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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O podcast como recurso pedagógico para professores de ensino religioso
    (Universidade Federal do Pará, 2020-05-05) GONÇALVES, William Teixeira; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189
    O Ensino Religioso se constitui como uma área de conhecimento na Educação Básica e como uma disciplina integrante do currículo escolar, sendo de matricula facultativa ao aluno. O objeto de estudo dessa área é o conhecimento religioso sobre as diferentes crenças e práticas existentes na sociedade brasileira, almejando a formação integral do cidadão. Entretanto, a partir de conversas informais com profissionais da área, constatou-se que há poucos materiais didáticos e recursos pedagógicos que trabalhem o componente curricular sob esta perspectiva. Em vista disso, e somada à necessidade de se pensar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito do ensino-aprendizagem, a presente dissertação teve como objetivo geral produzir um podcast para demonstrar a professores de Ensino Religioso as possibilidades dessa mídia como uma alternativa de recurso pedagógico para explorar temas relacionados a diversidade religiosa do Brasil. O estudo partiu da seguinte questão norteadora: Como o podcast pode contribuir com a prática docente de professores de Ensino Religioso? Nesse sentido, houve a concepção e produção de um podcast com quatro episódios como demonstração da mídia como um recurso pedagógico, com base nas TDICs, a ser explorado na abordagem de temáticas relacionadas ao fenômeno religioso. Para atingir esse fim, foi realizada pesquisa de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, na qual foi efetuado levantamento bibliográfico sobre Ensino Religioso, Ciências da Religião, TDICs, mídias digitais e podcast para fundamentação teórica do produto proposto, além de pesquisa documental sobre a legislação vigente acerca do Ensino Religioso na Educação Básica. Os episódios do podcast abordaram o Budismo, o Espiritismo e a própria mídia podcast, todos submetidos a processo de validação mediante a constituição de um Painel de Especialistas, formado por professores que atuam na área das Ciências da Religião e do Ensino Religioso. A avaliação pelos especialistas objetivou verificar a qualidade do produto e a viabilidade de seu uso para a sala de aula. Os especialistas fizeram a audição dos episódios e preencheram um formulário disponibilizado via Google Forms, com perguntas fechadas e abertas. Os resultados do processo de validação do produto indicam que na área há uma boa receptividade em relação ao uso dessa mídia no Ensino Religioso, mas para que haja a efetiva viabilidade como um recurso pedagógico é necessário estar atento a questões técnicas, como a disponibilidade de equipamentos para gravação e edição e o acesso à Internet, por parte de professores e alunos, assim como orientações adequadas para lidar com esses instrumentos. Definir o formato e o estilo de linguagem a ser empregado na abordagem dos temas também é um item relevante apontado na avaliação, visto que como recurso pedagógico o objetivo é dialogar com os alunos, por isso o planejamento do podcast deve considerar o contexto para o qual ele é proposto. A presença das TDICs na educação é fato hoje e o podcast, uma das consequências dessas tecnologias, pode trazer a esse ensino uma contribuição para a abordagem do fenômeno religioso.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Questão racial no Instagram: uma análise dos conteúdos publicados pelos vereadores da 19ª Legislatura de Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-29) ARAÚJO, Marcus Vinícius Passos; CUNHA, Elaide Martins da; //lattes.cnpq.br/6730514752933340; http://lattes.cnpq.br/3778190981135428; https://orcid.org/0000-0001-7723-7055
    Esta pesquisa articula três relevantes eixos: comunicação, política e questão racial. A partir das publicações dos vereadores de Belém (PA) no Instagram, busca-se compreender as ações desses atores políticos voltadas às questões raciais. Todos os 35 vereadores da 19ª Legislatura (2021-2024) de Belém estão presentes no Instagram. Durante a vigência do primeiro ano de mandato, estes vereadores postaram 8.696 publicações no feed, especificamente no formato JPG (imagem). Neste cenário, essa mídia digital se mostra como uma ambiência que alia audiência, recursos e múltiplas possibilidades de difundir temas, dentre eles, o conteúdo racial. Para guiar essa discussão, formulou-se o seguinte questionamento: “Como são constituídas as ações dos vereadores da Câmara Municipal de Belém voltadas à população negra e de que forma a questão racial está representada nessas ações, divulgadas em seus perfis no Instagram?”. A busca por essa resposta passou pela contextualização do processo de apropriação das mídias digitais pelos agentes políticos. Pesquisas de Kahwage (2019), Gomes et al. (2013), Vieira (2017) e Nunes (2013) vão mostrar que no uso dessa ambiência comunicativa os vereadores não se desvinculam das suas responsabilidades constitucionais. Já os conceitos de raça e racismo são fundamentais para compreender e analisar as questões que giram em torno do debate racial no Brasil. Trabalhos de Almeida (2020), Deus (2008), Munanga (2004), Gomes (2012) e Hall (2015) contribuem tanto para teorizar o cenário racial, como para ajudar na identificação de temáticas raciais, a exemplo do racismo, da discriminação e da representatividade. Os procedimentos metodológicos, amparados nos estudos de análise de conteúdo de Bardin (1977) e Sampaio e Lycarião (2021), possibilitaram identificar 382 publicações com referências a questões raciais. A partir da criação de um livro de códigos, com 20 categorias analíticas, foi possível compreender melhor o teor destas publicações. Entre os resultados alcançados estão, por exemplo, quais são os vereadores envolvidos com a causa racial, as principais temáticas raciais abordadas e se os conteúdos raciais estão atrelados ou não, sobretudo, a datas comemorativas, conforme premissa formulada neste estudo. Outro resultado significativo diz respeito ao perfil de quem mais publicou sobre a questão racial: mulher negra de esquerda com ensino superior como nível básico de estudo. Além de resultados expressivos, este trabalho também é marcado pelo ineditismo temático ao relacionar comunicação política com questões raciais debatidas em mandatos legislativos municipais, dentro da esfera do Instagram.
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