Navegando por Assunto "Escolha de acordo com o modelo"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos de regras apresentadas na forma de ordem, de sugestão e de acordo sobre o comportamento não-verbal de adultos(Universidade Federal do Pará, 2010-06-14) FARIAS, Andréa Fonseca; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; http://lattes.cnpq.br/9018003546303132O presente estudo investigou os efeitos de regras apresentadas na forma de ordem, de sugestão e de acordo sobre o comportamento não-verbal de adultos. Vinte e quatro universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação, em sequência. Na Fase 1 dos Experimentos I e II eram apresentadas regras na forma de ordem, de sugestão ou de acordo. No Experimento I, a ordem, a sugestão e o acordo descreviam apenas uma das duas sequências de respostas que produziam pontos (trocáveis por dinheiro). No Experimento II, estas regras descreviam as duas sequências de respostas que produziam pontos, sendo uma, a sequência ordenada, sugerida ou acordada e a outra, a sequência alternativa. Na Fase II, dos dois experimentos, havia mudança não sinalizada nas contingências de reforçamento. Os resultados mostraram que a ordem, a sugestão e o acordo estabeleceram comportamentos novos. Adicionalmente, mostraram que os comportamentos estabelecidos pela ordem e pelo acordo são mais prováveis de serem mantidos após a mudança nas contingências, quando comparados com os comportamentos estabelecidos pela sugestão. Discute-se que a manutenção do seguir regras depende, em parte, das propriedades formais das regras.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Efeitos de regras com diferentes extensões sobre o comportamento humano(2001) ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; FERREIRA, Karina Vasconcelos DarwichPara investigar se a extensão de uma regra interfere no seguir regras, dezesseis estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. Em cada tentativa, um estímulo modelo e três de comparação eram apresentados ao participante, que deveria apontar para os estímulos de comparação em seqüência. As seqüências corretas eram reforçadas. Cada condição era constituída de três sessões de trinta tentativas. As Sessões 1, 2 e 3 eram iniciadas por: Instruções mínimas na Condição I; Regras R1, R2 e R1, respectivamente, na Condição II; R2, R1 e R2, respectivamente, na Condição III, e R3, R1 e R3, respectivamente, na Condição IV. R3 era mais extensa que R2 e R2 mais extensa que R1. Os resultados mostraram que R1 e R2 foram sempre seguidas. R3 foi seguida apenas na terceira sessão da Condição IV. Sugere-se que a extensão e a complexidade de uma regra pode interferir no seguir regras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos de Regras que Relatam Justificativas Sobre o Comportamento de Seguir Regras(Universidade Federal do Pará, 2012-10-09) MATSUO, Gilsany Leão; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189O presente estudo investigou os efeitos de regras que relatam justificativas sobre o seguimento de regras. 12 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação. Os participantes foram expostos a 4 Condições experimentais que diferiam somente quanto a ordem de apresentação das regras. Foram apresentadas aos participantes regras que relatavam uma justificativa mínima (JMI), justificativa monetária (JMO), justificativa social (JSO) e justificativa monetária mais social (JMO+SO). As regras sempre especificavam duas opções de resposta, uma de baixo custo (EFC) e outra de alto custo (EFCFCE). A Regra com uma justificativa mínima (JMI) não apresentava justificativa para a emissão de qualquer sequência e as demais regras apresentavam justificativas para a emissão da sequência de maior custo (EFCFCE). Os resultados mostraram que 80% dos participantes optaram pela sequência de maior custo (EFCFCE) quando expostos a regras que relatavam justificativas para esta sequência. E 75% dos participantes optaram pela sequência de menor custo (EFC) quando expostos a regra que relatava justificativa mínima (JMI). Conclui-se que os efeitos de regras sobre o comportamento dependem, em parte, de suas propriedades formais.
