Navegando por Assunto "Cultura visual"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cultura visual e ensino de História: história, imagem e visualidade na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2024-12-02) COSTA, Jean Raphael Nogueira da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esta dissertação tem a finalidade de abordar a Cultura visual e sua relação com o ensino de história a partir de imagens produzidas sobre a Amazônia. Nesse sentido, são utilizadas obras do artista italiano Giuseppe Leone Righini, que viveu na cidade de Belém do Pará por vários anos e produziu diversas imagens sobre a Amazônia, que podem ser usadas para professores ministrarem conteúdos de história. Como produto educacional, são propostas atividades, seguindo sequências didáticas relacionadas as competências e habilidades da Base nacional comum curricular, com a finalidade de professores utilizarem nas aulas de história, no Ensino fundamental II, imagens construídas sobre Amazônia pelo artista Righini, ressaltando a importância das fontes históricas visuais no processo de ensino e aprendizagem em história.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Para além do riso: charges, consciência histórica e Ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2018-03-20) SILVA, Neles Maia da; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633Este trabalho tem o objetivo de discutir sobre as leituras e produções de charges pelos alunos do Ensino Fundamental, tendo como foco os debates em torno da consciência histórica. A problemática se faz pertinente, haja vista que as imagens quase sempre são usadas como ilustração ou reforço e não como fontes históricas. Nesse sentido, buscamos compreender como os alunos leem e analisam as imagens, sobretudo, a charge e quais relações existem entre suas produções e a consciência histórica. Utilizamos a metodologia da aula-oficina de Isabel Barca e os debates teóricos de Jörn Rüsen, André Chervel, Juliá Dominique em diálogo com a historiografia nacional de Maria Auxiliadora Schmidt, Circe Bittencourt entre outros. As fontes de nossa pesquisa foram charges diversas, documentos da escola, charges dos alunos, ficha socioeconômica e textos produzidos por estes. A pesquisa foi desenvolvida na escola Guajarina Menezes em São João de Pirabas-PA, com uma turma de 9º ano, do Ensino Fundamental. O produto desta pesquisa foi um conjunto de charges produzidas pelos alunos e professor, sobre diferentes temas. Considerou-se ao fim da pesquisa que a consciência histórica não só está presente nos alunos, como apresenta-se de diferentes modos, tendo em vista suas leituras de mundo, suas escolhas temáticas ao produzir as charges e suas experiências. Os alunos não foram meros receptores do conhecimento, mas também construíram e foram sujeitos nesse processo.
