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Navegando por Assunto "Comportamento verbal"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Análise de conteúdo verbal na solução de dificuldades de portadores de transtornos ansiosos
    (Universidade Federal do Pará, 2007-06-15) MOREIRA, Sandra Bernadete da Silva; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075
    O entendimento do comportamento verbal é crucial para a análise de comportamentos disfuncionais tratados em terapia de base analítico-comportamental. Pesquisas com comportamento verbal no contexto clínico, têm apontado a eficácia da utilização do comportamento verbal e gerado procedimentos de intervenção na solução de problemas. O reforçamento de auto-relatos, como função de um arranjo de contingências de reforçamento, tem mostrado que o relato verbal é um meio válido para alterar comportamento não verbal fora da situação terapêutica. O objetivo do presente estudo é demonstrar a utilidade de um procedimento de arranjo de contingências verbais pelo terapeuta por meio da sistematização de conteúdo verbal do cliente e sua reapresentação por escrito, para a solução de dificuldades de indivíduos que apresentam transtorno ansioso em situação de interação terapêutica. Sendo expostas ao seu próprio comportamento verbal, sistematizado na forma de categorias por conteúdo de verbalização, foi possível a duas participantes deste estudo caracterizarem suas dificuldades, identificando e descrevendo contingências ambientais relacionadas com seu comportamento indesejado e conseqüentemente a descreverem propostas de solução dessas dificuldades. Discutiu-se como a exposição ao conteúdo sistematizado do seu próprio relato verbal alterou o relato verbal e o comportamento-queixa.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Aplicações da formação de classes de equivalência na intervenção analítico-comportamental ao autismo
    (Universidade Federal do Pará, 2017-08-22) SILVA, Álvaro Júnior Melo e; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024
    O potencial de aplicação do conhecimento corrente sobre a formação de classes de equivalência tem muito a ser explorado. Poucos são os estudos relatados na literatura envolvendo, por exemplo, aplicações de equivalência de estímulos ao autismo. Nesta tese, além da aplicação da tecnologia de equivalência de estímulos, há a busca de aproximação de duas áreas de estudo, equivalência de estímulos e comportamento verbal que, de formas distintas, têm abordado o fenômeno comumente chamado de linguagem. Nos dois estudos aqui apresentados, investigou-se a contribuição da equivalência estímulos para a emergência de relações intraverbais em crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O Estudo 1 avaliou a emergência de relações intraverbais via instrução baseada em equivalência. Duas crianças com TEA participaram do estudo. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), verificou-se a emergência de relações intraverbais (AC e CA). A partir dos dados, verificou-se que uma participante, Lúcia, apresentou a emergência imediata das relações intraverbais AC e o outro participante, Lucas, apresentou baixa precisão de desempenho na primeira sessão e precisão máxima na segunda sessão. O padrão de desempenho de Lucas pode ser considerado compatível com emergência atrasada de relações intraverbais condizentes com formação de classes de equivalência. Ao mesmo tempo, estes dados permitiram questionar se o desempenho observado não se tratava de aquisição rápida das relações intraverbais em função de prompt fornecido durante o teste/treino. O Estudo 2 explorou essa questão, avaliando a aquisição de relações intraverbais consistentes e inconsistentes com formação de classes de equivalência. As duas crianças do Estudo 1 participaram do Estudo 2. Após o ensino de relações de ouvinte (A1B1, A2B2, A3B3 e A4B4) e de tacto (B1C1, B2C2, B3C3 e B4C4), os participantes foram expostos às relações intraverbais consistentes (A1C1, A2C2, C1A1 e C2A2) e inconsistentes (A3C4, A4C3, C4A3 e C3A4) com formação de classes de equivalência. Os dados mostraram que houve a aquisição apenas das relações consistentes com formação de classes para a participante Lúcia. Para Lucas não houve diferença significativa na aquisição de ambos os tipos de relação no treino AC e houve uma ligeira diferença na aquisição das relações CA, de forma que as relações intraverbais consistentes com formação de classes foram aprendidas em menos sessões ou tentativas. A partir dos dados de Lúcia, principalmente, pode-se concluir que uma história anterior envolvendo os estímulos de uma relação corrente a ser treinada facilita a aquisição desta, caso as contingências executadas anteriormente tenham favorecido a relação entre os estímulos como membros de um conjunto ou classe. Os dados relativos a Lucas também confirmam a suposição inicial de que é possível aprendizagem rápida nos testes com reforçamento e prompt corretivo. Os dados obtidos na presente tese não apenas comprovam a aplicabilidade da equivalência de estímulos, como também podem incentivar novas pesquisas a utilizar equivalência de estímulos como uma tecnologia comportamental.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras.
    (Universidade Federal do Pará, 2017-06-26) KEUFFER, Sara Ingrid Cruz; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    O VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program) é um instrumento de avaliação baseado em critérios que pode funcionar também como guia curricular e sistema de acompanhamento do desenvolvimento de repertórios para crianças com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. Os três Níveis de funcionalidade do VBMAPP foram estabelecidos a partir dos marcos típicos de desenvolvimento infantil derivados principalmente de estudos com crianças estadunidenses ou europeias. Considerando as diferenças socioeconômicas e culturais que existem entre os Estados Unidos/Europa e o Brasil, este estudo analisou a adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP para a avaliação de repertórios verbais, sociais e motores de uma amostra de 61 crianças brasileiras com desenvolvimento típico, residentes em Belém do Pará, de ambos os sexos e com idades entre um e cinco anos. Os resultados apontaram que os níveis de funcionalidade propostos no VB-MAPP se mostraram adequados para avaliar repertórios de uma amostra de crianças brasileiras com desenvolvimento típico, ampliando os dados sobre a validade externa do instrumento. Com base nesses resultados sugere-se a pertinência do uso do VB-MAPP no contexto brasileiro.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Comportamento privado: acessibilidade e relação com comportamento público
    (2001) SIMONASSI, Lurismario Ernesto; TOURINHO, Emmanuel Zagury; SILVA, André Vasconcelos da
    O presente estudo analisou empiricamente comportamentos inacessíveis à observação pública. Empregando experimentalmente um procedimento que tornou pública respostas encobertas numa situação de resolução de problemas, verificou-se: 1) a efetividade de contingências programadas para tornar públicas respostas verbais precorrentes privadas; 2) a relação entre respostas verbais encobertas e contingências programadas; e, 3) a conseqüente probabilidade do comportamento sob controle de estímulos produzidos pela resposta encoberta ser positivamente reforçado. Participaram 64 sujeitos humanos que foram distribuídos em duas condições: Complexa e Simples. Após cada tentativa obteve-se respostas de informação e respostas de redigir sobre a resolução do problema. Nos resultados, observou-se que a complexidade da tarefa não interferiu no caráter privado das respostas e que as contingências sociais produziram a "publicização" de respostas precorrentes na resolução de problemas. Este procedimento fornece evidências empíricas para algumas proposições estabelecidas pelos behavioristas radicais além de oferecer novas questões para discussão dos eventos privados.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos da exposição a mudanças nas contingências sobre o seguir regras
    (2006-04) ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; SILVA, Francynete Melo e
    Investigando os efeitos de histórias experimentais sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências, nove universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência. Cada condição era constituída de quatro sessões. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. As três condições diferiam quanto à forma de estabelecimento do comportamento alternativo ao especificado pela regra discrepante. Independentemente de como o comportamento foi estabelecido na Sessão 1, se por contingências (Condição 1) ou por regras (Condições 2 e 3), somente os participantes que responderam corretamente nas Sessões 2 e 3 (n = 7) deixaram de seguir a regra discrepante na Sessão 4. Discutem-se algumas das características que uma história experimental deve apresentar para interferir no seguimento de regras discrepantes.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos de consequências verbais culturais e de suporte sobre a seleção e manutenção de culturantes
    (Universidade Federal do Pará, 2017-07-14) BISPO, Gehazi Ramiris dos Santos; TOURINHO, Emmanuel Zagury; http://lattes.cnpq.br/5960137946576592
    Evidências empíricas recentes sugerem um papel facilitador das variáveis verbais sobre a seleção de culturantes. Entretanto, a maior parte dos dados ainda é inconclusiva ou não demonstra os efeitos isolados da manipulação direta de variáveis verbais, funcionando como consequências operantes e culturais, sobre a seleção de culturantes. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi comparar os efeitos diferenciais de consequências culturais e operantes verbais sobre a seleção e manutenção de culturantes, na presença e ausência de consequências culturais não verbais, em duas microculturas de laboratório, utilizando um delineamento experimental análogo ao de sujeito único ABCBCA. Os resultados demonstraram que as consequências verbais operantes são ineficientes na seleção cultural quando comparadas às consequências culturais. Quando culturais, a diferença do efeito entre consequências verbais e não verbais, é baixa. Quando as consequências culturais verbais e não verbais são combinadas, a seleção cultural é mais efetiva.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos de manipulações de propriedades formais de estímulos verbais sobre o comportamento
    (2010) BRAGA, Mariella Vasconcelos Nogueira; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; SANTOS, Joene Vieira dos
    Objetivando avaliar os efeitos de estímulos antecedentes verbais sobre o comportamento, 24 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação. O comportamento correto era reforçado em razão fixa 6. Na Condição 1, a ordem de apresentação dos estímulos nas Fases 2, 3, 4 e 5 era: instrução correspondente, instrução mínima, pergunta correspondente, pergunta mínima, respectivamente. As oito condições diferiam quanto à ordem de apresentação das instruções e perguntas. A instrução e a pergunta correspondente estabeleceram o comportamento correto em 95% e 33% dos casos, respectivamente. A instrução e a pergunta mínima não estabeleceram o comportamento correto. Os resultados têm implicações para as definições de regras.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos de uma história de variação comportamental sobre a sensibilidade do comportamento de crianças a mudanças nas contingências
    (Universidade Federal do Pará, 2002-04-03) SANTOS, José Guilherme Wady; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; http://lattes.cnpq.br/9018003546303132
    Considerando algumas controvérsias sobre o papel da história de variação comportamental na sensibilidade do seguimento de regras às contingências de reforço programadas, o presente estudo investigou se uma história de variação comportamental gerada por diferentes instruções gera ou não desempenho sensível às mudanças nas contingências, quando estas mudanças são sinalizadas. Quatorze crianças entre oito e nove anos de idade foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. Em cada tentativa, um estímulo modelo e dois de comparação eram apresentados e em seguida uma luz era acesa. Na presença desses estímulos, o participante deveria tocar um dos estímulos de comparação. As repostas corretas e incorretas foram reforçadas diferencialmente. O experimento era constituído de duas condições e cada condição, de três fases. A Fase 1 da Condição Única Instrução (UI) era iniciada com a apresentação de instruções correspondentes às contingências. Nesta fase eram reforçadas as respostas de escolher o estímulo de comparação igual ao modelo na presença da luz verde e o diferente do modelo na presença da luz vermelha. As contingências em vigor na Fase 1 eram revertidas na Fase 2 e restabelecidas na Fase 3. A Fase 1 da Condição Múltiplas Instruções (Ml) era constituida de três passos. Cada passo era iniciado com uma instrução corresponde reforçadas as respostas de escolher o estímulo igual na presença da luz verde e o diferente na presença da luz amarela no Passo 1, o igual na presença da amarela e o diferente na presença da vermelha no Passo 2, e o igual na presença da verde e o diferente na presença da vermelha no Passo 3. As contingências em vigor no Passo 3 eram revertidas na Fase 2 e restabelecidas na Fase 3. Nas duas condições, as transições de uma fase para outra eram sinalizadas pela apresentação de uma instrução especificando que o participante deveria descobrir qual a melhor maneira de ganhar fichas. As respostas verbais nunca eram reforçadas. Os resultados mostraram que os seis participantes continuaram seguindo instruções, independentemente das mudanças nas contigências. Os oito participantes da Condição MI seguiram instruções nos Passos 1, 2 e 3 da Fase 1. Nas Fases 2 e 3, quatro participantes continuaram seguindo instruções, e quatro mudaram seus desempenhos, passando a responder de acordo com as contigências de reforço. O comportamento verbal de todos os participantes correspondeu ao não verbal ao longo de todo o experimento. Os resultados sugerem que a variabilidade tanto nas instruções quanto ns contigências, antes da mudança nas contigências, juntamente com a sinalização dessa mudança, são variáveis que podem contriibuir para tornar o comportamento instruído sensível às mudanças nas contigências.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Indução de comportamento vocal em Crianças com autismo
    (Universidade Federal do Pará, 2016-01-06) PINHEIRO, RENATA DA CONCEICAO DA SILVA; TONNEAU, François Jacques; http://lattes.cnpq.br/2917023797307669
    Deficiências no comportamento verbal e simbólico são centrais no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, procedimentos como o pareamento estímulo-estímulo (SSP) são utilizados como uma forma de produzir comportamento vocal em indivíduos com repertório comprometido. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do SSP no estabelecimento e/ou fortalecimento de respostas vocais em 10 crianças com diagnóstico de TEA e repertório vocal limitado. O procedimento consistiu em 10 sessões, nas quais uma sílaba alvo era pareada com um estímulo preferido pela criança e outra sílaba servia de som controle. Os resultados apontam a eficácia do procedimento em induzir e fortalecer respostas vocais em crianças de diferentes repertórios, uma vez que a taxa de resposta alvo aumentou pelo pareamento do som com um estímulo preferido para a maioria das crianças, mesmo quando a taxa inicial de resposta era nula. A avaliação dos perfis temporais permitiu identificar que cada criança tem um perfil específico de resposta, seja após o som alvo o após o som controle. Espera-se que os dados sobre os diferentes perfis de resposta de cada criança possam contribuir para aprimorar os métodos de ensino de comportamento verbal para pessoas com dificuldades.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Intencionalidade e linguagem (II): algumas considerações sobre Tomaselo, Searle e Dennett
    (2015-12) MOREIRA, Sylvio Állan Rocha; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
    Propomos, neste trabalho, que o conceito de intencionalidade é uma ferramenta relevante para a interpretação de repertórios simbólicos humanos. Analisamos como os conceitos de intencionalidade e de linguagem verbal são articulados na Teoria da Aquisição da Linguagem Baseada no Uso de Tomasello, na Teoria dos Atos Ilocucionários de Searle e na Teoria dos Sistemas Intencionais de Dennett, buscando identificar seu papel na determinação da cognição humana. Essas teorias propõem uma interdependência entre esses conceitos, os quais difeririam entre si quanto ao modo como se dá essa articulação. Elas também destacam a importância dos repertórios simbólicos, especialmente a linguagem verbal, para a cognição humana. Como a intencionalidade é um aspecto da cognição humana, uma conexão entre linguagem verbal e intencionalidade para o funcionamento cognitivo humano é uma questão a ser investigada na psicologia científica.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Intencionalidade em Tomasello, Searle, Dennett e em abordagens comportamentais da cognição humana
    (2011-06) MOREIRA, Sylvio Állan Rocha; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
    A abordagem de Tomasello da evolução da cognição humana busca integrar processos biológicos, comportamentais e culturais em um mesmo sistema explicativo. No entanto, uma das principais críticas a essa abordagem é a necessidade de uma melhor elaboração do conceito de intencionalidade. O objetivo do presente trabalho foi: (1) analisar o tratamento de Tomasello do conceito de intencionalidade; e (2) estabelecer interlocuções desse tratamento com teorias da intencionalidade na filosofia da mente e com abordagens funcionalistas da cognição humana na psicologia comportamental. Sugerimos que o tratamento do conceito de intencionalidade na abordagem de Tomasello é compatível com essas teorias e abordagens. Além disso, a abordagem de Tomasello pode ampliar a investigação de processos simbólicos mais complexos do que aqueles tradicionalmente investigados pela psicologia comportamental.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A noção de significado em B. F. Skinner e em M. Sidman
    (Universidade Federal do Pará, 2001) NELSON, Tony; TOURINHO, Emmanuel Zagury; http://lattes.cnpq.br/5960137946576592
    Apresentam-se alguns aspectos do debate sobre a relação entre a interpretação de Skinner para o comportamento verbal e a pesquisa na área de equivalência de estímulos. Fornece-se uma descrição das noções de significado veiculadas por Skinner e Sidman em suas tentativas de produzir uma interpretação da linguagem de caráter analíticocomportamental. Os modelos explicativos de Skinner e Sidman são analisados em termos de seu alcance para a análise do comportamento verbal; em seguida, são comparadas as noções de significado como variáveis controladoras da resposta e como relações de equivalência entre estímulos; por último, o papel da substitutabilidade na linguagem, sua função e limites, é examinada. A análise de Skinner pretende ser mais abrangente do que a de Sidman, no sentido de tentar abarcar a totalidade do comportamento verbal. Skinner, ao contrário de Sidman, busca comparar sua proposta com as teorias da linguagem existentes. As análises de Skinner apontam para o significado como as variáveis explicativas do comportamento, enquanto que, as de Sidman, para o significado como estímulos equivalentes. A noção de significado proposta por Sidman fundamenta-se em relações entre estímulos (contingência de quatro termos, ou mais) e sua substitutabilidade (a equivalência entre estímulos). Na sua conceituação do comportamento verbal, Skinner considera uma distinção entre as funções de falantes e ouvintes como sendo importante, enquanto que em Sidman esta distinção não aparece. As análises de Sidman para o significado apresentam alguns aspectos que as diferem das teorias tradicionais criticadas por Skinner; entretanto, considera-se que a noção de significado proposta por Sidman continua problemática. Critica-se a substitutabilidade como uma boa base para se tratar o significado. Conclui-se que a equivalência pode ser um instrumento valioso na compreensão da linguagem, especialmente no que diz respeito à produção de comportamentos verbais não diretamente treinados, auxiliando a avançar as análises sobre o comportamento verbal.
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