Navegando por Assunto "Ensino agrícola"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Do Campo à escola: as ciências no ensino agrícola do Pará (1909-1921)(Universidade Federal do Pará, 2021-04-22) SANTOS, José Arimatéa Gouveia dos; ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243Esta Tese tem por objetivo analisar a difusão das Ciências por meio do Ensino Agrícola no Pará, entre 1909 e 1921. Período esse que se justifica pela criação do Campo de Agricultura Experimental, em 1909, e se entende até 1921, quando a Escola de Agronomia do Pará apresentou a consolidação de suas atividades. Para alcançar nosso intento, abordamos uma historiografia que considera as condições de possibilidades para que as Ciências Naturais estivessem presentes em instituições agrícolas. E entre essas possibilidades, enfatizamos os discursos, embora não desconsiderando os outros elementos. Essa abordagem caracteriza a metodologia historiográfica elaborada por autores como Foucault (1986) e Wortmann e VeigaNeto (2001), que consideram o discursivo como condição histórica para o surgimento de objetos. Por último, em relação à difusão das Ciências no contexto histórico, social e cultural na região aqui recortado, nos apoiamos em historiadores da Ciência, como Saldaña (2000) e Quevedo (2000). Como pesquisa de natureza histórica, as fontes utilizadas foram principalmente o jornal Estado do Pará e as Mensagens de Governo do Estado do Pará, em que analisamos os discursos de Ensino Agrícola baseados nas Ciências. Em decorrência da pesquisa, podemos considerar que a difusão das Ciências no Ensino Agrícola no Pará, entre 1909 a 1921, foi mediada por aspectos culturais, sociais e históricos, produzindo efeitos para que essa difusão ocorresse de forma gradual e instável, iniciando no Campo de Cultura Experimental, a partir de um único saber, a Zoologia Agrícola, em 1911. Em seguida, em 1913, o Ensino Agrícola foi proposto por Lei para ser implantado em um conjunto de escolas e outras instituições agrícolas e modalidades de ensino com uma variedade de saberes das Ciências. No entanto, a despeito dessa lei, a proposta desse ensino não esteve em compasso com o que se observava nos discursos a respeito, pois as fontes indicam que as Ciências estavam na forma de coleções didáticas, em 1916. No ano seguinte, em 1917, foi criada uma escola agrícola secundária com o currículo rico em Ciências Naturais, porém não apresentou continuidade no seu funcionamento, sendo mais um caso de instabilidade das Ciências. Todavia, por meio do ensino superior, as Ciência se consolidaram, entre 1919 a 1921, por meio de currículo, práticas docentes e artigos publicados em periódicos por professores da Escola de Agronomia e Veterinária do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O papel das escolas agrícolas na introdução da racionalidade científica no Pará (1860-1912).(Universidade Federal do Pará, 2013-09-19) SANTOS, José Arimatéa Gouveia dos; ALVES, José Jerônimo de Alencar; http://lattes.cnpq.br/9586790409626243O objetivo desta pesquisa é analisar a racionalidade moderna com a introdução das ciências naturais e técnicas modernas nas primeiras escolas agrícolas do Pará (Escola Rural D. Pedro II, Curso Regente Agrícola no Instituto Lauro Sodré e Estação Experimental de Agricultura Prática) e ver até que ponto elas refletiram o projeto; pautado nas novas ideias de racionalidade vindas da Europa que se introduziram neste local. Para esta investigação serão analisados, em primeiro lugar, os discursos dos governantes do Pará para saber até que ponto eles refletiam a nova mentalidade que se implantava na agricultura, ao ponto de exigir a criação de escolas agrícolas. Em seguida, serão analisados alguns elementos que constituem as escolas (o currículo, o ensino e o espaço físico), no propósito de verificar em quais aspectos contribuíam para introdução das ciências naturais e técnicas modernas. O resultado da pesquisa mostra que os discursos sobre instrução e ensino agrícola baseado nas ciências e técnicas modernas contribuíram para a criação de escolas agrícolas como meio de fixar o homem local e desenvolver práticas racionais na agricultura. O currículo, ensino e espaço físico foram elementos da escola que difundiram as ciências naturais, promoveram formas de ensino que se diferenciavam do que existiam no Estado do Pará, estabeleceram uma diversidade do espaço físico para ensino de ciências e introduziram tecnologias no ensino agrícola.
