Navegando por Assunto "Empathy"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-19) SILVA, Renato Miranda da; DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo; http://lattes.cnpq.br/7994103518602397A escolha do tema desta pesquisa é fruto de minha experiência como docente na educação básica e do incômodo de tratar os conteúdos sempre de forma automática, preso a metodologias tradicionais e que, muitas vezes, acarretam o desinteresse do aluno pela disciplina História. Este trabalho tem, por objetivo, debater a aplicação da metodologia de Exercícios Empáticos Descritivos e seus resultados dentro da zona rural de Tailândia, na Vila Palmares, com as turmas de 8º ano do ensino fundamental II, destacando de que forma esta atividade pode ajudar na reformulação dos conceitos trazidos pelos alunos e como estes discentes podem compreender a História através do seu cotidiano. Foram utilizadas, como ferramentas de análise, cartas escritas pelos alunos. Utilizou-se os conceitos de narrativa histórica e empatia história com a orientação dada pelo professor. Temos, como base teórica para a escrita deste trabalho, os autores Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) e Peter Lee (2003) para o debate de conceitos de narrativa histórica e empatia histórica.
