sem perder as informações fornecidas pelo conjunto total, utilizando essa técnica foi possível diminuir de 43 para 22 o número de variáveis analisadas no estudo de caso um, e de 39 para 9 no segundo estudo de caso, com o percentual de 0.8226 % e 0.9099 % respectivamente. Tal técnica foi utilizada para propiciar a execução de mais outra técnica aplicada na pesquisa, as Redes Bayesianas, fazendo uso do software Bayesware Discoverer, sendo utilizada na etapa de mineração de dados, a escolha por essa técnica se deu por ela possibilitar o raciocínio sobre incertezas, especialmente em diagnósticos de causas e efeitos tendo como pressuposto o relacionamento das variáveis e suas probabilidades de ocorrências. Outro aspecto inerente é a sua estrutura que diz respeito à compreensibilidade da representação e dos resultados, os quais geram subsídios voltados para que especialistas e usuários inseridos no domínio realizem análises mais aprofundadas sobre o assunto tratado pelos dados. Os resultados atingidos apontaram o sucesso dessa metodologia e as técnicas empregadas, a pesquisa nos possibilitou ter uma análise a nível nacional dos estudantes do terceiro ano do ensino médio brasileiro, onde nenhum estudo realiza essa análise a nível Brasil se tratando dos dados do Enem. Foram apontadas fortes influências de variáveis socioeconômicas destacando como fatores influentes diretos no desempenho dos estudantes a diferença se ele estudou em escolas pública, privada ou federal. Aliada a essa variável encontra-se a questão da renda familiar, se o estudante abandonou ou reprovou no ensino fundamental, se tem acesso a computador e internet na sua residência e o turno em que estudou no ensino médio, a partir dessas variáveis foi possível realizar inferências e analisar o comportamento probabilístico das notas obtidas pelo aluno com cada uma dessas variáveis. Se tratando da análise da influência da estrutura escolar no desempenho do estudante paraense da escola pública, destacou-se as variáveis biblioteca e laboratório de ciências. Ao analisar só o estado do Pará se verificou que mais de 80% dos alunos da rede pública tiveram um desempenho ruim tirando notas iguais ou menores que 450 no Enem, mesmo que em sua escola tenha as duas variáveis aponta como influentes.
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