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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Os cursos de licenciatura em matemática das universidades em Belém do Pará: da criação à consolidação
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-07) LIRA, Alailson Silva de; MENDES, Maria José de Freitas; http://lattes.cnpq.br/4608940740054670
    A presente pesquisa visa contribuir historicamente com o curso de licenciatura em matemática das universidades em Belém do Pará. O objetivo deste é descrever os processos que levaram à criação dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA), bem como as mudanças ocorridas em suas estruturas curriculares. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a pesquisa histórica como base teórica metodológica utilizando os critérios taxonômicos e o campo histórico de Aróstegui (2006) e Barros (2005). Além disso, foram analisadas fontes escritas, localizadas nos arquivos destas instituições de ensino, em teses, dissertações e jornais que tivessem relação com o tema abordado. Para chegar ao nosso objetivo, se fez necessário passar pela história do ensino de matemática e dos primeiros cursos de matemática no Brasil, pois as mudanças ocorridas nas primeiras licenciaturas e na sociedade Brasileira refletem nos cursos das instituições pesquisadas bem como em suas estruturas curriculares. Considerando a multiplicidade de interpretações possíveis e influência do pesquisador nas respostas buscadas, passando pelos documentos decididos considerar como questões propostas, procurou-se compor uma primeira história em que apresenta os três cursos em conjunto. Além disso, esta pesquisa se justifica dada a importância social, construção histórica e preservação do curso de Licenciatura em Matemática para a região metropolitana de Belém. Como resultado deste estudo, podemos considerar que as mudanças curriculares ocorridas nos cursos estudados em Belém, foram decorrentes de imposições governamentais por meio da legislação educacional e por posturas adotadas pelas instituições em relação à sociedade paraense. Mesmo assim, nenhum dos cursos se distanciou de suas origens, contribuindo cada um à sua maneira para o desenvolvimento do ensino de matemática e para a formação de professores do estado e da Região Amazônica
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes docentes na licenciatura em matemática acerca do ensino de derivada
    (Universidade Federal do Pará, 2016-03-28) PAULO, Stephany Glaucia de Oliveira; BRANDEMBERG, João Cláudio; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550
    Este trabalho desenvolve-se a partir da pesquisa qualitativa que tem como objetivo identificar os Saberes Docentes presentes na Licenciatura em Matemática e ensino de Derivada. O estudo envolve cinco professores que lecionam ou já lecionaram a disciplina de Cálculo I para a Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará e/ou Universidade Federal do Pará, que busca responder a seguinte pergunta: quais os saberes docentes presentes na licenciatura em Matemática e ensino de Derivada? Este estudo se divide em duas etapas, a primeira é a aplicação de um questionário contendo dezoito questões sobre a formação do professor e atuação no ensino de Derivada, a segunda é a entrevista na qual constam cinco questões referentes à trajetória profissional do professor desde sua Graduação e seis questões relativas à concepção do professor em relação ao ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática. Posteriormente construímos um novo roteiro de entrevista, que contém sete questões sobre o ensino de Derivada, duas acerca da dificuldade da aprendizagem de Derivada e quatro a propósito da formação profissional, da experiência e do currículo do curso. No estudo histórico sobre o desenvolvimento da Derivada, baseamos nos trabalhos de Haveroth (2013), Pires (2004), Bardi (2008), Carvalho (2007) e Baroni e Otero-Garcia (2014). No estudo bibliográfico sobre o ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática, fundamentamos em Dall’Anese (2000), Santos e Matos (2012) e Traldi Júnior (2007) e sobre o saberes docentes em, Tardif (2014) e Pimenta (1996). Com base na análise das entrevistas realizadas, fizemos algumas considerações: percebemos que esses saberes estão intimamente ligados uns ao outros, saberes estes que são o da formação profissional, o da experiência, o disciplinar e o curricular.
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