Navegando por Assunto "Decimal numbering systems"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sistema de numeração decimal na formação continuada de professores em serviço que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental: o caso da secretaria municipal de educação do município de Maracanã/Pa(Universidade Federal do Pará, 2020-02-20) CARRÉRA, Gerson Luíz de Carvalho; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740; https://orcid.org/0000-0002-9933-2894A presente pesquisa no âmbito da formação de professores tem como objetivo principal investigar as contribuições do estudo sobre Sistema de Numeração Decimal (SND), considerando sua História e Epistemologia, para professores em exercício que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental no município de Maracanã/PA. Os principais referenciais teóricos são Lerner e Sadovsky (1996), Kamii (1996), Nogueira (2011), Curi (2013) e Ferreira, Guerra e Viana (2019). Tal trabalho com perspectiva formativa é uma oficina, composta por quatro encontros, oferecida a 19 professores que atuam na rede pública municipal de ensino de Maracanã-PA, situado no nordeste da Amazônia paraense. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi construída uma Atividade de Estudo (AE) com quatro problemas sobre sistema numérico de base cinco e base dez para permitir uma relação entre teoria e prática em torno do objeto matemático Sistema de Numeração Decimal (SND). Os resultados sugerem a ampliação sobre os elementos que constituem o SND: contagem sem agrupamento e por agrupamento, noção de algarismos e bases numéricas (não posicionais e posicionais), entre outros. Também ficou evidenciado que a Oficina possibilitou ações colaborativas, com discussões e socializações das produções, promovendo a mudança das praticas docentes e o aprofundamento dos conhecimentos.
