Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Electronic comics"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    HQ Criativa: uma HQtrônica para estimular docentes a trabalharem a competência criatividade por meio da produção de histórias em quadrinhos em sala de aula
    (Universidade Federal do Pará, 2020-05-04) VASCONCELOS, Andreza Jackson de; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415
    Esta dissertação apresenta o processo e os resultados da concepção da “HQ Criativa”, uma HQtrônica (história em quadrinhos com elementos da hipermídia) composta por quatro episódios e dois subprodutos (Bullet journal inspirador - diário da personagem principal da narrativa - e Criatividades em quadrinhos - propostas de atividades elaboradas a partir do processo de produção de HQs). O protótipo do primeiro episódio está disponível em uma plataforma gratuita e de fácil acesso, junto com os roteiros, fichas dos personagens e subprodutos e, futuramente, serão disponibilizados todos os episódios da versão final da HQ Criativa. Este produto educacional foi desenvolvido tendo em vista a realidade do século XXI, em que a criatividade é considerada uma competência imprescindível na vida particular, acadêmica e profissional das pessoas, cabendo à Universidade, como uma instituição social, a responsabilidade de despertar e trabalhar a criatividade dos discentes. Com o intuito de incentivar docentes a inserirem a criatividade em suas práticas pedagógicas, traçamos como questão-foco para esta pesquisa: Como contribuir para que docentes do Ensino Superior possam fomentar nos discentes, em sala de aula, a competência criatividade por meio da produção de histórias em quadrinhos? Para respondermos esta questão, definimos como objetivo geral: Desenvolver uma HQtrônica para contribuir que docentes fomentem a competência criatividade no Ensino Superior, por meio da produção de histórias em quadrinhos em sala de aula. A fim de alcançarmos este objetivo, nos respaldamos teoricamente nos conceitos de criatividade como uma capacidade inerente ao ser humano de Csikszentmihalyi (2006), Sternberg e Lubart (2002) e Runco (2007), criatividade no Ensino Superior de Alencar (2011) e Fadel e Wechsler (2011), professor criativo de Morais e Azevedo (2011), competência criatividade da BNCC (2018) e Zabala e Arnau (2014), a linguagem história em quadrinhos (Vergueiro, 2018), características das HQs tradicionais de Eisner (2010) e Chinen (2015) e, HQtrônicas de Franco (2008). Para o desenvolvimento desta pesquisa de abordagem qualitativa, realizamos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) pesquisa bibliográfica e documental; (ii) revisão da literatura seletiva; (iii) desenvolvimento da HQtrônica; iv) validação do roteiro e personagens do produto por meio de painel de especialistas; v) materialização do protótipo do primeiro episódio e; vi) validação deste junto aos especialistas que participaram da primeira etapa de validação. Os resultados obtidos nesta pesquisa, embora o produto não tenha sido testado em uma situação real de ensino e aprendizagem, foram corroborados pela análise do painel de especialistas, que ressaltaram a pertinência da HQ Criativa em contribuir para a promoção de reflexões acerca do desenvolvimento da criatividade no Ensino Superior e da relevância de se ter uma formação universitária adequada para o contexto em que vivemos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA