Navegando por Assunto "Ensino e aprendizagem de inglês"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Manual de estudos: jogos educacionais no ensino de inglês(Universidade Federal do Pará, 2023) DUTRA, Gabriela Maria Lima Machado; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592; DINIZ, André Monteiro; http://lattes.cnpq.br/5064351890235151; https://orcid.org/0000-0002-4895-7421Aprender um novo idioma traz diversos benefícios às pessoas. Ao estudar uma segunda língua, os alunos desenvolvem habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. Entretanto, geralmente, os estudantes não participam ativamente das aulas. Nesse sentido, uma maneira de fomentar a motivação dos alunos, envolvê-los nas atividades propostas e auxiliá-los em seu processo de aprendizado, é através do o uso de jogos educacionais nas aulas de língua inglesa. Entretanto, essa temática não é muito abordada durante o curso de graduação e isso pode provocar uma lacuna na formação de futuros professores sobre o uso desse recurso metodológico. Com isso, o presente trabalho partiu da seguinte questão-foco: Como um manual de estudos pode complementar a formação de discentes do curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Inglês sobre o uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa? O trabalho possui como objetivo geral: Elaborar um manual, com elementos de sua construção, para complementar a formação inicial dos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Inglês da UEPA, campus Belém, sobre jogos educacionais. Com isso, foi construído o produto “Learn, create and play games: jogos educacionais no ensino de inglês”. A pesquisa aborda conceitos sobre o ensino comunicativo de línguas, jogos no ensino e aprendizagem de língua inglesa e a prática de jogos educacionais na formação inicial dos professores de inglês. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa e o percurso metodológico possui três etapas: na primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em plataformas educacionais digitais como o google acadêmico, eduCAPES, Periódicos da CAPES e BDTD; na segunda etapa, aconteceu a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Inglesa e por fim, foi aplicado um questionário aos discentes do 2º e 3º ano e, também, aos docentes do referido curso. A testagem e validação do produto ocorreram na referida universidade e curso, com os discentes do 2º e 3º ano. Nesse período, foi possível refinar os conteúdos do artefato criado e confirmar aspectos de usabilidade dos jogos, após a apresentação dos elementos e as sugestões de tipos de jogos que contém no produto educacional. Diante disso, acredita-se que o produto possui potencialidades na complementação da formação dos discentes do curso de Letras – Língua Inglesa, pois conhecer sobre o uso de jogos na educação não apenas prepara os discentes para o futuro da educação, mas também enriquece sua formação como professores, oferecendo-lhes ferramentas pedagógicas adicionais e estimulando sua criatividade e inovação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Oral Skill Development Assistant (O.S.D.A.): conjunto de atividades com o uso do Voicethread para o desenvolvimento da produção oral para alunos de licenciatura em letras-língua inglesa(Universidade Federal do Pará, 2021-08-05) TORRES, Rayza Cristina Bahia; ARAÚJO, Marcus de SouzaEsta pesquisa teve por objetivo desenvolver um produto educacional para auxiliar discentes da disciplina Língua Inglesa II, do curso de Licenciatura em Letras–Língua Inglesa, da Faculdade de Letras Estrangeira Modernas, da Universidade Federal do Pará, a desenvolver a habilidade oral na língua-alvo. O produto denominado Oral Skill Development Assistant (O.S.D.A.) apresenta oito propostas de atividades baseadas na abordagem comunicativa, planejadas na plataforma VoiceThread e validadas por um Painel de Especialistas composto por duas professoras da área de ensino e aprendizagem. O referencial teórico baseia-se nos conceitos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem em língua estrangeira (ELLIS, 1998; ALMEIDA FILHO, 1998; MICCOLI, 2011; entre outros), nas teorias de aquisição de linguagem (CHOMSKY, 2006; VYGOTSKY, 2007; MIZUKAMI, 2013; entre outros), na abordagem comunicativa (NUNAN, 1989; BROWN, 2001; LEFFA, 2016; entre outros), na produção oral em inglês (DÖRNYEI; SCOTT,1997; HEDGE, 2001; GOH; BURNS, 2012; entre outros), nas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem (KENSKI, 2007; BRAGA, 2013; MCQUIGGAN, 2015; entre outros) e, finalmente, no uso da ferramenta VoiceThread (BUSH, 2009; FADINI, 2014; ADELL, 2021; entre outros). A pesquisa, de natureza qualitativa, tem como metodologia o estudo de caso (SAMPIERI, 2013; CRESWELL, 2014; COSTA; LOPES, 2015; entre outros). Os dados foram gerados por meio de registros orais de interações dos discentes com a ferramenta VoiceThread a partir da realização das atividades propostas, dois questionários – um aplicado no início da disciplina e outro ao final, ambos aos discentes, e a avaliação do produto pelas duas professoras no Painel de Especialistas. Os resultados apontam que os cinco participantes da pesquisa puderam melhorar suas práticas orais em inglês por meio do uso da ferramenta VoiceThread e do feedback recebido da pesquisadora. Os resultados também revelam que o Painel de Especialistas indicou a necessidade de realização de ajustes quanto à contextualização de algumas atividades, o que foi atendido. O produto educacional se mostrou relevante como elemento integrador à disciplina Língua Inglesa II para os discentes praticarem seu desenvolvimento comunicacional.
