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Navegando por Assunto "Chaves, Annunciada, 1915-2006 - biografia"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    “Verba volant, scripta manent”: desvendando Annunciada Chaves por meio de seus escritos (1915-2006)
    (Universidade Federal do Pará, 2024-10-01) COSTA, Elisangela Silva da; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420
    O patrimônio bibliográfico representa um vasto campo de estudo a ser desbravado na academia, sendo assim esta pesquisa possui o objetivo de investigar a trajetória biobibliográfica da intelectual paraense Maria Annunciada Ramos Chaves por meio dos vestígios que ela deixou em sua biblioteca particular. Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho biográfico, do tipo bibliográfica e documental. Averigou-se que o acervo analisado contém: documentos oficiais e pessoais, livros, revistas, fotografias, cartões-postais, programas de peças teatrais, recortes de jornais, legislação sobre ensino e anotações diversas - que permitem mapear e construir aspectos do ensino da História entre as décadas de 1930 a 1990. A investigação centrou-se no entendimento da ação dessa protagonista para a promoção do ensino da História analisadas na perspectiva da História da Cultura, em âmbito regional e nacional. Consideram-se, também, diálogos no âmbito dos estudos sobre o patrimônio bibliográfico, colecionismo e bibliofilia, pela análise das instâncias que custodiam e caracterizam um acervo pessoal como um bem cultural. Detectou-se que a professora Annunciada Chaves, apesar de não ser uma historiadora de formação, criou instituições, se profissionalizou e desenvolveu várias atividades que auxiliaram no engrandecimento do ensino da História no Pará. Identificou-se Annunciada Chaves como uma intelectual mediadora, foi jurista, professora, historiadora, gestora e ocupou cargos em instituições culturais e educacionais que lhe proporcionaram um lugar de projeção em uma rede de sociabilidade de intelectuais de relevância local, nacional e internacional, como enunciam as dedicatórias constantes em seus livros. O teor de sua biblioteca pessoal, objeto de estudo desta tese, se configurou como um legado histórico-educativo cujos livros e as dedicatórias neles contidos operam como agentes e testemunhas.
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