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Navegando por Assunto "Ensino coletivo"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2012-02-13) RODRIGUES, Társilla Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217
    Estudos sobre o ensino coletivo de cordas friccionadas estão cada vez mais em evidência no contexto da educação musical no Brasil, mas revelam ser esta uma vertente ainda em fase exploratória. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia. E como objetivos específicos descrever a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas do Programa Cordas da Amazônia, investigar o processo de ensino-aprendizagem dos instrumentos violino e viola por meio da aplicação da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do referido Programa e identificar na Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia aspectos que caracterizam o ensino coletivo. A pesquisa foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo da referida Proposta Metodológica e utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical nos instrumentos Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia e a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos com a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical de Violino e Viola na aplicação da Proposta Metodológica foram organizados e analisados a partir do programa estatístico Microsoft Office Excel, foram computados e descritos em forma de gráfico para a análise descritiva. Os resultados encontrados na presente pesquisa a partir da análise descritiva revelaram o valor do ensino coletivo para a expansão do alcance do ensino de instrumentos de cordas friccionadas, entendendo que o ganho do estudo em grupo se estende para a vida e no aprendizado do instrumento pode se tornar um início para uma carreira musical promissora. Também indica possibilidades e oportunidades para elaboração de ações, no sentido de mobilização de políticas públicas para viabilização de ensino musical de qualidade nas escolas do Brasil.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência de ensino coletivo de violino no Projeto Vale Música em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2011-02-24) BATISTA, Antonio de Pádua Araújo; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310
    A metodologia do ensino coletivo de instrumentos musicais tem ganho um significativo espaço dentro do contexto da Educação Musical no Brasil. No Estado do Pará, essa prática vem desde o final da década de 1970, com a implantação do Projeto Espiral no Instituto Estadual Carlos Gomes. Atualmente, essas iniciativas têm ocorrido mais frequentemente através de instituições do terceiro setor da sociedade civil, como as fundações, dentre as quais destacamos a Fundação Amazônica de Música e a Fundação Vale, responsáveis pela implantação do Projeto Vale Música (PVM), objeto desta pesquisa, que tem como objetivo investigar como é desenvolvido o ensino coletivo de violino no PVM/PA. Este ensino, desenvolvido em várias etapas, vem a oportunizar aos seus integrantes a aquisição de várias habilidades, dentre as quais se destaca e execução instrumental na recém criada Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), a qual fez seu recital de estréia em dezembro de 2009. O projeto atende um alunado formado por crianças oriundas de famílias de baixa renda, que integram a rede pública de ensino da Grande Belém. O nível musical alcançado pelos alunos do projeto nestes seis anos de existência foi o principal aspecto motivador desta pesquisa. Para entendermos os aspectos que têm contribuído para o alcance deste nível de musicalidade dentro do projeto, procuramos identificar o perfil sócio cultural dos agentes envolvidos no processo de ensino coletivo do violino – alunos, professores, pais e/ou responsáveis -, bem como identificar outros aspectos como objetivos, conteúdos e atividades desenvolvidas, repertório, procedimentos metodológicos, espaço físico e carga horária empregados no projeto. Nesta pesquisa, foi utilizado o método descritivo, tendo como suporte a pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. O resultado esperado é uma compreensão do que é o Projeto Vale Música, desenvolvido no Estado do Pará, e do modelo utilizado no desenvolvimento do ensino coletivo de violino no mesmo.
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