Navegando por Assunto "Estrada de Ferro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nos trilhos do esquecimento: uma relação entre a Estrada de Ferro, memória e o ensino de História em Bragança-Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-09-10) SILVA, Romyel Dyllan Cecim de Oliveira; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235Este trabalho sobre ensino de história busca compreender de que forma a Estrada de Ferro Bragança-Belém (1884 - 1964), elemento fundamental para a economia e para a sociedade do nordeste do Estado do Pará, durante todo o período que esteve em vigência, hoje é pouco estudada e pouco lembrada nas salas de aula do ensino básico (aqui trataremos do ensino médio). A falta de protagonismo nas aulas de história se constitui como um dos pontos a serem debatidos no presente artigo, assim como os motivos a que levaram a este esquecimento, ou mesmo ao desmemoriamento referente a este elemento típico do processo civilizatório em meio à Amazônia brasileira. Tal esquecimento é problematizado a partir do ensino de história em sala de aula, contando com o embasamento teórico de diversos historiadores que abordam a memória e seus processos. Apresentamos, também, propostas metodológicas que podem, até certo ponto, suprir as demandas levantadas pelo esquecimento desse importante fato histórico do nordeste paraense.
