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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A cidade entre memórias e fotografias: uma prática de ensino patrimonial nas aulas de História - Icoaraci – Pa
    (Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) PEIXOTO, Williomar de Souza; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Essa dissertação carrega como tema principal o diálogo entre a Educação Patrimonial e a História local no ensino de História no intuito de contribuir para a pesquisa científica acerca da didática da História. Ela busca caminhos que possam levar os discentes a um conhecimento histórico, de fato, significativo. Para isto, direcionou-se em demonstrar a importância do trato por parte do ensino de História com temas de história local e patrimônio, haja vista, a importante ligação que estes guardam com a perspectiva do desenvolvimento das identidades e do sentimento de pertença dos alunos. Por meio de um projeto de intervenção realizado com alunos do 9º ano do Colégio Interativo, no distrito de Icoaraci (Belém-PA), apresentamos uma sequência didática dentro destes campos de pesquisa acima citados. Nesse sentido, foram utilizadas principalmente fontes orais, oriundas da produção de memórias de parte dos moradores do distrito de Icoaraci, e consecutivamente o registro de imagens fotográficas dos espaços e práticas elencados nestes relatos de memória. Tal prática objetivou colocar o aluno como protagonista da pesquisa, propiciando-lhe apreender um passado de seu lugar que para ele antes estava silenciado, o ajudando a obter noções de um tempo repleto de rupturas e permanências no presente. A produção é um meio de ampliação do debate sobre o ensino patrimonial, e da pesquisa em ensino de História a partir dos usos dos diferentes espaços de memória como fonte de análise. O trabalho sugere ainda o debate existente sobre às definições e usos dos patrimônios culturais, suas finalidades e a quais projetos de sociedade eles atendem. O resultado material desse projeto configura-se num produto em formato de sequência didática, sistematizando a proposta de ensino patrimonial aqui realizada, tendo como alvo principal professores da rede básica de ensino, bem como o acervo de imagens produzidas pelos alunos, além do próprio banco de dados que organiza os apontamentos sobre lugares, costumes, práticas locais oriundas da memória dos mais velhos e dos alunos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento Participativo como representação das expressões paisagísticas da comunidade ribeirinha Porto da Ceasa, em Belém/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2025-07-31) RODRIGUES, Pedro Henrique Conceição; PANTOJA, Wallace Wagner Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9594115281094031; https://orcid.org/0000-0002-5605-2171; COSTA, Tiago Barreto de Andrade; http://lattes.cnpq.br/3642642945891520; https://orcid.org/0000-0002-2259-081X; RODRIGUES, Jovenildo Cardoso; MALCHER, Maria Albenize Farias; http://lattes.cnpq.br/9028575905648156; http://lattes.cnpq.br/8626231439894245; https://orcid.org/0000-0002-5650-1168; https://orcid.org/0000-0002-8158-0072
    Localizada na cidade de Belém do Pará, no bairro do Curió-Utinga, a comunidade ribeirinha Porto da Ceasa, apresenta ainda nos dias de hoje, resquícios de uma metrópole que já teve forte ligação com os recursos naturais, incluindo o próprio rio Guamá, onde a comunidade está inserida na margem direita. Todavia, a mesma enfrenta desafios ambientais e socioeconômicos, mas com uma historicidade marcante. Neste viés, esta dissertação tem por objetivo interpretar através do mapeamento participativo a percepção que comunidade possui acerca das questões socioambientais que envolvem a paisagem local. Para desenvolvimento dessa interpretação, foram utilizados dados qualitativos oriundos dos questionários e entrevistas orais. E posteriormente atividades como mapas mentais e mapa colaborativo, que pudessem expressar as vivências, entendimentos e possibilidades que estes sujeitos almejam alcançar. Somente a partir de levantamentos bibliográficos e achados importantes na área de estudo, pôde ser notado que esses indivíduos estão vivenciando um estado de confusão, devido ao choque cultural com interferências externas que muitas vezes revelam as desigualdades marcadas na paisagem local. Tal fato foi percebido nas falas e também no produto participativo realizado pelas mulheres ribeirinhas.
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