Navegando por Assunto "Coletivo de estudos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Coletivo de estudos, formação e práticas: itinerários de uma formação em educação para o desenvolvimento sustentável(Universidade Federal do Pará, 2017-06-22) RAPOSO, Elinete Oliveira; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640Inúmeros eventos confirmam que estamos vivendo uma crise socioambiental, o que nos mobiliza a contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam frente às mudanças em curso. Nesse sentido, proporcionar aos professores uma formação continuada que busque privilegiar a “aprendizagem” de contextos que revelem processos de insustentabilidade, que subjaz ao atual modelo de desenvolvimento, materializado nos desafios socioambientais contemporâneos, colabora no trilhar dos caminhos para a formação de cidadãos mais preparados para a compreensão dos cenários vigentes no campo socioambiental. Assim, a pesquisa ora apresentada, alicerça-se nas possibilidades analíticas de uma experiência formativa (pesquisa com formação) no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, aqui compreendida como “Coletivo de estudos, formação e práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável”. Nesse processo de formação, foram abordados os desafios socioambientais contemporâneos, como uma forma de problematizar questões centrais à crise ambiental. Tais desafios foram representados pelos temas Cidades, Florestas, Mudança Climática, Lixo, Água e Energia. O objetivo foi apreender as contribuições de um processo de uma formação continuada de professores que se fundamenta numa proposta de aprendizagem vivencial e colaborativa na abordagem dos atuais desafios socioambientais, inclusive na intenção de ressignificação da prática docente, no sentido de considerar a abordagem das questões de (in)sustentabilidade. A reflexão é aqui reconhecida e estimulada como base estruturante do desenvolvimento profissional e de criação de novas relações entre o ensinar e o aprender. A investigação refere-se a uma abordagem qualitativa, orientada pela pesquisa-ação-participante. Na análise e na interpretação dos dados, utiliza-se a análise textual discursiva. Nesse processo de formação, destaco a disposição de escuta do outro, a autonomia, a objetivação dos conhecimentos específicos que no confronto com os conhecimentos do coletivo, assumiram perspectiva interdisciplinar na consideração dos objetos de estudo. Por sua vez, reconhece-se que o processo participativo se constituiu aspecto importante que pode reverberar na conformação de uma ambiência escolar favorável. Os professores exerceram papel de protagonista do processo de formação, esquivando-se do estatuto de objeto, construíram conhecimentos e “ensinaram uns aos outros” e “aprenderam uns com os outros”, colaborando para aprendizagens mútuas. Todo o processo de formação foi mediado por problematizações e por contribuições, no sentido de aprofundamento e de reflexões coletivas, trazendo ao coletivo, novas/outras interpretações/compreensões dos objetos de estudo. Configurou-se, um movimento colaborativo, cujo foco representou o compartilhamento de conhecimentos, experiências, práticas e ações.Tese Acesso aberto (Open Access) O uso de situações-problema no ensino de ciências: perspectivas diferenciadas sob orientação CTS(Universidade Federal do Pará, 2019-12-16) SANTANA, Elisangela Barreto; VALENTE, José Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/0655992254353831; https://orcid.org/ 0000-0001-9551-3498; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640A Tese aqui apresentada resultou de uma pesquisa-ação em colaboração com professores de ciências de uma Escola Assistencialista de um Comando militar de Belém, Rêgo Barros, estado do Pará, no âmbito de um Coletivo de Estudos. As características adotadas são próprias da pesquisa-qualitativa. A experiência que havíamos vivenciado anteriormente, na formação de professores, com o uso de situações-problema mediadoras da abordagem de ensino CTS nos permitiu vislumbrar a possibilidade de sua inserção na educação básica, em especial nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, nos propomos a investigar em que termos o uso de situações-problema contribui para o ensino de Ciências, no contexto da abordagem de ensino CTS, notadamente no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos, no cenário de um coletivo de estudo, envolvendo professores que ensinam Ciências? Centramos nosso objetivo em investigar as contribuições que o uso de situações-problema, mediada pela abordagem de ensino CTS, traz ao ensino de Ciências, nos anos finais do ensino fundamental, no que se referem às contribuições para a problematização, a alfabetização científica crítica e os aspectos didáticos e pedagógicos da abordagem CTS, ou seja, nos interessou investigar o uso de situações-problema enquanto estratégia didática e pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida na escola, com cerca de 1.200 estudantes do 6º ao 9º ano. Por meio de quatro projetos pedagógicos, usamos situaçõesproblema para iniciar e inserir discussões CTS, fomentando o desenvolvimento da autonomia, da alfabetização científica e do pensamento crítico, com vistas a tomada de decisão. As atividades do Coletivo de Estudos foram realizadas durante três semestres e posteriormente, acompanhamos as atividades dos professores com os estudantes. Durante o período da pesquisa, os professores divulgaram suas atividades em eventos e periódicos da área, o que resultou em quatro artigos e um capítulo de livro. Para a coleta de dados recorremos ao diário de formação, uso de questionários, entrevistas e a gravação em áudio e vídeo das reuniões do Coletivo de Estudos. Apropriamo-nos da Análise Textual Discursiva, como estratégia de análise dos dados. Por fim, da experiência que vivenciamos, juntamente com os professores foi possível consolidar nossa hipótese levantada à priori, mostrando-se favorável ao delineamento da tese de que “a ressignificação do processo de ensino e de aprendizagem é plausível em contexto colaborativo, em um ambiente democrático de construções, em que as experiências vivenciadas pelos professores são o ponto de partida, levando em conta suas demandas e critérios quanto ao que é aceitável, viável e didática e pedagogicamente condizente com sua realidade. Portanto, o trabalho com situações-problema se mostra profícuo à abordagem de ensino CTS, quando leva em conta as necessidades de conteúdo, as necessidades dos estudantes e as necessidades didáticas e pedagógicas dos professores”. Acreditamos com isso, que professores de Ciências, de distintos níveis educacionais, poderão ir ao encontro de propostas que permitam aos seus estudantes uma formação ampliada, pautada na alfabetização científica crítica, com vistas à formação cidadã. Temos embasamento empírico para acreditar na possibilidade de que uma proposta como esta possa subsidiar a prática de outros professores, inspirando e gerando transformações nos que se inquietam com sua prática docente.
