Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Empreendedorismo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do empreendedorismo LGBTQIAPN+: um mapeamento do cenário atual
    (Universidade Federal do Pará, 2023-08-03) GADELHA, Gabriel Rodrigues de Oliveira; MACIEL, Marinalva Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7097094334421162
    Empreendedorismo, Identidades de Gênero e Orientação Sexual ainda são analisados, em sua maioria, sob a perspectiva do indivíduo ou da organização, à medida em que as pesquisas se debruçam acerca do preconceito e da discriminação ou sobre como as organizações estão se estruturando para resolver esta problemática. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar o cenário atual do Empreendedorismo LGBTQIAPN+, mapeando o panorama científico atual e identificando principais barreiras e desafios, perfil das pessoas empreendedoras, práticas de gestão e motivação empreendedora. Para atingir o alvo de pesquisa, foram realizados dois estudos independentes, mas complementares em si. O primeiro estudo está orientado em delimitar o cenário da literatura científica na pesquisa sobre Empreendedorismo LGBTQIAPN+, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) baseada em Kraus et al. (2020), Page et al. (2021) e Tranfield et al. (2003). Após a condução do método, foi possível delimitar o campo científico em torno do tema, identificando três momentos da pesquisa sobre os temas: existência de empreendedores LGBTQIAPN+ e comparativos com empreendedores heterossexuais; modo de empreender da comunidade LGBTQIAPN+; teorias da administração orientadas à motivação empreendedora. Sobre os temas de pesquisas, o que se destaca são as dificuldades enfrentadas pelas pessoas empreendedoras LGBTQIAPN+, motivação para empreender, como empreendem e como reagem ao mercado heteronormativo. A segunda parte do estudo utilizou um questionário com três seções distintas para a identificação do cenário do Empreendedorismo LGBTQIAPN+. A base amostral da pesquisa abrangeu diversas identidades de gênero e orientações sexuais, não se limitando a empreendedores gays e lésbicas como em outros estudos. Foi possível afirmar que há uma dissonância entre o potencial empreendedor com a ausência de práticas de gestão, apoio, suporte e investimento, o que dificulta o desenvolvimento e a expansão dos negócios liderados por pessoas LGBTQIAPN+. Por fim, é possível afirmar que o Empreendedorismo LGBTQIAPN+ precisa de mais espaço para crescer, menos preconceito para permitir o esforço empreendedor em sua plenitude, mais visibilidade para que seus problemas sejam reconhecidos e solucionados, assim como mais apoio e suporte para que seus potenciais sejam aproveitados ao máximo. A pesquisa se limita no tamanho da base amostral. Como sugestão de pesquisa futura, propõem-se estudos voltados a soluções para as barreiras identificadas, estudos de casos para melhor investigação das práticas de gestão e proposição de projetos de incentivo e fomento ao empreendedorismo LGBTQIAPN+.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    InovaEnf: protótipo de tecnologia educativa para o desenvolvimento de negócios de enfermeiros
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-09) CORREA, Thais de Fátima Aleixo; BOLINA, Alisson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6993371391051944; https://orcid.org/0000-0002-1364-0176; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826
    Introdução: O empreendedorismo pode proporcionar aos enfermeiros um leque de possibilidades de inserção profissional voltado para inovação, criação de oportunidades e fomento de novas ações, sendo então necessário que essa prática seja estimulada. O objetivo deste trabalho é desenvolver protótipo de tecnologia educativa (TE) para desenvolvimento de negócios de enfermeiros. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica dividida em duas etapas. A primeira etapa foi a construção de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), que teve a finalidade de identificar por meio do levantamento de evidências científicas as iniciativas do desenvolvimento da educação empreendedora; a segunda etapa metodológica corresponde à construção da TE. A amostragem foi constituída por enfermeiros de diversas regiões do Brasil identificados no macroprojeto: “Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação”. Após a verificação dos critérios de inclusão e exclusão, contatou-se os participantes e obteve-se um quantitativo de 11 enfermeiras empreendedoras. A coleta de dados ocorreu com dois grupos de enfermeiras empreendedoras em outubro de 2022 na plataforma Google Meet, através de Grupos de Verbalização e Observação, onde foi realizado: a observação da realidade; pontos-chave; teorização e hipóteses da realidade proposta pela metodologia de problematização do Arco de Maguerez. A análise de dados baseou-se na análise temática indutiva de Braun e Clarke. Resultados: A RIL está apresentada em forma de artigo submetido na Revista Brasileira de Educação Médica. Na segunda etapa metodológica, emergiram quatro temáticas: características do empreendedor; abertura do negócio; conteúdos de interesse; e recursos utilizados para empreender. Com base nos achados na literatura e na observação da realidade, criou-se um Protótipo de um Programa de Novos Negócios em Enfermagem: InovaEnf. O protótipo foi desenvolvido baseado nas quatro temáticas advindas dos encontros, sendo dividido em seis etapas: Entrada e Contrato; Formação e Modelagem; Planejamento; Execução; Feedback – Apresentação de Soluções e Conselhos; Acompanhamento. Considerações finais: Nota-se a importância de incentivar o empreendedorismo na profissão, proporcionando o fortalecimento da autonomia profissional e a conquista de novos espaços, utilizando-se da inovação para gerar produtos, serviços e/ou tecnologia com potencial de promover mudanças positivas no contexto em que o enfermeiro estiver inserido.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Marketing nos negócios de enfermeiros empreendedores no Brasil: uma análise na rede social Instagram
    (Universidade Federal do Pará, 2023-08-31) FONTES, Victoria Malcher Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826
    INTRODUÇÃO: Para enfermeiros empreendedores, é essencial compreender o dinâmico ambiente empresarial, que inclui estratégias de marketing. Razão de prosperidade ou declínio dos empreendimentos, deter de habilidades de marketing está entre as bases fundamentais para empreender. Na crise pela Covid-19, realçou-se a importância da versão mais recente do marketing, a digital. Uma ferramenta indispensável nesse contexto é a rede social Instagram. OBJETIVO: Analisar como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing nos seus negócios por meio da rede social Instagram. MÉTODO: Estudo quantitativo de base documental, realizado de forma virtual, para análise dos perfis de 25 enfermeiros empreendedores na rede social Instagram. A coleta de dados ocorreu entre 08/02 a 15/02 de 2023. Foi utilizado o Google Forms, com um questionário contendo 48 tópicos divididos em 3 seções. A análise de dados contou com o software Microsoft Excel. Foi realizada estatística descritiva, que envolveu cálculo da média, valor máximo e mínimo dos dados. Também foram calculadas as frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Majoritariamente, os perfis analisados são categorizados como contas profissionais (92%, n=23) em "medicina e saúde" (24%, n=6). A maior frequência de entrada no Instagram ocorreu em 2019 e 2020 (32%, n=8). Utilizam as ferramentas do Instagram: stories (56%, n=14), biografia (96%, n=24), destaques (96%, n=24). Na dimensão visual, utilizam fotos pessoais no perfil (68%, n=17); apresentam uma marca ou logotipo (100%, n=25); a identidade visual é identificada na maioria dos perfis (60%, n=15). Não adotam posicionamento sustentável (96%, n=24). Com relação a produtos, os negócios oferecem uma variedade de produtos/serviços dentro de seus nichos. No que diz respeito aos preços, os participantes podem enfrentar desafios na comunicação eficaz de seus preços. No aspecto praça, observam-se aspectos positivos, como o fornecimento de serviços fora de suas cidades e a opção de frete/delivery. No que diz respeito à promoção, os negócios realizam propaganda, apresentam força de vendas, estabelecem interação com seguidores e fazem parcerias. CONCLUSÃO: Em geral, os perfis apresentam diversas estratégicas de marketing, e se alinham ao conceito clássico de atender às necessidades gerando lucro. Conclui se que estratégias básicas de marketing, mas eficazes, já sejam aplicadas, uma novidade seria a condução dessas estratégias como uma série de eventos interrelacionados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    A mulher empreendedora na Amazônia: um estudo de caso acerca da educação familiar empreendedora e a influência na renda doméstica
    (Universidade da Amazônia, 2019-11) DAMASCENO, Andrelie Tavares Braga; SCHIMITH, Cristiano Descovi; GOMES, Tamires Eduarda da Rocha; LEITE, Icaro Alexandre Barbosa
    O aumento no número de empreendedores nas últimas décadas e a crescente participação feminina nesta atividade de trabalho levanta questionamentos acerca das mudanças que essa nova dinâmica proporciona. Em um país em que predominantemente as mulheres são responsáveis pela educação dos filhos, se questiona como os valores empreendedores estão sendo passados e se isso tem facilitado a entrada no mercado de trabalho, uma vez que, a literatura aponta que boa parte dos empreendedores de sucesso tiveram como modelo pais empreendedores. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi identificar como as mulheres da região amazônica, participantes da associação Grupo de Mulheres do Tapanã, transmitem, em seus ambientes familiares, o conhecimento empreendedor. Para isso, foram realizadas entrevistas com seis participantes da associação Grupo de Mulheres do Tapanã, analisando de forma quantitativa e qualitativa os dados obtidos. Como resultado obteve-se que a dinâmica familiar é afetada pela entrada no mercado de trabalho e que valores empreendedores como habilidade no trato com dinheiro e responsabilidade são transmitidos por essas mulheres, explicando talvez o motivo de todas terem pelo menos um filho seguindo atividade empreendedora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de enfermeiros empreendedores sobre competências necessárias para empreender na enfermagem
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-01) AMARAL, Thayza Mirela Oliveira; SANTOS, José Luís Guedes dos; http://lattes.cnpq.br/3536073293931659; https://orcid.org/0000-0003-3186-8286; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826
    Introdução: Competência está ligada ao saber e fazer com qualidade. Desenvolver competências demanda interagir no âmbito em que se realiza o trabalho, para resultar em um pleno exercício da profissão. Este estudo possui o objetivo de analisar as percepções de enfermeiros empreendedores de negócios sobre as competências necessárias para empreender na enfermagem. Método: Trata-­se de um estudo com abordagem qualitativa, derivado de um macroprojeto intitulado “Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação”. Os participantes foram enfermeiros empreendedores de negócios, com tempo de atuação igual ou superior a 42 meses. Os critérios de seleção foram: (1) ser enfermeiro; (2) ter respondido a Fase 1 do macroprojeto; (3) ter atividade empreendedora atual ou anterior de pelo menos 42 meses. Para exclusão, foram: (1) enfermeiros em atuação empreendedora não relacionada ao trabalho de enfermagem e (2) afastados da atividade empreendedora por qualquer motivo. A coleta de dados foi realizada no período de julho a outubro de 2021, através de uma videochamada ou envio das respostas pelo Whatsapp. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, além do uso do software IRaMuTeq. Resultados: Verificou-­se no corpus textual, que o software reconheceu 200 textos, obteve 467 segmentos de texto, reclassificou­-os em 14.619 ocorrências e 2.410 formas, além de 1.281 hápax. O Dendograma da Classificação Hierárquica Descendente gerado conteve quatro classes envolvendo os seguintes pontos: conceitos envolvendo empreendedorismo e competência, competências empreendedoras, desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes de enfermagem, além de desafios enfrentado por enfermeiros que empreendem. Conclusão: Através deste estudo, foi possível conhecer a perspectiva de enfermeiros empreendedores a respeito de competências utilizadas em sua prática. Conhecer este processo não apenas fortalece a prática empreendedora na enfermagem, como também é um meio para expandir o empreendedorismo tantos nos espaços de formação quanto nos meios laborais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários: análise da Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba
    (2013-10) SILVA, Anderson Roberto Pires e; BARBOSA, Maria José de Souza; ALBUQUERQUE, Francivaldo dos Santos
    O estudo tem por objetivo realizar uma análise do processo de incubação, uma tecnologia social voltada à sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários. Trata-se de mostrar a ação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ITCPES), um programa de ensino, pesquisa e extensão junto à Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba (Cofruta). Partiu-se da pesquisa exploratória-descritiva sob uma abordagem qualitativa-quantitativa para demonstrar a sustentabilidade a partir das dimensões: econômica, social, política, gestão e formação. Com base nesses indicadores chegou-se ao resultado de que a Incubadora contribui para a sustentabilidade da Cofruta, principalmente, no que diz respeito ao planejamento, ao controle e à necessidade de diversificação da produção.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA