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Navegando por Assunto "Continuing teacher education"

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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores para as relações raciais: produção do conhecimento em livros, artigos qualis, teses e dissertações brasileiras
    (Universidade Federal do Pará, 2021-02-25) CRUZ, Felipe Alex Santiago; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809X
    Este estudo tem como temática a formação continuada de professores, e como objeto de investigação a produção do conhecimento sobre relações raciais em teses e dissertações publicadas no Brasil, entre os anos de 2004 a 2018, relativa às discussões sobre a temática. É complementado pelo levantamento de livros e artigos referentes às mesmas discussões. A pesquisa caracteriza-se como de natureza predominantemente qualitativa, do tipo bibliográfica e exploratória da produção do conhecimento. O objetivo geral incide em analisar a produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores para as relações raciais em teses, dissertações, artigos qualis e livros. Em articulação a este, os objetivos específicos consistem em circunstanciar os aspectos teóricos e os principais aportes da temática da formação continuada de professores para as relações raciais, no que tange a literatura especializada e as publicações em livros e artigos qualis levantados no período; identificar a conformação dos trabalhos de teses e dissertações sobre formação continuada de professores para as relações raciais publicados no período citado, a origem regional e institucional desses trabalhos e as categorias advindas dos mesmos, considerando seus objetos em interface com a temática; abstrair a presença da temática nos programas de pós-graduação e as interlocuções realizadas pelos professores sobre a mesma, considerando a trajetória desses agentes no campo de seus projetos e produções científicas. O problema da pesquisa evidencia em que medida as produções acadêmicas sobre formação continuada de professores para as relações raciais, em teses e dissertações, definem o campo das pesquisas da área de Ciências Humanas no Brasil no período de 2004 a 2018. Em decorrência do problema apresentado, algumas questões de investigação emergem a partir da estruturação do estudo: em que aspectos e aportes teóricos se conforma a temática da formação continuada de professores e relações raciais na literatura especializada e nas publicações em livros e artigos qualis levantados? Como se configuram os trabalhos de teses e dissertações, em termos regionais, institucionais e as categorias advindas dos mesmos, considerando seus objetos em interface com a temática? De que modo se constitui a presença da temática nos programas de pós-graduação e as interlocuções assumidas pelos professores sobre a mesma, considerando as trajetórias no campo de suas produções científicas? Dada a problemática, a tese afirma que a conformação dos trabalhos de teses, dissertações, livros e artigos publicados no período de 2004 a 2018 constitui demandas emergentes da produção do conhecimento oriunda dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas, uma vez que os trabalhos orientados pelos professores dos programas, suas áreas de interesses e a produção do conhecimento dos mesmos, não consubstancia, especificamente, uma relação direta, estrutural e ampliada de pesquisas com a temática da formação continuada de professores para as relações raciais, no período, tendo se resumido, portanto, em experiências pontuais, reveladas por objetos de estudos distintos, e estruturadas por meio do habitus de pesquisa internalizados pelos professores orientadores. A leitura do objeto de estudo estrutura-se por meio do aporte teórico-metodológico a partir das formulações sobre campo, habitus e campo científico em Pierre Bourdieu (1983, 2003, 2004, 2007, 2011); representação, em Roger Chartier (1991, 2011), formação inicial e continuada de professores em Bernadete Gatti (2001, 2008, 2009) e Marli André et al (1999, 2002); formação de professores e relações raciais em Petronilha Silva (2003), Nilma Gomes (2005, 2012) e Wilma Coelho (2005, 2018). O aporte metodológico estrutura-se em Bardin (2016) por meio de algumas técnicas da Análise de Conteúdo, no que corresponde a organização e tratamento dos trabalhos levantados sobre a temática. Os resultados apontam para o avanço quantitativo de trabalhos defendidos e publicados sobre a temática no período, em relação a discussões trazidas anteriormente. Esses avanços conferem visibilidade às discussões de pesquisas relativas à formação continuada de professores e relações raciais nos PPG’s. Em que se considere o fato de os professores integrarem o campo da Educação para as relações raciais, conclui-se que a temática do estudo não constitui dimensão continuada e orgânica na trajetória de produção do conhecimento dos professores orientadores de teses e dissertações, a partir da leitura de seus currículos lattes.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Trajetórias docentes e formação continuada em relações etnicorracias na Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2021-04-30) FIGUEIREDO, Evillys Martins de; CONRADO, Mônica Prates; http://lattes.cnpq.br/6141735247260273
    O âmbito educacional brasileiro, nos anos 2000, foi marcado pelo avanço de políticas públicas para a população afro-brasileira. Dentre elas, está a lei 10.639/03 que tornou obrigatório o en-sino de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino básico; a partir dela, documentos oficiais do Conselho Nacional de Educação (CNE) ressaltaram a necessidade da formação con-tinuada de professores como um dos principais meios de se efetivar o que demanda a referida lei. Nessa perspectiva, o presente trabalho utilizou a metodologia de trajetórias sociais baseadas em biografias (BOURDIEU, 2006; COSTA, 2015; LEVI, 2006; SCHWARCZ, 2013) junto à técnica de entrevista não diretiva (MICHELAT, 1987) com o objetivo de compreender como docentes da educação básica, que cursaram uma especialização em relações etnicorraciais, fo-ram afetados por tal formação continuada e como a percebem enquanto parte de suas vivências objetivadas em trajetórias sociais na Amazônia paraense. A pesquisa contou com três interlo-cutores identificados pelos codinomes Ayòbámi Adébáyò, Onyebuchi Emecheta e Édouard Glissant, os quais são egressos da “Especialização UNIAFRO: Política de Promoção da Igual-dade Racial na Escola; III Curso de Especialização Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia; Implementação da Lei 10.639/03”, promovido pelo Grupo de Estudos Afroamazô-nico (GEAM/UFPA) sob financiamento do Ministério da Educação. Para compreender as tra-jetórias desses docentes, analiso seus relatos biográficos a partir dos conceitos de raça, racismo, gênero, morenidade e preconceito contra a origem geográfica e de lugar, pois os relatos de suas vivências, durante e depois da especialização, foram em torno do conflito no aprendizado sobre as particularidades das relações etnicorraciais, em especial na região amazônica, visto que é um lugar marcado por uma produção de conhecimento exógena e homogeneizadora que a fixou na imagem de “floresta” e “vazio demográfico”, invisibilizando suas populações, sobretudo negros e negras, diante do eixo nacional. Assim, foi possível entender que durante a formação conti-nuada, com as disciplinas e debates, os docentes interlocutores conseguiram acumular novos conhecimentos que pudessem levar para suas salas de aula; durante e após o curso, percebem que os sujeitos na escola ainda enxergam o racismo como comportamento individual isolado, ideia na qual buscaram intervir no sentido de se apropriar do conhecimento da especialização para repensar em conjunto as estruturas de opressão presentes no cotidiano e na escola. Esse aprendizado sobre relações etnicorraciais também afetou suas vidas pessoais, mudando ou man-tendo seus entendimentos sobre suas trajetórias sociais no âmbito do reconhecimento das opres-sões e resistências que vivenciaram. Também foi possível compreender que a transposição dos conhecimentos desses docentes interlocutores para a sala de aula foi um processo trabalhoso, mas no qual, segundo eles, conseguiram certo êxito em chamar a atenção dos seus estudantes durante as discussões e atividades em torno da temática relações etnicorraciais, algo que, mesmo em pequena escala, teve efeito na mentalidade dos alunos.
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