Navegando por Assunto "Codex Atlanticus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola(Universidade Federal do Pará, 2021-02-26) MARTINS, Jeová Pereira; MENDES, Iran Abreu; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; https://orcid.org/0000-0001-7910-1602O ensino de matemática na Educação Básica requer especial atenção de professores e pesquisadores do campo da Educação Matemática, pois tem como uma de suas funções a formação integral do estudante no que tange aos conhecimentos matemáticos a ela necessários. Este trabalho aponta possibilidades para essa formação na Educação Básica e objetiva estabelecer relações entre os objetos da geometria refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci e os objetos da geometria escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objeto central de investigação os desenhos e anotações de Leonardo da Vinci contidos no Códice Atlântico em busca de objetos da geometria para o estabelecimento de relações com a geometria escolar. As informações foram tratadas a partir de um estudo das 602 folhas do referido Códice, das quais 13 foram analisadas sob um enfoque da semiótica e leitura de imagens matemáticas abordados por Santaella (2005, 2012, 2018). Os resultados da análise apontam que os desenhos e anotações de Leonardo da Vinci contidos no Códice Atlântico possuem elementos relacionados à geometria escolar que podem ser mobilizados para o ensino a partir da problematização desses elementos, materializada em atividades de ensino e projetos de investigação que poderão se constituir em subsídios didáticos a serem incorporados pelo professor de matemática no ensino de geometria na Educação Básica.
