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Navegando por Assunto "Ensino patrimonial"

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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de história e a temática da alimentação: possibilidades acerca da identidade, memória e pertencimento. Icoaraci/PA
    (Instituto Histórico e Geográfico do Pará, 2020-05) PEIXOTO, Williomar de Souza
    A alimentação como elemento cultural ajuda a demarcar traços múltiplos de diferentes identidades nas sociedades no decorrer do tempo e em diversos contextos históricos. Por meio do hábito de alimentar-se, que é uma das necessidades humana, podemos lançar mãos de análises históricas conforme este hábito se transforma em rituais de prazer e convenções sociais, que caracterizam peculiaridades culturais, divide classes, ao mesmo tempo que possibilita diferentes formas de abordagens sobre aspectos da cultura histórica. A história da alimentação hoje possui sua importância comprovada na escrita da história. Dessa forma, o campo de pesquisa sobre o ensino de História vem ganhando novas contribuições a partir da história da alimentação. Este tema permite ao ensino de História tratar da evolução de hábitos, costumes alimentares, além de temáticas caras ao conhecimento histórico, como; trabalho, meio ambiente, problemas sociais e econômicos, ou aspectos políticos. Este artigo busca apresentar algumas perspectivas e possibilidades sobre Alimentação e Ensino de História experimentadas durante a pesquisa no âmbito do projeto de mestrado do ProfHistória/UFPA. A pesquisa baseou-se no campo do ensino patrimonial de Icoaraci (distrito de Belém) com uma turma do ensino fundamental local, propondo uma sequência didática que analise o patrimônio histórico cultural de Icoaraci, por meio de aulas oficinas, trato com fontes iconográficas antigas, entrevistas com os mais velhos, e visitação dos lugares de memória. Durante esta pesquisa os alunos e as pessoas entrevistadas apontaram variadas práticas e costumes ligados à alimentação como traços identitários, o que nos levou a tratar acerca deste tema.
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