Navegando por Assunto "Connected and autonomous vehicles"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entropy-based client selection strategy for federated learning over vehicular network environment(Universidade Federal do Pará, 2024-08-13) SOUSA, John Lucas Rodrigues Portilho de; ROSÁRIO, Denis Lima do; http://lattes.cnpq.br/8273198217435163; https://orcid.org/0000-0003-1119-2450; CERQUEIRA, Eduardo Coelho; http://lattes.cnpq.br/1028151705135221; https://orcid.org/0000-0003-2162-6523Aprendizado Federado (FL) surge como uma soluçao promissora para possibilitar o treinamento colaborativo de modelos para veículos autônomos, preservando a privacidade e abordando questões de sobrecarga de comunicaçao. A seleçao eficiente de clientes para participar do processo de treinamento permanece desafiadora, especialmente em cenários com heterogeneidade estatística da distribuição de dados e eventos de falha de clientes. A falha de clientes, um evento incontrolável durante o treinamento, reduz a precisão, a convergência e a velocidade. Esta dissertação de mestrado introduz mecanismos de seleção de clientes baseados em entropia para FL em ambientes de Redes Veiculares com falha de clientes e distribuições de dados não-IID. O método proposto é comparado a um mecanismo de seleção aleatória em cenários tanto IID quanto não-IID, bem como em cenários com quedas aleatórias de clientes. Os resultados demonstram que a seleção baseada em entropia supera outros métodos em relação à perda de treinamento, precisão e Area Sob a Curva ROC, especialmente em cenários com alta taxa de desistência de ´ clientes e dados não-IID. Esses achados destacam a importância de considerar dados de entropia para a seleção de clientes para abordar os desafios impostos pela falha de clientes e pela heterogeneidade estatística no FL sobre Redes Veiculares.
