Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Elais guineensis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Consumo, digestibilidade dos nutrientes e comportamento ingestivo, em ovinos sob dieta com níveis de inclusão de farelo de dendê (Elaeis guineenses)
    (Universidade Federal do Pará, 2014) PINHO, Bianca Damasceno; SILVA, André Guimarães Maciel e; http://lattes.cnpq.br/8940750096354420; LOURENÇO JÚNIOR, José de Brito; http://lattes.cnpq.br/2919433679918544
    O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos dos níveis crescentes de farelo de dendê (Elais guineensis) - FD, nos níveis de 0, 15, 30, 45 e 60% na matéria seca total da dieta, em substituição à silagem de milho sobre o consumo voluntário, digestibilidade aparente dos nutrientes e comportamento ingestivo em ovinos. Foram utilizadas 20 fêmeas, com média de 35 kg, mantidas em gaiolas metabólicas individuais, que recebiam a dieta em duas refeições, as 8h e 17h, distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso, em cinco tratamentos e quatro repetições. O experimento foi realizado na Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará, durante 30 dias, dos quais 21 de adaptação à dieta e instalações, cinco dias de coleta de dados para determinação do consumo e digestibilidade aparente dos nutrientes, e quatro dias de avaliação do comportamento ingestivo animal. Foram observados efeito linear crescente (P>0,05) nos consumos de todos os nutrientes, com exceção do extrato etéreo (EE) e carboidrato não fibroso (CNF), que não apresentaram efeito (P>0,05), em função dos níveis de FD na dieta. Observou-se efeito quadrático (P<0,05) sobre a digestibilidade aparente dos nutrientes, com valores máximos nos níveis de 31% a 40,4% de inclusão de FD na dieta, exceto para o coeficiente de digestibilidade do EE (CDEE) e coeficiente de digestibilidade do CNF (CDCNF), que não apresentaram efeito (P>0,05). Os animais reduziram o tempo de alimentação e aumentaram o tempo despedido em ócio, com valor máximo de 14 horas/dia, com a inclusão de 37,62% de FD. O número de bolos ruminados por dia não foram influenciados pelos níveis de FD na dieta, enquanto o tempo de ruminação por bolo apresentou comportamento quadrático, com valor mínimo de 44,37/segundo, no nível de 35,19% de FD. O número de mastigações merícicas (NMM) apresentou comportamento quadrático, com valores mínimos estimados de 51,16 MM/bolo e 32.002,44 MM/dia, respectivamente, com 33,68% e 35,06% de inclusão do subproduto. Os consumos de matéria seca (MS) e fibra em detergente neutro (FDN) foram influenciados pelos níveis de FD na dieta, o que provocou alterações na eficiência de alimentação e ruminação (g MS e g FDN/hora) e ruminação em (g MS e g FDN/bolo). A inclusão de FD aumenta o consumo de MS da dieta, melhora o comportamento ingestivo e, quando utilizada até o nível de 40% na dieta, não compromete a digestibilidade dos nutrientes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA