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Navegando por Assunto "Comportamento Multitarefa"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Respostas do pilates em dupla tarefa sobre parâmetros cognitivos e funcionais de mulheres pós-menopáusicas
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-17) SILVA, Daniel José Fontel da; TORRES, Natáli Valim Oliver Bento; http://lattes.cnpq.br/1927198788019996; https://orcid.org/0000-0003-0978-211X
    O envelhecimento causa alterações morfológicas e funcionais que podem levar diminuição de desempenho funcional e cognitivo ao longo do tempo e, de modo particular, em mulheres a partir da menopausa. O desempenho em situações de atenção dividida (dupla-tarefa) pode estar diminuído com o avançar da idade, favorecendo o risco de quedas e limitando a funcionalidade. O método Pilates é uma modalidade de exercícios físicos que combina treino de força e equilíbrio e promove melhora nas variáveis da aptidão física em adultos mais velhos. Considerando as evidências de que o treinamento em dupla-tarefa pode promover benefícios adicionais aos exercícios realizados isoladamente, incluindo a prevenção e/ou melhoria dos declínios cognitivos associados à idade, o presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da intervenção por exercícios de Pilates solo e estimulação cognitiva (PILATES-COG) de múltiplos domínios, em dupla-tarefa, sobre o desempenho cognitivo e físico-funcional de mulheres pós-menopáusicas saudáveis, em comparação à um grupo que recebeu orientação de Educação em Saúde. Este é um ensaio clínico não-randomizado, participaram do estudo 47 mulheres (PILATES-COG: 22; Educação em Saúde: 25), em amenorreia há no mínimo 12 meses, e desempenho no Mini-Exame do Estado Mental compatível com a normalidade, ajustado para à escolaridade. Foram realizadas 24 sessões de Pilates solo, 2x semana, com duração de 50 minutos, em grupos, envolvendo exercícios de solo e tarefas cognitivas simultâneas. O grupo Educação em Saúde recebeu materiais de educação em saúde e não realizou exercícios físicos ou estimulação cognitiva. Foram realizadas avaliação de memória (Lista de Palavras, Evocação Tardia e Reconhecimento da bateria CERAD - Consortium to Establish a Registry for Alzheimer's Disease), linguagem (Fluência Verbal Semântica e Fonológica), equilíbrio (mini-BESTest), resistência muscular de membros inferiores (Teste de Sentar e Levantar), mobilidade funcional (Timed Up and Go teste – TUG; TUG em dupla-tarefa – TUG DT), Velocidade da marcha (VM), VM em dupla-tarefa (VMDT) e Custo de Dupla- Tarefa (Custo DT). Para análise dos dados foi realizada a ANOVA Mista de 2 vias, Bonferroni como post-hoc para realizar comparações intra e inter-grupos. Tamanho de efeito são descritos através do eta parcial quadrado. Nossos resultados apontam efeitos principais do Tempo foram encontrados tanto para a Fluência Semântica (p = 0,002) e Fonológica (p = 0,002), Memória imediata (p< 0,001) e Memória de Evocação (p< 0,001), resistência muscular de membros inferiores (p< 0,001), equilíbrio (p< 0,001) VMDT (p = 0,023) e Custo DT (p=0,012). Efeitos principais de Grupo foram encontrados na análise da resistência muscular de membros inferiores, equilíbrio, TUG, TUG DT, VM e VMDT (p<0,001). Verificou-se interação entre tempo e grupo para linguagem (p=0,017), Equilíbrio (p=0,015) e Resistência muscular de membros inferiores (p=0,008). Na comparação intragrupo, as participantes do grupo Pilates apresentaram melhora após a intervenção na avaliação da Linguagem (p<0,001), Memória (p=0,001), Resistência muscular de membros inferiores (p<0,001), equilíbrio (p<0, 001) e Custo DT (p<0,05). A intervenção em dupla-tarefa, composta por exercícios de Pilates solo e estimulação cognitiva, melhorou a linguagem, memória, resistência muscular de membros inferiores e equilíbrio de mulheres pós-menopáusicas. Sugerimos que o protocolo de intervenção aqui proposto pode ser adotado como estratégia efetiva com vistas à redução do declínio cognitivo associado à idade e melhora do desempenho físico e funcional de mulheres pós-menopáusicas saudáveis.
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