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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Elas e o neoconservadorismo: análise da desinformação sobre aborto entre mulheres evangélicas
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-16) LEAL, Camila Fagundes; ESTEVES, Lorena Cruz; http://lattes.cnpq.br/6917631244983786; http://orcid.org/0000-0003-1332-1236; LAGE, Danila Gentil Rodriguez Cal; http://lattes.cnpq.br/4593992869253877; https://orcid.org/0000-0003-3243-8368
    Esta dissertação tem o objetivo de analisar como se posicionam mulheres evangélicas do bairro da Cabanagem, um dos bairros considerados periféricos de Belém (PA), sobre o aborto e como interagem com conteúdos de ampla visibilidade sobre a temática, num contexto de desinformação e de avanço do neoconservadorismo. A discussão teórica está centrada na temática do aborto (Barrancos, 2022; Biroli, 2016), do neoconservadorismo (Vaggione; Machado; Biroli, 2020), da desinformação, pós-verdade e conteúdos desinformativos (Gelfert, 2018; Nguyen, 2018; Wardle; Derakshan, 2017) e das crenças na formação de valores morais (Haro, 2006). Como procedimento metodológico, realizou-se entrevistas estruturadas e semi-estruturadas e dinâmicas sobre o aborto com sete mulheres evangélicas, residentes do bairro da Cabanagem em Belém (PA) e atuantes em igrejas, buscando compreender seus contextos sociais e informacionais e como se sentem e reagem a conteúdos desinformativos sobre aborto. Ao fim da análise, observou-se que a questão do aborto e da desinformação sobre o tema está intimamente ligada à processos políticos, sociais e culturais que advém da sociabilidade, educação e processos históricos, como a constituição política, educacional e institucional do país. Também foi utilizado o Iramuteq para ajudar no processo de análise. Percebeu-se que as crenças religiosas, que compõem os valores morais das participantes das pesquisas, aliadas às suas percepções de mundo, foram fundamentais no processo de acreditar ou não nos conteúdos desinformativos. Como proposta conclusiva da pesquisa, se propôs a identificação dos estereótipos que reverberam nas falas dessas mulheres conservadoras, para tornarem-se eixos de diálogos a serem trabalhados com elas por grupos progressistas, como combate a conteúdos desinformativos e ao imaginário que invisibiliza o debate sobre o aborto.
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