Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Escolas de samba"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Amanheceu, paid’égua!: o sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2016-06-23) PUGET, Dayse Maria Pamplona; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784
    A proposta desta pesquisa tem como foco os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu (1985), do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná; Paid’égua (1986), do Império de Samba Quem São Eles, e Sonho Cabano (1985) da Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira. O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos destes sambas. Em se tratando de uma pesquisa cujo objeto está inserido em escolas de samba, ela se embasa no contexto da Etnomusicologia a partir do olhar de teóricos que a fundamentaram. Os objetivos específicos visam: conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das três escolas de samba já referidas e analisar os três sambas enredo. Para tanto, levou-se em consideração as trajetórias artísticas dos seus compositores, o histórico do carnaval em Belém do Pará e das três escolas de samba onde os sambas enredo tiveram suas origens. O processo metodológico apoiou-se em levantamento bibliográfico relativo às áreas do conhecimento que abrangem: carnaval, carnaval paraense, história oral, etnomusicologia, samba, samba de enredo, ditadura militar e Cabanagem. Procedeu-se levantamento documental em jornais, revistas e periódicos em busca de subsídios incluindo imagens. O trabalho de campo foi dirigido para a elaboração de entrevistas semi estruturadas que foram realizadas com os compositores dos três sambas de enredo e também com algumas pessoas que, embora não estejam no rol dos compositores, apresentam trajetórias marcantes no carnaval paraense. Após a obtenção dos dados procedi à análise dos sambas e dos processos criativos dos seus compositores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Artes carnavalescas: processos criativos de uma carnavalesca em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2012-06-19) PALHETA, Cláudia Suely dos Anjos; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074
    Este trabalho apresenta como artes carnavalescas as expressões e representações artísticas presentes em ateliês e barracões das escolas de samba durante a produção de um desfile carnavalesco, incluindo textos de sinopses de enredo, letras de sambas-enredo, desenhos, fantasias e alegorias. Trata-se de um estudo realizado a partir de minhas ações como carnavalesca em três escolas de samba de Belém: Academia de Samba Jurunense, em 2005; Grêmio Recreativo Deixa Falar, em 2006, 2007, 2008 e 2009 e Associação Carnavalesca Bole-Bole, nos anos de 2010 e 2011. A partir do registro de memórias, experiências e observações, elaboro uma auto-etnografia de meus processos criativos, ao mesmo tempo em que busco contribuir para uma etnografia dos processos criativos do carnaval paraense.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Estado e cultura: manifestações culturais tradicionais e as políticas públicas de cultura
    (Universidade Federal do Pará, 2014-08) SILVA, Dedival Brandão da
    Este artigo tem por objeto de estudo a situação crítica existente entre poder público e as culturas populares no que diz respeito à (in)existência de políticas públicas na área de manifestações tradicionais como o carnaval, em políticas públicas na área de manifestações tradicionais como o carnaval, em Abaetetuba. Apresenta como proposta de análise do problema examinar a noção de cultura popular enquanto produto e enquanto processo, apontando a necessidade de reconhecer sua dimensão social; em seguida, descreve necessidade de reconhecer sua dimensão social; em seguida, descreve aspectos do carnaval da cidade marcando qual tem sido o olhar do poder público em relação a essa prática social. Finalmente, aponta a inexistência de políticas públicas orgânicas no Município para tratar dos fatos da cultura tradicional do carnaval, indicando ser este o fator de desmobilização dos movimentos populares em detrimento dos movimentos da indústria cultural das micaretas. No plano detrimento dos movimentos da indústria cultural das micaretas. No plano metodológico, a concepção teórica da abordagem recaiu na perspectiva da teoria antropológica da cultura, com base em dados etnográficos. Tal procedimento permitiu concluir que existe uma compreensão reificada da cultura pelo permitiu concluir que existe uma compreensão reificada da cultura pelo poder público, que em vez de tratá-la enquanto sistema de representação a considera apenas no nível do senso comum, em cuja perspectiva ela corresponderia apenas a expressões culturais como produto a ser exibido, gerando a desimportância dessas práticas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA