Navegando por Assunto "Cognitive neuroscience"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva(Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) SILVA, Fabio Colins da; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/ 0000-0002-2704-5853As pesquisas em Neurociência Cognitiva apontam evidências que podem colaborar para as práticas didático-pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática para alunos com discalculia (KAUFMANN; VON ASTER, 2012; LENT, 2018; HAASE, DORNELES, 2018). É nesse contexto que a presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito do Treino Computadorizado de Habilidades Matemáticas sobre o desenvolvimento da Cognição Numérica (senso numérico, processamento numérico e cálculo) em um estudante adulto com Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome causa transtorno específico da aprendizagem matemática e compromete habilidades relacionadas aos domínios da Cognição Numérica, segundo modelo do código triplo proposto por Dehaene (1995; 1999; 2001). Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O participante foi avaliado nos três domínios da Cognição Numérica em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste) por meio de um protocolo de rastreio da discalculia, o PROMAT. Para melhorar o desempenho nas habilidades matemáticas foi utilizado a intervenção digital Dybuster Calcularis, um treinamento sistematizado e consecutivo realizado por um período de 12 semanas. Os relatórios gerados pela intervenção apontaram benefícios expressivos em diversas habilidades, tais como a estimativa da magnitude simbólica e não simbólica; a estimativa súbita de numerosidade; a estimativa de adição de conjuntos de pontos sem contá-los; o desenvolvimento da contagem oral crescente e decrescente; a produção e a compreensão numérica; a linha numérica; o valor posicional e cálculo de adição e de subtração com até dois dígitos. No entanto, os resultados não foram expressivos em habilidades relacionadas ao conhecimento de procedimentos de cálculo de multiplicação e de divisão com até dois dígitos e a evocação de fatos aritméticos. Por fim, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância de organizar um Designer de Atendimento Educacional Individualizado a partir de evidências de estudos em Neurociências Cognitivas.
