Navegando por Assunto "Environmental Information"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) La ciencia de la información y la producción científica brasileña sobre información ambiental(Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe, 2022) OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; VALENTIM, Marta Lígia PomimAnalisa a produção de conhecimento sobre informação ambiental no Brasil no âmbito da Ciência da Informação no período de 2000 a 2019. Recupera a produção sobre o tema nas principais fontes bibliográficas nacionais e internacionais de artigos científicos e de teses e dissertações. A leitura, fichamento e análise dos trabalhos encontrados indicam que a produção identificada não abrange de maneira equilibrada as principais categorias de estudo do campo científico da Ciência da Informação, bem como encontra-se dispersa no que se refere às instituições de origem, aos editores e à articulação entre os autores. Considera que por meio de um planejamento acadêmico-científico a Ciência da Informação pode contribuir de forma expressiva para uma produção científica sobre informação ambiental mais institucionalizada, mais bem distribuída em suas subáreas de estudo e mais alinhada à relevância social da questão ambiental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Observatório ambiental para o PPGEDAM (NUMA/UFPA): a produção e divulgação do conhecimento em meio ambiente(Universidade Federal do Pará, 2023-10-16) LEDO, Ivaldo Ferreira; MANESCHY, Rosana Quaresma; http://lattes.cnpq.br/5914095913079907; https://orcid.org/0000-0003-4432-7331; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Este é um estudo da produção e divulgação do conhecimento ambiental e da aplicabilidade de produtos gerados em programas de pós-graduação na modalidade profissional, tomando como base o Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM). Nessa perspectiva, na pesquisa tem-se por objetivo geral propor a criação de um observatório dos egressos do PPGEDAM/UFPA, para a visibilidade do conhecimento ambiental e produtos técnico-científicos gerados no Programa, contribuindo para o desenvolvimento local na Amazônia e como objetivos específicos: analisar as produções técnico-científicas geradas no PPGEDAM/UFPA, dimensionando sua contribuição para a sociedade; descrever a atuação profissional dos egressos do PPGEDAM/UFPA relacionada com o Programa; criar um template do Observatório Ambiental como canal de comunicação com os egressos do PPGEDAM/UFPA; apresentar minuta de resolução para que regulamente esse canal de comunicação proposto, com base nos critérios de avaliação da CAPES. Trata-se de estudo de caso do PPGEDAM, uma pesquisa exploratória que busca entender e descrever a realidade do Programa, quantitativa para analisar as informações numéricas relacionadas aos egressos e qualitativa para compreender as percepções, experiências e desafios enfrentados em relação ao Programa. Quanto às técnicas de coleta de dados, são a bibliográfica para embasar teoricamente o estudo de caso, documental para fornecer informações das linhas de pesquisa e sua trajetória e a pesquisa de campo que utiliza um roteiro de entrevista semiestruturado, com perguntas que abordem os objetivos do estudo, com entrevistas dos egressos do Programa. Como resultados, identificou-se a produção e a divulgação científica do conhecimento ambiental produzido no PPGEDAM/NUMA, com informações e dados dos egressos desde início do Programa. Por ser um curso interdisciplinar constatou-se que os egressos são de cursos de várias áreas do conhecimento, com predominância de geógrafos, advogados e administradores, que Belém é a cidade em que os egressos têm atuado profissionalmente que o relatório técnico é o produto mais desenvolvido no PPGEDAM. Como produto tem-se a criação do template do observatório dos egressos, o Observatório Ambiental, bem como uma minuta de resolução para regulamentar esse canal de comunicação do Programa. Concluiu-se que o estudo permitirá uma compreensão abrangente do Programa, seus egressos e seu impacto na área da produção do conhecimento ambiental e desenvolvimento sustentável da Amazônia.
