Navegando por Assunto "Ensino Superior"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Banco de Produtos Educacionais Acessíveis (BPEA) como proposta estratégica para Núcleos de Acessibilidade(Universidade Federal do Pará, 2024-06-24) WANZELER, Jaqueline do Nascimento Brito; SARDINHA, Ana Paula de Andrade; http://lattes.cnpq.br/5647500559593317; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protótipo de Banco de Produtos Educacionais Acessíveis (BPEA) que apoiam Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior. Nesse contexto, o BPEA possibilita à padronização e o armazenamento, a busca/consulta, a preservação e o compartilhamento dos Produtos Educacionais Acessíveis (PEA) elaborados institucionalmente. A pesquisa foi dividida em cinco momentos: 1) Pesquisa bibliográfica nas bases de dados entre 2020 até 2023 acerca de temas de interesse; 2) Visitas técnicas na Coordenadoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com entrevistas, aplicação do formulário no Google Forms e coleta de uma mostra de Produtos Educacionais Acessíveis, elaborados nos últimos cinco anos; 3) Planejamento por meio de diagramas utilizando Linguagem de Modelagem Unificada (UML) no modelo relacional; 4) Implementação em PostgreSQL do banco de dados nas especificidades/funcionalidades levantadas em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)- UFPA; 5) Testes de validação com base no Modelo de Referência em Preservação Digital (OAIS) utilizando a escala Likert (em quatro escalas). Os especialistas selecionados foram de quatro grupos (docentes, pedagogos, profissionais de acessibilidade e de tecnologia da informação). Os resultados da validação demonstram as potencialidades para contribuir com os serviços de acessibilidade no eixo “Currículo, Comunicação e Informação” do Programa Incluir do Ministério da Educação. Por fim, acredita-se que o protótipo BPEA demonstra o quanto o gerenciamento automático de Produtos Educacionais Acessíveis é necessário para melhorar a vida de profissionais de educação e aprendizes, além de contribuir com a evolução dos Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior no Brasil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música(Universidade Federal do Pará, 2023-05-30) LOBATO, Rafaelle do Nascimento Brabo; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402; VELOSO, José Miguel Martins; http://lattes.cnpq.br/3550143585946842Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes, nosso local de atuação profissional como docentes. O objetivo geral foi desenvolver uma Trilha de Aprendizagem favorável à elaboração de um Concerto Didático Interpretativo na disciplina de Estágio Supervisionado em Música do Curso de Bacharelado do IECG. A referida Trilha, intitulada CODIIN e disponibilizada online em um website, sistematiza e potencializa a experiência proposta e vivida por nós no âmbito do IECG, e poderá auxiliar outros docentes a propor e/ou reconfigurar processos de Estágio Supervisionado dos futuros bacharéis, dentro e fora do contexto do Instituto. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, nos filiamos à perspectiva da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; FRANCO, 2016; RAMOS & MATTAR, 2021) e suas etapas de espiral de planejamento. Na primeira etapa, realizamos a identificação e caracterização de um problema, que consta na reflexão do cenário de atuação profissional. A segunda etapa consistiu de planejamento de uma ação/intervenção no cenário do IECG, a partir da qual planejamos e realizamos a experiência piloto, em seguida da avaliação final pelos participantes. A terceira etapa foi voltada à concepção e definição das diretrizes teóricas da Trilha de Aprendizagem, resultando no planejamento final proposto. Na quarta e última fase, de avaliação e reflexão sobre os resultados, a avaliação foi realizada envolvendo cinco profissionais pesquisadores que atuam no âmbito da Música e do Ensino, que avaliaram por meio de um questionário, a respeito dos objetivos, conteúdos, organização, funcionalidade e estrutura do site. Além de responderem ao instrumento, os avaliadores registraram por escrito e oralmente recomendações. Dentre os resultados dessa pesquisa destacam-se: (i) criação, experimentação e avaliação de uma proposta de Trilha de Aprendizagem em cenário real de formação de nível superior em Música; (ii) apresentação de uma proposta já validada de percurso formativo para a disciplina de Estágio Supervisionado no IECG; (iii) disponibilização de proposta formativa aberta para estudantes de Bacharelado em Música que fomente experiências prático-reflexivas sobre a atuação profissional futura; (iv) sistematização e disponibilização de experiência prática de desenvolvimento de um Concerto Didático Interpretativo aberto à comunidade. Diante disso, acreditamos que a Trilha de Aprendizagem CODIIN tem potencialidades e apresenta contribuições para a formação do músico, além de auxiliar outros professores a dinamizarem suas práticas formativas a partir do processo educacional proposto.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desafios da educação ambiental no ensino superior amazônico(Universidade de São Paulo, 2022) VIANA, Janise Maria Monteiro Rodrigues; SILVA, Marilena Loureiro daA problemática socioambiental vigente contribui para fazer emergir diversas reflexões que colocam em destaque as formas de relações sociais e o meio ambiente. Este estudo tem por fim analisar o status da Educação Ambiental nos cursos de Graduação da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário Ananindeua, localizado na região amazônica paraense. Para tanto é realizada uma pesquisa teórica e documental, a partir das prescrições curriculares, projetos pedagógicos dos cursos e programas de disciplinas. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ocorrer interdisciplinarmente, para que haja uma aproximação entre questões ambientais, conteúdos técnicos acadêmicos e responsabilidade social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvendo competências para estudar a distância: oficina para alunos de cursos EaD da UFPA, com ênfase nos ingressantes(Universidade Federal do Pará, 2025-06-09) SALES, Lana Carolina Maués de; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-9450-3965; VELOSO, José Miguel Martins; http://lattes.cnpq.br/3550143585946842; https://orcid.org/0000-0002-8969-7320É comum alunos da Educação a Distância (EaD) enfrentarem desafios relacionados à autonomia, à gestão do tempo, ao sentimento de isolamento e solidão, à dificuldade em criar vínculos sociais em ambientes virtuais e à falta de sentimento de pertencimento institucional, entre outros fatores. Tais dificuldades podem decorrer da necessidade de desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem a apropriação dos modos de estudar próprios da modalidade EaD. Diante desse contexto, a pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como desenvolver competências que auxiliem alunos de graduação, principalmente ingressantes, a se apropriarem dos modos de estudar na modalidade EaD? Para a responder à questão-foco, traçou-se como objetivo geral: Conceber uma oficina para auxiliar alunos de graduação, principalmente ingressantes, no desenvolvimento de competências para melhor se apropriarem dos modos de estudar na modalidade EaD. A pesquisa, composta por cinco fases, é de natureza aplicada, com caráter exploratório e descritivo, e adota uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas como observação participante, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo possibilitou o desenvolvimento de um produto educacional (PE) em formato de oficina, intitulado “Pertencer EaD: desenvolvendo competências para estudar a distância”, voltado para estudantes de cursos de graduação na modalidade a distância. Também foi criada uma ferramenta de autoavaliação de competências denominada “Explorador de Competências para estudar a distância”. Dez alunos e egressos do curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram de uma oficina piloto, avaliando-a ao final. A oficina e a ferramenta “Explorador de Competências” também foram avaliadas pela coordenadora do curso. Embora a testagem piloto tenha se concentrado em um grupo específico de discentes, os resultados preliminares e os comentários ricos coletados indicam a relevância tanto da oficina quanto da ferramenta “Explorador de Competências” para os alunos, principalmente os ingressantes em contextos de cursos de graduação a distância, não necessariamente vinculados à UFPA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação Inclusiva e jogos de cartas: o Jogo Acolher como proposta facilitadora do processo de inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior(Universidade Federal do Pará, 2024-03-05) ASSUNÇÃO, Paulo Andrey Loredo de; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um jogo de cartas voltado a discentes do Ensino Superior, que contribua para a diminuição das barreiras atitudinais e que colabore para a perspectiva de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) neste nível de ensino. Foi realizada a partir da abordagem qualitativa, que direcionou a pesquisa exploratória e de campo. O embasamento teórico se deu por meio de estudos que envolvem Educação Inclusiva, conforme Oliveira, I. (2002, 2017); Lima, S. (2017); Gamificação e Jogos como Kapp (2012); Gomes (2015, 2019) e Busarello (2016), além de documentos de convenções internacionais e a legislação brasileira quanto as diretrizes e orientações sobre o ensino de PcD, a exemplo da Declaração de Salamanca e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência Lei nº 13.146/15, respectivamente. A pesquisa de campo desdobra-se a partir dos estágios e vivências no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess), da instituição, com o acompanhamento em cada uma das cinco divisões que disponibilizam o suporte a alunos com deficiência. Para o desenvolvimento do produto foi utilizada a metodologia ativa chamada Gamificação. O processo de validação do produto teve suporte por meio de questionário semiestruturado respondido por discentes do curso e um painel de especialistas, via Google Forms. Os resultados pela ótica dos discentes indicam que o jogo atende aos objetivos propostos e desperta o interesse acerca da temática abordada, ao passo que os especialistas entendem que o produto pode gerar curiosidade sobre o tema e contribui para a reflexão e mudança de postura. Assim, entende-se que mesmo apresentando uma versão final do jogo, esse não se limita a uma versão, situações ou forma única de jogabilidade, mas proporciona e convida ao desafio de práticas diferenciadas no contexto de ensino a que é direcionado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) GravidApp 2.0: aplicativo educacional para a prática da enfermagem obstétrica no ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2022-05-26) AMORIM, Claudiane Santana Silveira; SERRUFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402Este trabalho teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo educacional intitulado GravidApp 2.0 para suporte teórico-prático de discentes da disciplina de Enfermagem Obstétrica (EO) da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará (EEMB-UEPA). Para fundamentação teórica-metodológica foram articulados conceitos e princípios da Educação na Saúde das práticas de ensino na Enfermagem e da disciplina Enfermagem Obstétrica, além das noções de Metodologias ativas, Criatividade e Tecnologias Educacionais (TE). Esse estudo foi baseado no desenvolvimento de cinco fases metodológicas principais adaptadas do Modelo de Design Instrucional de Falkembach (2005). Na primeira, de diagnóstico do contexto de intervenção, foram realizados levantamentos de dados referentes ao contexto da UEPA, ao curso de Enfermagem e à disciplina de EO. A segunda fase foi de levantamento e análise de aplicativos de referência, na qual foram mapeados aplicativos de cunho educacional sobre a obstetrícia, na plataforma Play Store. A terceira foi de concepção e prototipação do produto educacional na multiplataforma Unity, com auxílio e suporte de uma equipe interdisciplinar de docentes e discentes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na quarta etapa, de validação de conteúdo do aplicativo, participaram 13 Juízes Especialistas (JE) da área da Enfermagem, que avaliaram o GravidApp 2.0 por meio de um questionário contendo 30 perguntas, que foram pontuadas através da Escala de Likert e que basearam a verificação do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Além disso, esses JE registraram por escrito e oralmente recomendações sobre o funcionamento e o uso do app. Na quinta e última fase, foi feita a revisão e finalização do desenvolvimento do app para disponibilização da loja de aplicativos Play Store. Dentre os resultados dessa pesquisa, destacam-se: (i) o desenvolvimento de um aplicativo útil, inovador, criativo e de fácil acesso, que pode potencializar a aprendizagem de alunos da EO, além de replicabilidade para além da UEPA; (ii) a apresentação de um produto educacional válido quanto aos seus conteúdos, alcançando um IVC percentual global maior que 90%, tendo dessa forma, alcançado uma excelente avaliação entre os JE; e (iii) contribuições significativas para a formação e atuação das pesquisadoras envolvidas em seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, acredita-se que o GravidApp 2.0 tem potencial formativo e apresenta contribuições diretas para a produção de TE na área da EO na Região Norte do Brasil, já que é uma tecnologia autoral que favorece o ensino-aprendizagem e a assistência prestada pelo futuro profissional da Enfermagem, para uma atuação mais comprometida e qualificada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) "Nós Por Nós": uma ponte formativa entre a comunidade e a extensão universitária(Universidade Federal do Pará, 2024-08-13) MELO, Lilia Cristiane Barbosa de; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402Esta dissertação investiga o Coletivo Cine Clube TF (CCTF) na Amazônia urbana, analisando suas práticas e sua influência na formação de juventudes periféricas. Estruturada em uma pirâmide de cinco dimensões formativas – afetividade, ancestralidade, corporalidade, educação cidadã e educação política – a pesquisa revela como o CCTF ressignifica narrativas de superação, promovendo uma identidade positiva para jovens periféricos. A análise das cartas do Fórum Nacional de Extensão (FOREXT) de 2016 a 2022 destaca a importância do ensino, pesquisa e extensão articular, fortalecendo vínculos com comunidades vulnerabilizadas. Utilizando uma abordagem qualitativa, filiando-se à perspectiva da pesquisa-ação, incluindo análise documental, observação e entrevistas, o estudo revela que as práticas do Cine TF – fundamentadas em afetividade, ancestralidade, expressão corporal, cidadania e política – alinham-se significativamente com as recomendações do Fórum de Pró Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Essas práticas do CCTF demonstram eficácia na ressignificação de narrativas periféricas, promovendo autoestima e novas relações com os territórios. A interação entre universidades e coletivos culturais periféricos, como o CCTF, é destacada como uma oportunidade para fortalecer a extensão universitária e beneficiar as comunidades por meio da arte e da cultura. Em síntese, a pesquisa busca identificar subsídios e configurar dimensões formativas para a extensão universitária, permitindo o movimento inovador do protagonismo juvenil periférico, a partir das experiências do Coletivo Cine Clube TF. A pesquisa resulta em um e book com atividades dinâmicas pautadas nas vivências formativas do coletivo. A parceria entre o CCTF e as universidades é vista como uma via promissora para o fortalecimento mútuo, enfatizando a importância de promover a colaboração entre diferentes atores em prol do desenvolvimento e empoderamento dos jovens através das artes e cultura, contribuindo para a promoção do protagonismo juvenil periférico e o enriquecimento da extensão universitária.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Percepção musical e jogos de cartas: o jogo ritmo à vista como uma proposta facilitadora no processo de leitura musical à primeira vista no ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2025-09-12) CARDOSO, Elias da Silva; NASCIMENTO, Márcio Lima do; http://lattes.cnpq.br/6668311810812135; https://orcid.org/0000-0002-1177-3776; COHEN, Marcos Jacob Costa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/8242677631058795; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221; https://orcid.orgEsta dissertação, por meio do seu produto educacional intitulado Ritmo à Vista, teve o intuito de melhorar a Leitura Musical à Primeira Vista dos estudantes matriculados no 2º e 6º semestre da disciplina Didática no Ensino de Música, do curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA – campus Belém. Buscou-se compreender em que medida o artefato ajudou para o desenvolvimento de aspectos técnicos, cognitivos e emocionais ligados à leitura musical não ensaiada. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa (método misto), atrelada ao procedimento de estudo de caso, a mesma possui três práticas quanto ao ponto de vista dos objetivos: exploratória, descritiva e explicativa; além de ter utilizado a revisão bibliográfica e o levantamento de dados empíricos por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Por meio da análise dos dados, constatou-se que, antes da aplicação do jogo, os alunos apresentavam dificuldades acentuadas sobre a realização de leituras musicais imediatas, uma vez que uma grande parcela dos participantes havia vivenciado somente práticas de leituras não ensaiadas restritas ao ensino tradicional. Com a aplicação do jogo Ritmo à Vista, pode-se observar uma melhor significativa na fluência, na motivação e na participação dos discentes perante a execução de leituras à primeira vista de partituras. Dessa maneira, o artefato mostrou-se eficaz, mas passível de aprimoramentos. As limitações manifestam-se tanto pelo foco exclusivo no ritmo quanto pelo recorte amostral. Por fim, foram destacas possíveis melhorias no artefato: a inclusão de cartas contendo novos elementos musicais, a adaptação do jogo para uma versão digital e modificações no design e nas regras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Recursos metodológicos para gestão do relacionamento com egressas/os da pós-graduação na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-08-08) FIGUEIREDO, Mônica de Souza; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; LOPES, Suzana Cunha; http://lattes.cnpq.br/9267654589941610O relacionamento com as(os) egressas(os) da pós-graduação se tornou um tema emergente, estimulado, entre outros fatores, pela valorização de indicadores de impacto social nas avaliações nacionais e internacionais do ensino superior. Esta pesquisa apresenta a seguinte questão norteadora: Como auxiliar as(os) coordenadoras(es) e secretárias(os) dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) a potencializar as ações de gestão do relacionamento com egressas(os)) dos seus respectivos programas? Para propor uma solução a este questionamento, a pesquisa teve o objetivo de desenvolver recursos metodológicos para auxiliar na gestão do relacionamento com egressas(os) da pós-graduação na UFPA. O aporte teórico baseou-se no estudo da história e da gestão da pós-graduação no Brasil, assim como o cenário da pós-graduação na UFPA. Outro eixo teórico foram os estudos sobre egressas(os), especialmente no que se refere ao vínculo entre a(o) pós-graduada(o) e a instituição e como essa relação pode ser fomentada desde o momento do ingresso. A partir dessa discussão, é proposta uma conceituação inicial do termo “gestão do relacionamento com egressas(os)”. Do mesmo modo, foi feito o levantamento de como a UFPA realiza atualmente a gestão de relacionamento com egressas(os). Neste diagnóstico, ficou claro que a pós-graduação é um cenário complexo, que a gestão do relacionamento com egressas(os) tem ganhado destaque nas discussões sobre a gestão e a avaliação da pós-graduação no Brasil, ainda que, na UFPA, o tema esteja incipiente. Dessa forma, são propostos dois produtos educacionais voltados para coordenadoras(es) e secretárias(os) de pós-graduação (que se configuram como primeiro público da pesquisa), para que utilizem na gestão administrativa, acadêmica e de relacionamento com alunas(os) (futuras/os egressas/os) e egressas(os). O percurso metodológico adotado foi composto de pesquisa bibliográfica e documental, estado da arte, levantamento do perfil do público e o levantamento de informações sobre relacionamento com egressas(os) nos relatórios Coleta CAPES 2020 dos PPGs da UFPA. A validação/cocriação do produto foi realizada por meio de seis sessões, com grupos de dois a três participantes, totalizando 15 colaboradoras(es), as(os) quais discutiram todos os componentes do produto educacional. Para desenvolvimento dos recursos metodológicos que compõem o produto, foram estabelecidos quatro marcos temporais: o ingresso, o meio-termo, a conclusão e o egresso. Como resultado, foi elaborada uma matriz metodológica, com critérios avaliativos para cada marco temporal, que pode ser utilizada pelos programas para a gestão do relacionamento com seus discentes e egressas(os). Como proposta de aplicação da matriz, indica-se o uso de gráficos do tipo “roda da vida”, os quais resumem quesitos avaliativos e permitem um diagnóstico para o programa e uma autoavaliação para a(o) discente/egressa(o). O segundo recurso é um catálogo de estratégias para gestão do relacionamento com egressas(os), com orientações de ações para criação e manutenção de vínculo com egressas(os). Para melhor diagnóstico e seleção das estratégias a serem empregadas, o produto ainda inclui um gráfico de percepção do relacionamento com egressas(os). Espera-se que este produto seja um elemento agregador para os PPGs e fomente o trabalho colaborativo e integrado de gestão entre coordenadoras(es) e secretárias(os) de pós-graduação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sala de aula invertida (Flipped classroom) no ensino de graduação em enfermagem: manual de recomendações para implementação(Universidade Federal do Pará, 2023-09-19) BASTOS, Rennan Coelho; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189O desenvolvimento desta pesquisa e consequentemente a elaboração do produto educacional resultante do processo metodológico foram motivados a partir das experiências vivenciadas na graduação como aluno e monitor de uma atividade curricular denominada “Processos Educativos em Enfermagem I”, a primeira experiência com metodologias de Sala de Aula Invertida e a implementação do novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC) na Faculdade de Enfermagem (FAENF) da Universidade federal do Pará (UFPA). Diante disso, tanto a pesquisa quanto o produto educacional tiveram como objetivo: contribuir para a implementação da Sala de Aula Invertida no ensino de graduação em Enfermagem da FAENF/UFPA. Optou-se para condução metodológica deste estudo, a realização de uma revisão de escopo (scoping review) com o objetivo de mapear práticas de implementação da Sala de aula invertida no ensino de graduação em Enfermagem com base na literatura. A apresentação dos resultados da análise de conteúdo dos estudos que compuseram a amostra para esta revisão foram extraídos considerando os critérios de inclusão estabelecidos no protocolo, a fim de responder a questão foco e os objetivos desta pesquisa. O Manual de Recomendações, Produto Educacional (PE) desta pesquisa, foi elaborada a partir dos resultados extraídos da revisão de escopo. O PE tem como objetivo oferecer aos professores de graduação um recurso pedagógico para auxiliar na implementação da SAI no ensino de Enfermagem, estimular a aprendizagem ativa, promover um ambiente de ensino criativo e dialógico, a fim de integrar teoria e prática para uma aprendizagem significativa. O Manual é composto por 20 páginas, onde estão organizadas: capa, contracapa, apresentação, sumário, introdução, modelo de operações, desenvolvimento (etapas 1, 2 e 3), recomendações gerais, sugestões de literatura e inspirações, referencias, capa final. O público-alvo do Produto Educacional ancorado a esta dissertação, docentes de graduação em Enfermagem, foram considerados para compor o painel de especialistas para avaliação e validação do Manual de Recomendações. A partir das avaliações recebeu-se como devolutiva que o conteúdo, as etapas e sua organização, as recomendações e sugestões, apresentadas no manual, auxiliam o docente no processo de implementação da SAI no ensino de Enfermagem, bem como no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. Os especialistas também avaliaram a linguagem do manual como clara, coerente e objetiva e o design como atrativo e bem elaborado. Ao serem perguntados se usariam o produto e os recomendariam para outros professores, foram positivos. O processo de validação também evidenciou que o produto é inovador e fornece aos professores novos meios de promover a aprendizagem ativa, colocando o aluno no centro do processo, rompendo com a postura do professor como detentor do conhecimento, para a construção coletiva do conhecimento. Posto isso, o presente trabalho cumpriu com os objetivos propostos produzindo um potente recurso pedagógico que contribui com a utilização de metodologias ativas no ensino superior, a fim de promover aprendizagem ativa e significativa no ensino de graduação em Enfermagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sequência didática autonomia aprendente: reflexões e práticas para alunos do ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) SOUZA, Jocielma e Silva de; DINIZ, André Monteiro; http://lattes.cnpq.br/5064351890235151; https://orcid.org/0000-0002-4895-7421; SILVA, José Roberto Alves da; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/0654774935235794; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592; https://orcid.org/0000-0001-9814-6451Este trabalho apresenta a sequência didática Autonomia Aprendente, recurso voltado para autorreflexão e planejamento da aprendizagem no ensino superior. Este processo educacional emergiu como proposta para enfrentar o desafio de engajar o aluno, especialmente no que se refere a reflexão e adoção de atitudes favoráveis ao seu processo de aprendizagem. Essas atitudes podem ser estimuladas através de propostas pedagógicas práticas e reflexivas. Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES), a sequência resultante tem foco no desenvolvimento da autonomia no processo de aprendizagem de alunos do ensino superior. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de desenvolvimento da autonomia à luz do paradigma da complexidade e sobre a promoção da aprendizagem autodirigida, embasado no Modelo Dinâmico e Complexo de Desenvolvimento da Autonomia de Borges (2019) e na abordagem da aprendizagem contínua de Schlochauer (2021). Além disso, foi cursada a disciplina “Oficina Pedagógica: Autonomia em Contextos de Aprendizagem” e realizada observação participante. Em seguida, deu-se a elaboração do processo educacional, sua aplicação e avaliação com discentes do 7º semestre, noturno, do Curso de Pedagogia de uma universidade particular de Belém/PA. Dentre os resultados dessa investigação, evidenciou-se que a sequência teve um impacto positivo para os participantes, o que favoreceu a autorreflexão, a identificação de fatores internos e externos que influenciam a autonomia e aprendizagem, bem como o planejamento da aprendizagem autodirigida. Ademais, as etapas e atividades da sequência contribuíram para uma perspectiva mais ativa em relação aos desafios enfrentados pelos participantes em seus contextos de aprendizagem, em especial o do ensino superior. Vislumbramos que a sequência Autonomia Aprendente contribua para a aprendizagem na graduação e demonstre potencial para levar os aprendentes a engajamento, autonomia e aprendizagem contínua.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Simulador em realidade virtual para o manejo de lesão por pressão para discentes do curso de graduação em enfermagem(Universidade Federal do Pará, 2025-06-03) TEIXEIRA, Niceane dos Santos Figueiredo; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221Esta dissertação investigou a elaboração, desenvolvimento, testagem e os resultados de um simulador em ambiente de Realidade Virtual (RV) como abordagem pedagógica inovadora para o ensino-aprendizagem do manejo da lesão por pressão no curso de graduação em enfermagem. Para fundamentar a pesquisa, ressaltam-se as contribuições das metodologias ativas, as quais emergiram como estratégias pedagógicas centradas na promoção da aprendizagem ativa dos discentes. Nesse contexto, a realidade virtual (RV) é empregada como recurso tecnológico inovador para o ensino e aprimoramento na área da saúde, em especial, a enfermagem. A metodologia foi do tipo aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, exploratória e descritiva. Para o embasamento teórico e contextualização, foram realizadas revisão integrativa da literatura e levantamento de dados. O software do simulador foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional, utilizando o sistema de modelagem 3D Blender 3.5 para a criação dos elementos virtuais. A integração dessas modelagens no ambiente imersivo de realidade virtual foi efetuada através do motor de desenvolvimento de jogos Unity 3D. A testagem do produto envolveu a utilização de recursos de realidade virtual, como o Óculos Rift, consoles e sensores de movimento, juntamente com monitor e computador, proporcionando aos discentes uma experiência interativa e imersiva no cenário simulado de manejo da lesão por pressão. A pesquisa contou com a participação de especialistas e graduandos de enfermagem, sendo conduzida no Laboratory of Applied Artificial Intelligence (LAAI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. A coleta de dados em cada etapa do processo de desenvolvimento e testagem utilizou instrumentos específicos. A análise dos dados obtidos envolveu a análise de conteúdo das respostas discursivas e objetivas e a interpretação de dados quantitativos apresentados em gráficos, buscando compreender a percepção dos participantes sobre o simulador. Os resultados e as discussões apresentadas nesta dissertação evidenciam que o simulador virtual desenvolvido possui potencial significativo como ferramenta potencializadora e facilitadora do processo de ensino-aprendizagem do manejo da lesão por pressão na formação em enfermagem.
