Navegando por Assunto "Enfermeiro"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) A atuação de enfermeiros nos institutos federais de educação da região norte do Brasil: visão pré e pós pandemia de COVID-19(Universidade Federal do Pará, 2023-06-13) SOUZA, Jamily Silva; CASTRO, Nádile Juliane Costa de; http://lattes.cnpq.br/2532971599666350; https://orcid.org/0000-0002-7675-5106Introdução: A enfermagem está presente em vários campi dos Institutos Federais de Educação (IFE), a serviço da comunidade acadêmica; atua principalmente na promoção à saúde e no assessoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Devido a pandemia de Covid-19 diversas medidas de controle e prevenção foram adotadas afetando também as instituições de educação como os IFE que reorganizaram suas atividades acadêmicas e administrativas no sistema remoto, afetando também os enfermeiros que atuam nessas instituições, com ações essenciais para a garantia da saúde e segurança da comunidade escolar e têm a sua importância evidenciada no contexto da pandemia. Objetivo: Analisar a atuação de enfermeiros nos IFE da região Norte do Brasil em uma visão pré e pós pandemia de Covid-19, considerando as especificidades regionais amazônicas. Metodologia: pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada com enfermeiros que atuam na assistência à comunidade dos 7 IFE dos 7 Estados da Região Norte do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 e janeiro de 2023 com entrevistas semi estruturadas seguindo um roteiro dividido em dois eixos: 1) Caracterização do perfil profissional dos enfermeiros alvo da pesquisa; e 2) Atuação dos enfermeiros no contexto pré e pós pandemia dentro de seus campi. Os dados foram processados no software IRAMUTEQ e submetidos à análise de conteúdo. Resultado: Foram entrevistados 20 enfermeiros de 5 Institutos. A maioria era do sexo feminino, na faixa etária entre 28 e 37 anos, especialistas e atuavam entre 4 a 7 anos de serviço na instituição. Os dados organizados no Iramuteq apontaram cinco classes, posteriormente apresentadas em quatro categorias: O Ambiente Laboral e Formação, Trabalho antes da Pandemia de Covid-19, Trabalho durante a pandemia de Covid-19 e Perspectivas atuais de trabalho. Considerações finais: Os enfermeiros nos IFE atuam principalmente na educação em saúde, além de realizarem procedimentos de enfermagem e assessoramento na assistência estudantil; durante a pandemia, maior parte dessas atividades foram adaptadas para o modelo remoto e novas surgiram como o apoio no planejamento da instituição para combate à Covid-19. Algumas dificuldades que já existiam foram agravadas com a pandemia como deficiências na infra estrutura e meios de comunicação, devido a problemas de gestão e as peculiaridades da região. O trabalho da enfermagem ganhou reconhecimento na pandemia mas precisa ser mais estudado e regulamentado quando se trata da atuação nas instituições de ensino como os IFE.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A compreensão de diabéticos sobre as complicações com os pés e as implicações para o autocuidado(Universidade Federal do Pará, 2013-10-30) PEREIRA, Odenilce Vieira; SANTANA, Mary Elizabeth de; http://lattes.cnpq.br/6616236152960399; https://orcid.org/0000-0002-3629-8932O diabetes Mellitus é uma doença crônica que nos últimos anos tem contribuído para o aumento da mortalidade no mundo. O enfermeiro destaca-se como ator primordial na assistência ao paciente diabético por desempenhar assistência de enfermagem nos diversos níveis de atenção à saúde. O estudo se propôs a descrever a compreensão dos diabéticos sobre as complicações com os pés; identificar as informações transmitidas pelos enfermeiros e analisar fatores que contribuem para a incidência de complicações nos pés que implicam no autocuidado. Pesquisa descritiva de natureza qualitativa, desenvolvida nos meses de maio a julho de 2013, com trinta diabéticos internados em um Hospital Universitário de Belém-Pará. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e submetidos à análise de conteúdo temática de acordo com o modelo proposto por Bardin. Todos os preceitos legais foram rigorosamente considerados. Participaram do estudo dezessete mulheres e treze homens com média de idade de sessenta anos. A maioria dos informantes apresentava baixo nível de escolaridade, desconhecimento e desinformação sobre o diabetes que implicou na realização do autocuidado. A análise dos dados obtidos permitiu apreender quatro categorias centrais: descoberta e controle do diabetes; complicações do diabetes e o cuidado com os pés; evidências que interferem no autocuidado dos pés; contribuições da equipe de saúde para a prática do autocuidado com os pés. A discussão foi realizada com base no referencial teórico que deu sustentação a pesquisa e relacionados à Teoria do Autocuidado de Orem. Esta pesquisa procurou enfatizar o ambiente hospitalar de internação, por ser um ambiente característico para o atendimento curativo, contudo acreditamos que possa ser também um local propício a ações educativas relacionadas ao autocuidado, e preventivas quanto às complicações com os pés de pacientes diabéticos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Enfermagem de família: o enfrentamento de famílias cuidadoras de idoso com doença de Alzheimer(Universidade Federal do Pará, 2017-12-19) CANTO, Maria Gorete Bentes; GONÇALVES, Lucia Hisako Takase; http://lattes.cnpq.br/6191152585879205; https://orcid.org/0000-0001-5172-7814Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo a capacidade física e social, interferindo no comportamento e na personalidade. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa ficando cada vez mais dependente da ajuda de membros da família. Este estudo teve como objetivo Conhecer as formas de funcionamento de famílias cuidadoras que experimentam a convivência do cuidado do idoso acometido por doença de Alzheimer, em âmbito doméstico. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa, utilizado como referencial teórico metodológico o Modelo de Calgary de Avaliação de Família. Foi desenvolvido na cidade de Belém-PA, em um hospital de referência em geriatria. Participaram do estudo 08 famílias de idosos diagnosticadas com Alzheimer que estavam em tratamento no ambulatório do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foi realizada a técnica da entrevista semiestruturada, cujas sessões foram escritas na íntegra e desenhadas (genograma), evitando a perda ou a deturpação das informações. A análise de conteúdo temático foi realizada à luz do Modelo Calgary de Avaliação da Família nas três categorias: avaliação estrutural, de desenvolvimento e funcional, apresentadas através do Genograma e Ecomapa através das falas de cada família entrevistada. RESULTADOS: A partir das experiências de cuidado ao idoso com Alzheimer, verificamos que as famílias vivenciaram mudanças significativas e problemas de diversas magnitudes que vieram comprometer algumas relações na estrutura interna e externa das famílias. O Modelo Calgary de Avaliação Familiar, nos proporcionou observar uma estrutura científica e sistemática, por meio de suas categorias de avaliação familiar, pois nos auxiliou a reunir informações, as quais nos subsidiaram na construção do Genograma e Ecomapa de forma que nos possibilitou uma visão mais ampla e significativa da estrutura familiar. Conclusão: Concluímos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, visto que o idoso e seu familiar necessitam de uma assistência qualificada e sistematizada no intuito de possibilitar caminhos que favoreçam sentimentos de esperança, segurança diante do tratamento e, consequentemente, objetivando um prognóstico satisfatório, assim ressaltamos a necessidade de novos estudos relacionados à família do idoso com Alzheimer, sobretudo a aplicabilidade de Modelo Calgary de Intervenção Familiar – MCIF, a fim de aprofundar e possibilitar novas dimensões proporcionando à enfermagem de família novas colaborações de grande relevância científica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Family Nursing Game: Desenvolvendo um jogo de tabuleiro sobre Família(Universidade Federal do Pará, 2016-03) FERNANDES, Carla Sílvia; MARTINS, Maria Manuela; GOMES, Bárbara Pereira; GOMES, José Augusto; GONÇALVES, Lucia Hisako TakaseAlguns enfermeiros em Portugal ainda não possuem formação em enfermagem de família, e sua prática profissional se baseia tão somente na experiência pessoal enquanto família e membro de uma família. Este artigo tem o objetivo de descrever o desenvolvimento de um material didático, jogo de tabuleiro intitulado "Family Nursing Game", construído, testado e validado, para enfermeiros na aprendizagem do conteúdo de enfermagem de família em contexto hospitalar. A metodologia desse desenvolvimento seguiu as dez etapas propostas por Jaffe (2011), desde definição de conteúdo, objetivos, formulação do jogo, avaliação da confiabilidade e validade e testagem de sua aplicação na população alvo. Os resultados, segundo a avaliação dos enfermeiros que se submeteram ao teste deste jogo de tabuleiro, ao lado de outras estratégias, realçaram preferência pelo jogo, pela fonte de interação e reflexão que ele permite entre os participantes e por motivarem-nos ao cuidado da família, fazendo do jogo um agente facilitador da aprendizagem.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Políticas e tecnologias de gestão em serviços de saúde e de enfermagem(2009-12) LOPES, Márcia Maria Bragança; CARVALHO, Jacira Nunes; BACKES, Marli Terezinha Stein; ERDMANN, Alacoque Lorenzini; MEIRELLES, Betina Hömer SchlindweinObjetivo: identificar se os enfermeiros do Brasil têm conhecimento das políticas e tecnologias de gestão nos serviços de saúde e enfermagem. Métodos: realizamos revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados: LILACS, MEDLINE, SciELO, BDENF e PAHO e os descritores: gestão em saúde, tecnologia em saúde, tecnologia assistencial e enfermagem, incluindo as publicações nos idiomas português, espanhol e inglês. Resultados: A análise resultou em 11 referências completas, no período de 2003 a 2007. Constatamos que os enfermeiros possuem articulação nos serviços de enfermagem e competência técnica no exercício profissional, porém, apresentam-se frágeis politicamente, o que limita sua autonomia profissional e os torna ainda subordinados a outros profissionais. Conclusão: diante dos avanços e constantes mudanças no setor saúde, particularmente no nível organizacional e técnico-científico, torna-se imprescindível que o(a) enfermeiro(a) desenvolva suas habilidades políticas, gerenciais e de liderança com participação responsável e de forma interdisciplinar.
