Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Dialectical Method"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-10) SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235
    Este trabalho sobre ensino de história busca compreender de que forma a Estrada de Ferro Bragança-Belém (1884 - 1964), elemento fundamental para a economia e para a sociedade do nordeste do Estado do Pará, durante todo o período que esteve em vigência, hoje é pouco estudada e pouco lembrada nas salas de aula do ensino básico (aqui trataremos do ensino médio). A falta de protagonismo nas aulas de história se constitui como um dos pontos a serem debatidos no presente artigo, assim como os motivos a que levaram a este esquecimento, ou mesmo ao desmemoriamento referente a este elemento típico do processo civilizatório em meio à Amazônia brasileira. Tal esquecimento é problematizado a partir do ensino de história em sala de aula, contando com o embasamento teórico de diversos historiadores que abordam a memória e seus processos. Apresentamos, também, propostas metodológicas que podem, até certo ponto, suprir as demandas levantadas pelo esquecimento desse importante fato histórico do nordeste paraense.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA