Navegando por Assunto "Digital inclusion"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA: avaliação com o software WAVE e teste com alunos cegos que usam o NVDA(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) SANTOS, Zilah Edelburga Chaves dos Santos; BERRÍO ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487; CHALHUB, Tania; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570; https://orcid.org/ 0000-0001-7160-3886A acessibilidade possibilita o uso com segurança e autonomia de estruturas urbanísticas, comunicacionais, informacionais e tecnológicas por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias assegura o direito e a autonomia no acesso à informação na web para todos, em especial às pessoas com deficiência, o que é previsto em diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: “A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA atende aos requisitos de acessibilidade para conteúdo web do W3C, permitindo que pessoas cegas que usam o NVDA possam acessar as informações contidas nela”? Para isso, delineou-se como objetivo geral: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Teve-se como objetivos específicos: a) Identificar itens que comprometem a acessibilidade da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, apontados pelo avaliador automático WAVE; b) Verificar a experiência de navegação do usuário cego que usa o NVDA com a homepage do website da BC/UFPA, acessando informações sobre os produtos e serviços disponíveis; c) Verificar a conformidade das diretrizes de acessibilidade para conteúdo web 2.1 de acordo com os resultados da avalição do WAVE e dos testes com os usuários cegos que usam o NVDA. Esta pesquisa teve como metodologia um estudo de caso de caráter descritivo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática com o software WAVE, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da homepage do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptível, operável, compreensível e robusto. O software WAVE identificou erros de acessibilidade que impedem o acesso à informação de produtos e serviços digitais por meio de imagens sem texto alternativo, imagens decorativas sem alt nulo, imagens usadas como links sem descrição adequada, links vazios, formulários e botões sem rótulos. Os testes com os alunos cegos ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade digital relacionados à usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no uso do NVDA, falta de previsibilidade e clareza, entre outros. Causando nos usuários desorientação, desistência, desestímulo, cansaço etc. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da homepage do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização e autonomia no acesso à informação de sites de bibliotecas universitárias aos alunos cegos, que automaticamente atenderão outras categorias de usuários. É necessário acessibilidade atitudinal, atendimento das WCAG para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais com a percepção do usuário com deficiência para que se atenda suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação, contribuição e acesso à informação na web.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Etnotecnologia, Amazônia e culturais digitais(Universidade Federal do Pará, 2013-04) MOURA, Ricardo DamascenoO texto aborda aspectos da etnotecnologia cultural como fonte de produção de recursos e inclusão social. Tal visão nos leva a fazer uma análise da tecnologia como um fenômeno eminentemente contemporâneo, buscando encerrar os elementos que a constituem e a definem. Em seguida realizamos uma pesquisa sobre a sua própria distribuição. Buscamos mapear suas definições e suas principais matrizes teóricas de análise, tanto no âmbito político, quanto no âmbito educacional. De posse desses elementos, procuramos identificar como a tecnologia interage com a cultura local e com a sustentabilidade na Região Amazônica. Por fim, buscamos identificar as políticas de inclusão digital assumidas mais diretamente pelo Brasil, em especial na Amazônia. A partir daí, estabelecemos uma abordagem comparativa que nos permitiu identificar as especificidades locais, reconhecer os pontos de acesso e as dificuldades das localidades distantes, bem como identificar as identidades lá existentes no presente esforço de construção de um novo pensamento sobre patrimônio bio-diverso e conhecimento tradicional.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de inclusão digital na Amazônia: o Programa NavegaPará e o horizonte da democracia representativa. Limites e esperanças(Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012-08) CASTRO, Fábio Fonseca de; BAÍA, Dayane Correa PantojaO objetivo deste artigo é refletir sobre a estratégia de Inclusão Digital na Amazônia tendo como referência o Programa NavegaPará, desenvolvido pelo governo desse estado em parceria com a Eletronorte, o Governo Federal, prefeituras municipais e organizações da sociedade civil. Procura-se compreender como o referido programa é concebido a partir da proposta de um mo-delo de desenvolvimento regional que crie alternativas para a con-dição de “desenvolvimento restringido” imposto à Amazônia pela mentalidade sudestina e, em o fazendo, também se procura com-preender a dimensão política presente na noção de Inclusão Digital.Tese Acesso aberto (Open Access) Uma metodologia para acompanhamento e monitoramento de intervenções de formação baseada em análise e mineração de redes sociais(Universidade Federal do Pará, 2016-03-03) SILVA, Aleksandra do Socorro da; COSTA, João Crisóstomo Weyl Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9622051867672434; FRANCÊS, Carlos Renato Lisboa; http://lattes.cnpq.br/7458287841862567Apesar dos avanços na qualidade e disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação (TICs), o nível de acesso e habilidade no uso desses recursos ainda é desigual. Isto é particularmente evidente nos países em desenvolvimento. Para reduzir o fosso entre estes níveis de utilização das TICs, organizações (públicas e privadas) investem na expansão da infraestrutura, proporcionando acesso e formação, por meio de intervenções em TICs. Nesta tese, é mostrado que existe uma lacuna nas abordagens atuais, para monitorar e avaliar as intervenções de formação em TICs em larga escala. Assim, é proposta uma metodologia com base nos links entre os participantes, baseada em análise e mineração de redes sociais. Os links representam que os participantes estão em um estágio de apropriação das tecnologias. Esta metodologia está estruturada em diferentes níveis com propósitos específicos: (i) analisar se existe intensificação de links, de acordo com o tempo decorrido na formação; (ii) analisar a influência do papel ou da localidade do participante nas comunidades/clusters; (iii) identificar os participantes com maior participação na formação ou detectar variáveis associadas à baixa participação. O cenário de estudo para a aplicação da metodologia é o curso de formação de indivíduos no programa Telecentros.BR — criado no Brasil para instalar telecentros e habilitar indivíduos para o uso das TICs. Encontramos que: (i) a análise das interações nos diferentes períodos de tempo reflete os objetivos de cada fase de treinamento, com destaque para o aumento da densidade na fase em que os participantes desenvolvem e disseminam os seus projetos; (ii) análises conforme os papéis dos participantes (isto é, tutores ou monitores) revelam que as interações foram influenciadas pelo centro de formação (ou região) ao qual o participante pertence (isto é, uma comunidade contém principalmente membros da mesma região e sempre com a presença de tutores, contrariando as expectativas, que visavam a intensa colaboração dos participantes, independentemente da região geográfica); (iii) participantes da região nordeste do país estão associados com o maior grau de centralidade na plataforma de rede social; e (iv) diversos participantes que tiveram baixo grau de centralidade relataram que a internet era instável, principalmente no norte do país.
