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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem CTS no ensino de astronomia: formação de professores mediada pela situação problema “Centro de Lançamento de Alcântra”
    (Universidade Federal do Pará, 2015-01-20) SANTANA, Elisangela Barreto; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa voltada a compreender a contribuição e apreender as possibilidades e restrições da abordagem Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS), mediada por uma situação problema na educação continuada de professores, no sentido de propiciar uma formação reflexiva, crítica e autônoma de professores de Ciências, em específico, no ensino de Astronomia. As construções teóricas em torno da formação de professores estão pautadas nas argumentações do professor reflexivo, mais precisamente na prática reflexiva intencional, na perspectiva da reflexão para a ação. As fragilidades e desafios do ensino de astronomia são apresentados nos referenciais teóricos e a construção de um novo referencial nesse contexto se deu pelas discussões e construções em torno do caso ―Centro de Lançamento de Alcântara‖. O ambiente que compôs esta pesquisa foi um curso de educação continuada, voltada a professores de Ciências, no contexto de uma pesquisa ação, no âmbito de uma pesquisa qualitativa. Participaram desta pesquisa sete professores das redes federal, estadual e municipal de ensino, que por meio de uma ação investigativa, no formato de simetria invertida, se apropriaram dos referenciais teóricos e práticos da abordagem de ensino CTS. Quanto à metodologia de análise, minha opção foi pela análise textual discursiva por entendê-la como facilitadora do processo de buscar, expressar e construir sentidos ao campo investigado. A esse respeito, percebi a pertinência de excertos relacionados às construções de conhecimentos e construções formativas, o que me levou a organizar e apresentar os resultados em duas seções, quais sejam: (1) Formação cidadã: articulando C-T-S e saberes científicos sobre astronomia: nesta seção inclui construções necessárias à apropriação dos saberes científicos relacionadas à questão problema Alcântara e (2) Formação reflexiva para a ação profissional intencional: nos quais convergiram as perspectivas de ações reflexivas, no sentido de reflexão para ação, confluindo diferentes perspectivas dos sujeitos em torno de valores pessoais e profissionais, necessários a uma ação profissional consciente e intencional. O trabalho me mostrou o valor prático da abordagem CTS e a possibilidade de o ensino de Astronomia ser apresentado de maneira contextualizada, prática e reflexiva. Quanto aos professores, proporcionou a construção de um novo referencial e a possibilidade de uma prática pedagógica diferenciada, voltada para a formação cidadã.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétrica
    (Universidade Federal do Pará, 2014-10-23) CARVALHO, Ricardo Haroldo de; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687
    Ao longo de minha experiência, como professor depreendi a necessidade de um ensino de Ciências voltado para o contexto real do educando. As reflexões sobre minha prática docente me motivaram a um desafio de buscar um ensino que relacionasse o domínio conceitual do aluno com situações reais de sua comunidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar indícios de uma postura crítica a partir da concepção de ensino CTS, por meio de problematizações sobre o consumo de energia elétrica. Procurei respostas à questão da pesquisa de como possibilitar a análise crítica por parte dos alunos quanto ao consumo de energia elétrica residencial. A investigação ocorreu por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação desencadeado por meio de um minicurso que foi ministrado em uma temática sobre energia, de forma a integrar os tópicos da unidade de ensino. Como estratégia de análise dos dados coletados, realizei uma análise interpretativa, dando significado às situações problematizadas pelos alunos durantes as aulas. As informações foram obtidas por meio de questionários e registros no diário de campo. Os resultados evidenciaram que a abordagem de ensino CTS possibilitou, aos alunos, a reflexão crítica principalmente sobre valores e questões éticas, relacionando-os a sua realidade social com o hábito de consumo exagerado de energia elétrica, sendo para alguns alunos a ligação clandestina uma justificativa para o desperdício de energia. A pesquisa mostrou o potencial dialógico e transformador dessa abordagem de ensino como o relato de mudança de atitudes de alguns dos alunos frente a essa situação. Acredito que, nesse sentido, esse trabalho demonstrou que a abordagem CTS na escola é viável e que a cidadania precisa ser exercida, sendo o letramento científico e tecnológico e a compreensão de seus direitos e deveres, importante para o exercício da cidadania.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ações avaliativas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela modelagem matemática
    (Universidade Federal do Pará, 2015-06-25) SANTOS JÚNIOR, Augusto Fergusson dos; CHAVES, Maria Isaura de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/1914620696226334; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071
    Este estudo objetiva apontar ações avaliativas evidenciadas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela Modelagem Matemática e consolidá-las como argumento favorável à utilização da Modelagem em contextos educacionais seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Para tanto, lançamos mão de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica que consistiu na análise de Relatos de Experiência de professores que desenvolveram atividades de Modelagem em sala de aula e cujas experiências foram publicadas na VIII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – VIII CNMEM, realizada em 2013. Visto que os documentos considerados tratam de experiências em Modelagem Matemática e não especificamente da avaliação da aprendizagem, realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo meta-análise no sentido de extrair e interpretar evidências outras que não estavam no foco da pesquisa original. Para a condução da análise documental, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2007), segundo a qual foi possível unitarizar e categorizar aspectos relevantes a respeito do fenômeno investigado. A análise dos dados à luz dos referenciais teóricos da Modelagem Matemática e de estudiosos na área da avaliação da aprendizagem apontou que o professor cujas práticas são sistematizadas em ambiente de ensino e aprendizagem gerado pela Modelagem Matemática evidencia ações avaliativas interativas e retrospectivas. As ações avaliativas interativas indicam que, durante execução da atividade de Modelagem Matemática, o professor se detém a avaliar a construção de conhecimentos por parte do educando, tendo a oportunidade de constatar o aprendizado ou intervir a partir da necessidade revelada nas manifestações dos alunos. As ações avaliativas retrospectivas revelam que, após a realização da atividade de Modelagem Matemática, o professor se dispõe a avaliar sua própria prática, no sentido de julgar se os seus objetivos foram alcançados e ponderar ajustes em suas escolhas didáticas para orientar práticas futuras. Dessa forma, o processo de Modelagem Matemática proporciona ações docentes caracterizadas pela concatenação entre as ações de ensino, avaliação e aprendizagem.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A água para o consumo humano: ensino por meio de temas com abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
    (Universidade Federal do Pará, 2016-05-02) RIBEIRO, Dayane Negrão Carvalho; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687
    A água é um tema comumente tratado no ensino de Ciências, mas que num cenário de indisponibilidade do recurso carece de discussões para a formação para a cidadania, mediante ao reconhecimento de problemas científicos e tecnológicos que envolvem seu acesso para o uso e preservação da vida humana. Diante deste cenário, neste estudo busquei verificar como a proposta temática “A Água para Consumo Humano” pode influenciar na formação para a cidadania de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Abaetetuba, gerando nesse contexto duas cartilhas temáticas sobre a proposta, a saber: uma cartilha temática para o aluno e uma cartilha com sugestão de atividades para o professor. A fundamentação teórica desta ultima traz duas seções. A primeira incorpora a abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e seus apontamentos para a melhoria do ensino de Ciências, através do ensino por tema baseado nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), partindo de situações do contexto dos alunos, a fim de envolvê-los ativamente na busca de soluções, através de atividades diversificadas.Na segunda seção escrevo sobre os conhecimentos científicos relacionados à água e o sua influencia no ensino de Ciências. O ambiente de pesquisa foi constituído através de um minicurso, em que participaram onze alunos do sexto ano do ensino fundamental como sujeitos da pesquisa, além da professora-pesquisadora. A pesquisa-ação foi a opção metodológica escolhida nesta pesquisa para acoleta de dados, sendo estes analisados a luz da análise interpretativa de Creswell (2007). Os dados obtidos mostraram que a temática trabalhada dentro da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente permite aos alunos reconhecerem os problemas da sua realidade, possibilitando sua inserção na busca por soluções e, ainda, mostra a importância de trabalhar a realidade cotidiana, dando atenção às dificuldades dos alunos em se expressar de forma oral e escrita. Quanto à professora pesquisadora, este estudo mostrou como a prática reflexiva foi importante para a condução dasatividades do minicurso. Em relação ao produto deste trabalho, as duas cartilhas para uso em situação de ensino-aprendizagem, eu considero que possibilitaram o tratamento do tema, pois despertou o interesse dos alunos em continuar as atividades culminando em palestras para a comunidade escolar. E ainda, houve a elaboração de uma carta pelos alunos com propostas para solução dos problemas identificados e que foi encaminhada à direção da escola visando o conhecimento dos problemas e das possíveis soluções observadas pelos alunos no seu ambiente escolar, no que concerne ao acesso à água para o consumo humano.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação de software estatístico na prática de ensino em ciência da educação
    (Universidade Federal do Pará, 2022-02-16) SILVA, Sarley de Araújo; MAGNO, Rui Nelson Otoni; http://lattes.cnpq.br/9017163598972975
    O CEP proporciona o controle de qualidade das aplicações de engenharia de uma instituição, ou seja, na escolha de questões e análise de variáveis. Este controle faz uso de ferramentas estatísticas para melhoria contínua do processo. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo controlar as anormalidades em problemas de probabilidade e estatística através do uso das cartas de controle do Software Minitab, de forma especifica buscou-se a implantação dos conceitos das cartas de controle por variáveis e atributos. Para a realização desta temática foi utilizada a metodologia quantitativa e a carta de controle do Software Minitab. Os resultados obtidos nos gráficos apresentados no decorrer deste estudo nos permitiram identificar, corrigir e reduzir variações em problemas de estatística proporcionando soluções claras e precisas para as questões mais complexas. Conclui-se que o uso do software traz melhoria em aplicações das ciências estatísticas torna-se importante para solução de problemas em diversas áreas, pois questões analisadas por esse método reduz-se as variabilidades alcançando resultados com maior precisão. Sendo assim, a ferramenta estatística a partir das cartas e suas ações corretivas é capaz de estabilizar os desvios padrão e melhorar o padrão especifico das aplicações propostas no ensino de ciência da educação.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão
    (Universidade Federal do Pará, 2011-03-01) SILVA, Paulo Vilhena da; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865
    Neste trabalho, investigamos o aprendizado de regras matemáticas no contexto da sala de aula, com ênfase, principalmente, nas discussões sobre a linguagem. Nosso objetivo principal foi pesquisar as dificuldades de ordem lingüística, enfrentadas pelos alunos no decurso do aprendizado das regras matemáticas, em especial, o conceito/algoritmo da divisão. Para tanto, discutimos, entre outras coisas, o tema “seguir regras”, proposto pelo filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. Nosso trabalho e nossas análises foram fundamentadas, principalmente, na filosofia deste autor, que discute, entre outros temas, a linguagem e sua significação e os fundamentos da matemática, bem como nas reflexões do filósofo Gilles-Gaston Granger que analisa as linguagens formais. Realizamos uma pesquisa de campo que foi desenvolvida na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em uma turma da quarta série do ensino fundamental. As aulas ministradas pela professora da turma foram observadas e, posteriormente, foi solicitado aos alunos que resolvessem problemas de divisão verbais e não-verbais, seguido de uma breve entrevista, na qual indagamos, entre outras questões, como os alunos resolveram os problemas envolvendo a divisão. Em nossas análises destacamos algumas dificuldades dos alunos, percebidas nas observações e em seus registros escritos ou orais: alguns alunos, em suas estratégias de resolução, inventam novas “regras matemáticas”. Há ainda aqueles que “confundem” os contextos na resolução de problemas matemáticos verbais, bem como a dificuldade de compreensão de problemas que trazem informações implícitas.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem baseada em problemas e o raciocínio hipotético-dedutivo no ensino de ciências: análise do padrão de raciocínio de Lawson em um curso de férias em Castanhal (PA)
    (Universidade Federal do Pará, 2013-09-10) NEVES, Moisés David das; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729
    Com o objetivo de estudar e apontar recursos metodológicos que favoreçam o raciocínio lógico e a autonomia do aluno, esta pesquisa avalia se e como os participantes de um curso de férias desenvolvem o padrão se / e / então / e ou mas / portanto descrito por Anton Lawson. O autor postula que este padrão de raciocínio hipotético-dedutivo é comum na forma como a humanidade adquire conhecimento e nas pesquisas científicas. A abordagem pedagógica do curso investigado segue os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e objetiva estimular os participantes a produzirem seu próprio conhecimento a partir de problemas investigados por meio de experimentos com metodologia científica. O público do curso eram alunos do ensino médio e professores de física, química, biologia e matemática. Os seminários de socialização das atividades e resultados alcançados pelo cursistas foram videogravados, gerando os dados empíricos desta pesquisa qualitativa. A análise dos discursos revelou que o padrão de Lawson é desenvolvido, mas não de forma consciente e claramente expressa em algumas etapas. A previsão de resultados para os testes é confundida com a hipótese, confirmando uma tendência universal apontada por Lawson. À luz do cognitivismo de Piaget e Ausubel, mostra-se a importância de fazer previsões, porque estas podem acionar conhecimentos prévios, criando oportunidades para construção e/ou descoberta de novos conhecimentos. Destaca-se ainda a importância das trocas sociais à luz de Vygostky, assim como o papel do professor no processo de aprendizado ativo. Alguns professores cursistas mostraram desconforto em questionar o que parece óbvio. Já os alunos apresentaram dificuldade em formular questões-problema relacionadas ao seu cotidiano. Mas, à medida que exploravam os animais do acervo, começavam a fazer observações intrigantes e novas perguntas, sugerindo predominância de pensamentos na fase operatório-concreta e apontando para a necessidade de se desenvolver o pensamento hipotético-dedutivo. Com a evolução das atividades, perceberam-se avanços no raciocínio e argumentação dos cursistas em geral. Conclui-se que seguir padrões como o de Lawson é útil na tarefa de promover habilidades de raciocínio, na medida em que oferece uma ferramenta de observação e avaliação sobre como os alunos estão pensando, dando ao professor oportunidade de planejar ações e intervenções pedagógicas. Conclui-se também que a atividade experimental pode ser rica em situações estimuladoras do raciocínio lógico, desde que acompanhada por momentos de reflexão. Os resultados falam também a favor da Aprendizagem Baseada em Problemas como estimuladora da motivação intrínseca e de habilidades cognitivas superiores. Avalia-se que saber como buscar a resposta é mais importante do que saber a resposta, o que requer mudanças curriculares para que, de fato, desenvolver a capacidade cognitiva seja uma prioridade em relação à transferência de grande quantidade de conhecimentos teóricos.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem em modelagem matemática pelas interações dos elementos de um sistema de atividade na perspectiva da teoria da atividade de Engestrom
    (Universidade Federal do Pará, 2015-10-23) BRAGA, Roberta Modesto; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071
    A presente tese, intitulada “Aprendizagem em Modelagem Matemática pelas interações dos elementos de um sistema de atividade na perspectiva da Teoria da Atividade de Engeström” teve como objetivo compreender repercussões na aprendizagem pelas interações evidenciadas no ambiente de Modelagem Matemática, na perspectiva da Teoria da Atividade de Engeström. Para alcançar este objetivo desenvolvi, no âmbito do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM), do Campus Universitário de Castanhal (UFPA), atividades de Modelagem com grupos de alunos do curso de Matemática em formação, graduados ou pós-graduandos para obtenção dos dados via observação e entrevista. A partir dos princípios da Teoria da Atividade de Engeström, a Modelagem Matemática desenvolvida pelos alunos foi compreendida como um sistema de atividade que envolve os elementos (sujeito, objeto e comunidade, artefatos mediadores, regras e divisão do trabalho) que se relacionam para atingir um resultado, ou seja, são mediados por interações para alcançar um resultado. A pesquisa mostrou que o trabalho coletivo, a historicidade e a multivocalidade dos sujeitos atuando na superação de contradições para alcançar transformações expansivas repercutem em aprendizagem em Modelagem Matemática, configurada como um sistema de atividade, pelas interações dos elementos do próprio sistema.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atitude linguística e revitalização da Língua Mundurukú: observações preliminares
    (Universidade Federal do Pará, 2014-04-07) FRANCÊS JÚNIOR, Celso; MARGOLIN, David; PICANÇO, Gessiane Lobato; http://lattes.cnpq.br/8504849027565119
    Os Mundurukú do Kwatá-Laranjal estão incluídos na lista de comunidades indígenas que apresentam a língua num processo de perigo iminente. A língua, que recebe o mesmo nome da etnia mundurukú, é pertencente à família mundurukú, do tronco tupi, a qual, antigamente, era falada por povos mundurukú que habitavam os estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas, entretanto, a concentração maior de indivíduos é nos dois últimos estados. O foco deste estudo está na comunidade indígena mundurukú do Kwatá-Laranjal, no Estado do Amazonas, pois indivíduos desta comunidade já não falam mais a língua nativa e por esse motivo manifestam o interesse revitalizar e fortalecer sua identidade e cultura. Assim, o Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), denominado Licenciatura Específica para Formação de Professores Indígenas/Turma Mundurukú (AM/PA), além do objetivo de formação em nível superior, pretende também ser instrumento da revitalização da língua mundurukú em aulas com disciplinas específicas da língua. É nesse contexto, da licenciatura específica para formação de professores indígenas, que nossa pesquisa está inserida; objetivando verificar as atitudes linguísticas em relação à língua original da comunidade indígena mundurukú do Amazonas dentro do processo de revitalização. Dessa forma, a metodologia adotada é de cunho quantitativo e o corpus da pesquisa foi coletado a partir da realização de entrevistas sistematizada por questionário. Tal instrumento de pesquisa visa comparar os comportamentos dos alunos diante das línguas, portuguesa e mundurukú, com relação a: i) atitude cognitiva (conhecimento da língua); ii) atitude afetiva (preferência por uma ou outra língua); iii) atitude comportamental (uso linguístico habitual e transmissão da língua). Atitude é, segundo Fernández (1998, p. 181), “a manifestação de preferências e convenções sociais acerca do status e prestígio de seus usuários”. Esta manifestação de preferência por uma língua ou variante linguística de comunidades minoritárias é condicionada pelos grupos sociais de maior prestígio (geralmente comunidades majoritárias). Aqueles que detêm maior poder socioeconômico ditam a pauta das atitudes linguísticas das comunidades de fala minoritárias (AGUILERA, 2008). O interesse desta pesquisa centra-se na atitude que o povo mundurukú do amazonas assume no uso da língua que aprenderam e na língua a que virão aprender como forma de resgate de sua identidade. Neste sentido, procurou-se entender como a atitude, positiva ou negativa; aceitação ou rejeição, e nos componentes cognitivos, afetivos e comportamentais pode determinar o futuro de um processo de revitalização. Contudo, observa-se a contradição destes elementos na análise das entrevistas, onde os informantes manifestam interesses diferentes de suas ações em relação à língua que querem resgatar.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de compreensão oral como insumo para a produção oral/escrita em Português língua estrangeira: preparação para o exame CELPE-BRAS
    (Universidade Federal do Pará, 2010-12-06) GAYA, Karina Figueiredo; CUNHA, José Carlos Chaves da; http://lattes.cnpq.br/3117544056791050
    O ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) tem apresentado um crescimento significativo no Brasil e mundo. Acordos internacionais, de caráter tanto acadêmico quanto comercial, colocam a língua Portuguesa em evidência. Motivados por esse novo cenário, muitos profissionais e estudantes estrangeiros têm procurado por cursos de PLE. Alguns desses se submeterão ao exame CELPE-Bras – iniciativa do Ministério da Educação do Brasil para consolidar o ensino de PLE no mundo. Os professores que atuam na preparação de candidatos estrangeiros a esse exame se deparam com dificuldades para encontrar materiais possibilitem o desenvolvimento da compreensão oral de seus alunos. Neste trabalho procuramos apontar um caminho para o ensino-aprendizagem da compreensão oral em PLE partindo dos gêneros textuais orais como insumo. Para tanto, buscamos suporte teórico fundamentado no Interacionismo sociodiscursivo (Teoria dos Gêneros e modelo de Sequência Didática) e tentamos aproximar a Abordagem Comunicativa da Abordagem por Gêneros no ensino de Língua Estrangeira. Partindo desses pressupostos teóricos propomos várias Sequências Didáticas para o ensinoaprendizagem da compreensão oral em PLE, elaboramos e aplicamos atividades de compreensão oral. Descrevemos e analisamos tais atividades e tentamos mostrar em que medida o ensino-aprendizagem de PLE utilizando o gênero textual como insumo e aplicado a luz da abordagem comunicativa pode facilitar o desenvolvimento da compreensão oral de alunos estrangeiros candidatos ao exame CELPE-Bras.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem em língua inglesa no primeiro ano do ensino fundamental em escolas públicas do município de Castanhal (PA)
    (Universidade Federal do Pará, 2014-06-27) BARBOSA, Emília Gomes; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da; http://lattes.cnpq.br/0057919162522146
    O presente estudo investiga as práticas avaliativas em inglês como Língua Estrangeira para Crianças (LEC) no primeiro ano do ensino fundamental das escolas públicas no município de Castanhal, PA. A pesquisa teve como objetivo analisar quais as orientações contidas nos documentos oficiais municipais no que diz respeito ao ensino e à avaliação em LEC, descrever as práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes nesse contexto, analisar a integração dessas práticas com os objetivos de ensino e aprendizagem de LEC e indicar pistas que possam, teórica e metodologicamente, tornar essas práticas mais eficazes. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter documental, na qual foram analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino e a avaliação em LEC no município, 220 relatórios de desenvolvimento, que são o instrumento de avaliação preconizado para esse nível da escolaridade, além de entrevistas e questionários com 14 docentes que atuam nesse contexto. O referencial teórico sustenta-se nas contribuições de Cameron (2001), Strecht-Ribeiro (2005) e Scott e Ytreberg (1990) sobre o ensino-aprendizagem de LEC, bem como na discussão de alguns aspectos da avaliação da aprendizagem (HADJI, 1994; 2007; BONNIOL e VIAL, 2001; FERNANDES, 2009; PERRENOUD, 1999) e da avaliação da aprendizagem em LEC (MCKAY, 2006; IOANNOU-GEORGIOU, 2011; SHAABAN, 2001). Para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (ROSA, 2013). Os resultados da análise indicam uma ausência de coerência entre as práticas avaliativas e os objetivos e princípios do ensino de LEC. Os dados revelam ainda a falta de formação para ensinar, avaliar e elaborar programas de LEC, aliada a uma já conhecida tendência em se priorizar aspectos estruturais no ensino de línguas estrangeiras, em detrimento de atividades comunicativas. Por fim, este trabalho mostra a necessidade de promover outras pesquisas que investiguem as práticas avaliativas em LEC e, da urgência em se definir diretrizes oficiais nacionais para o ensino e avaliação que levem em consideração as características e necessidades das crianças nesse contexto.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso de tecnologias digitais no apoio ao processo de modelagem matemática
    (Universidade Federal do Pará, 2014-10-17) FURTADO, Alfredo Braga; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071
    Nesta pesquisa investigou-se a utilização das Tecnologias Digitais quando a Modelagem Matemática é empregada como estratégia de ensino de Matemática, tendo como propósito avaliar a aprendizagem ocorrida neste ambiente. Para consecução deste objetivo, a Modelagem Matemática foi estudada e identificada uma perspectiva de modelagem a ser empregada no trabalho; depois fez-se estudo da utilização das Tecnologias Digitais (TD) na Educação, atentando para as potencialidades e as restrições mencionadas na literatura. Como referenciais teóricos, foram estudadas as teorias de informatização de Tikhomirov, em especial a teoria da reorganização do pensamento e a teoria da atividade de Leontiev e Engeström e o Coletivo Pensante de Pierre Lévy. O propósito aqui foi formular uma metodologia para ensino de Matemática com Modelagem e Tecnologias Digitais, que levasse em conta as condições necessárias que garantissem melhorias efetivas na aprendizagem. Desta forma, foi proposta uma metodologia que incorpora no processo de Modelagem explicitamente uma etapa de utilização de TD, como também dá ênfase na avaliação formativa durante o processo de ensino, de tal maneira que os projetos de modelagem desenvolvidos alcancem os objetivos de aprendizagem esperados. Condicionantes para sucesso das Tecnologias Digitais na Educação foram identificados. A metodologia proposta foi implementada para uma turma da disciplina “Modelagem Matemática” do PPGECM/ICEMCI/UFPA, o que possibilitou avaliar aplicabilidade, alcance, resultados, pertinência e os pressupostos que precisam ser atendidos para garantir melhorias de aprendizagem no contexto da pesquisa. Como resultados da pesquisa qualitativa realizada são apontados: respeitados os condicionantes identificados, as Tecnologias Digitais efetivamente potencializam a aprendizagem. Foram identificados fatores que evidenciam a citada melhoria de aprendizagem.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação formativa na Licenciatura de Espanhol: autoavaliação e autorregulação em foco
    (Universidade Federal do Pará, 2014-05-21) NEYRA, Patricia; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da; http://lattes.cnpq.br/0057919162522146
    Neste trabalho discute-se uma experiência com a avaliação formativa voltada para a autoavaliação e autorregulação das competências linguageiras e das estratégias de aprendizagem. A pesquisa aqui relatada tinha por objetivo identificar o que estudantes de Licenciatura de Espanhol Língua Estrangeira (E/LE) autoavaliam e autorregulam em sua aprendizagem, que impacto tem a autoavaliação e autorregulação efetivas em suas competências de comunicação e de aprendizagem e, por fim, que atividades didáticas favorecem a autoavaliação e autorregulação dessas competências. Para alcançarmos os objetivos propostos, optamos por realizar uma pesquisa-ação, que foi desenvolvida na disciplina Língua Espanhola III da Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Castanhal, com base em suporte teórico de autores pesquisados, como Allal (1986; 2007), Bonniol e Vial (2001), Perrenoud (2007), entre outros. Para a análise dos dados obtidos, foi observado como três estudantes da turma tinham lidado com as atividades formativas propostas ao longo do curso e relacionando seu desempenho na disciplina com sua atitude no tocante a essas atividades. Os resultados revelam que inicialmente os objetos mais avaliados e autorregulados pelos alunos diziam respeito às competências linguísticas. No entanto, conforme os aprendentes eram induzidos a refletirem sobre outras dimensões da aprendizagem da língua estrangeira, alguns deles passaram a incluir em suas autoavaliações e autorregulações outros aspectos, como os metacognitivos, o que favoreceu uma melhoria das competências comunicativas e de aprendizagem. As atividades formativas que propiciaram uma autoavaliação e autorregulação mais eficazes foram o roteiro de autoavaliação, o diário de aprendizagem, a elaboração de objetivos comunicativos e de critérios de avaliação, bem como situações que envolviam práticas de autoavaliação, coavaliação e avaliação mútua.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação somativa nas sequências didáticas para o oral e a escrita em português
    (Universidade Federal do Pará, 2011-09-23) SILVA, Denise Prado da; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da; http://lattes.cnpq.br/0057919162522146
    Desde os anos 80, a avaliação somativa tem sido denunciada como sendo um dos principais mecanismos de classificação, de seleção e de exclusão social. As críticas suscitaram várias propostas de transformações das práticas avaliativas levando ao predomínio teórico da modalidade formativa. Consequentemente, as pesquisas sobre a modalidade somativa foram relegadas a um segundo plano. Porém, esta modalidade continua amplamente usada por professores do nível básico ao acadêmico. Além disto, a aplicação desta modalidade é necessária para a validação e certificação, pelo sistema educacional, dos resultados obtidos ao término de um período de aprendizagem. Recentemente, tem sido cada vez mais divulgadas as propostas de Schneuwly e Dolz (2004) para o desenvolvimento das capacidades de produção textual em língua materna com base no procedimento didático-metodológico chamado “Sequência Didática” com vistas ao domínio de uma diversidade de gêneros da escrita e da oralidade. Embora os autores tenham previsto a realização da avaliação somativa em um dos componentes do modelo (a produção final), pouco parece ser dito ou escrito em torno das práticas que tal modalidade pressupõe e sobre sua inclusão em uma proposta marcadamente formativa. Esta pesquisa tem como objetivo, portanto, identificar dificuldades e possíveis soluções a respeito da realização da avaliação somativa em Sequências Didáticas para o oral e a escrita no ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Após caracterizar a avaliação somativa e os instrumentos que essa modalidade mobiliza no ensino/aprendizagem da língua portuguesa, propõe-se a análise de um corpus de dezessete documentos acadêmicos com propósito de verificar como a avaliação somativa foi realizada nas diferentes Sequências Didáticas relatadas nestes documentos. Para tal, foi observada a ocorrência ou não da avaliação somativa na produção final, os objetos de aprendizagem levados em conta na sua realização e os sujeitos desta modalidade de avaliação. Conclui-se, mostrando a importância da articulação dessa modalidade com a modalidade formativa pressuposta na Sequência Didática.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos
    (Universidade Federal do Pará, 2011-04-01) NEVES, Maria Janete Bastos das; SILVA, Francisco Hermes Santos da; http://lattes.cnpq.br/3912906225739008
    A pesquisa tem como premissa fundamental analisar situações de ensino de matemática com o conteúdo de problemas multiplicativos classificados com base em Huete e Bravo (2006) mediante a prática docente de professores (surdos e ouvintes) com alunos surdos, buscando indicativos de obstáculos metodológicos que podem estar presentes no processo de comunicação matemática em situações de ensino envolvendo estes sujeitos. Como eixo norteador da pesquisa, buscamos um referencial teórico que embasa o processo de ensino e aprendizagem para surdos com ênfase na especificidade do ensino de matemática que tem como veículo propulsionador a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), procuramos suscitar reflexões acerca de quais condições devem sustentar este ensino. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. Os registros foram feitos através de filmagens. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didáticos e pedagógicos, presentes nas ações dos sujeitos de pesquisa e que contribuíram para a obstaculização ou sucesso do ensino e aprendizagem do conteúdo envolvido. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido competências que passam por um amplo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e estratégias de ensino específicas.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Concepções de significado: implicações no ensino da matemática na alfabetização
    (Universidade Federal do Pará, 2015-03-20) SILVA, Carlos Evaldo dos Santos; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865
    Discutir sobre as implicações que a concepção de linguagem tem no ensino da matemática na alfabetização é o objetivo deste trabalho. Para isso, nos apoiaremos nas compreensões sobre o significado da linguagem presentes na segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein. Na busca em atribuir significado à linguagem matemática encontramos duas perspectivas: uma compreende a linguagem como mera representação de objetos do mundo, sejam eles reais, ideais ou mentais, ou seja, seu significado estaria nesses entes extralinguísticos – a referencial; a outra, delega à linguagem o papel de protagonista, considerando-a como elemento constituinte do mundo, que carrega em si o seu significado – a pragmática. É esta última que dissolve, a nosso ver, as confusões pedagógicas existentes no ensino da matemática e que nos dá melhores respostas aos problemas relativos à significação do conhecimento dessa disciplina. Nossa pesquisa empírica se deu com uma professora alfabetizadora da rede Municipal de Educação de Belém em momentos em que pudemos observar sua atuação em sala de aula e numa entrevista que nos possibilitaram compreender suas concepções sobre a linguagem e que confusões seriam decorrente delas. Constatamos que a concepção referencial é dominante e que três importantes confusões são presentes: a primeira é atribuir a uma regra necessariamente uma função descritiva; a segunda consiste em não considerarmos os diversos jogos de linguagem que compõem o cotidiano da sala de aula; e a última é o apelo para que deixemos o ensino tradicional, pautado numa prática supostamente “mecânica” e “passiva”, por um ensino que proporcione a “autonomia” de nossas crianças, permitindo que elas possam construir naturalmente seu conhecimento, descaracteriza e desvaloriza a principal função do professor, que é ensinar.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    O conhecimento matemático-didático do professor do multisseriado: análise praxeológica
    (Universidade Federal do Pará, 2013-05-03) SILVA, Reginaldo da; GUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033
    Esta pesquisa investiga a construção de praxeologias matemáticas realizada por uma professora em uma turma multissérie, de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede Pública Municipal da Comunidade Espirito Santo, pertencente à Cidade de Santa Maria do Pará. Neste trabalho, buscamos evidenciar, por meio da transposição de praxeologias matemáticas dos livros didáticos das classes seriadas para as classes multisseriadas, os valores das variáveis institucionais e epistemológicas que conformam os milieux da professora na Transposição Didática Interna, na perspectiva de condições e restrições ao trabalho docente na instituição multisseriada. Essa transposição de praxeologias que ocorre no ambiente das classes multisséries é identificada como problema docente que, ao ter a dimensão epistemológica adicionada, constitui-se sob o quadro da Teoria Antropológica do Didático em problema didático. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, numa abordagem etnográfica adaptada à educação, em consonância com Lüdke e André. As análises mostram os valores das variáveis e a articulação entre eles na (re)construção de praxeologias matemáticas no “texto de saber” e na gestão destas em sala de aula, como também mostram a reflexão da professora, na primeira fase da Transposição Didática Interna, sobre a segunda fase da Transposição Didática Interna e vice versa. As análises são construídas com base em elementos da Teoria Antropológica do Didático e no modelo praxeológico docente relativo, o qual se constitui como elemento importante na análise no que se refere a identificar os valores das variáveis institucionais e epistemológicas que conformam os milieux da professora sujeito da pesquisa nas duas fases da Transposição Didática Interna, a evidência do problema didático e a retroalimentação que ocorre entre esses blocos de variáveis e seus respectivos valores, o que revela a construção do conhecimento matemático-didático da professora.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Do cinema à educação: trânsitos musicais na concepção de videoaulas
    (Universidade Federal do Pará, 2016-06-16) SAMPAIO, Nilze de Sá; SOUZA, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217
    Esta pesquisa teve como objetivo fazer o estudo da concepção musical de videoaulas a partir dos usos musicais do cinema, utilizando-se como referência principal os conhecimentos de Michel Chion, por meio das obras “A audiovisão” (2011) e “La música en el cine” (2014). Embasaram também este estudo, no que se refere: à estrutura da linguagem cinematográfica, Martin (2013) e Mascelli (2010); à semiótica discursiva, Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); à arte e educação, Duarte (2000); à educação a distância, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); à videoaula, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire (2007). A presente pesquisa se justificou pela mudança que vem ocorrendo no âmbito da educação, fortemente influenciada e dinamizada pelas tecnologias da informação e da comunicação, e ainda pela necessidade de unir a estética à educação, em busca de processos de ensino-aprendizagem que considerem as particularidades humanas, incluindo a dimensão do sentir nesse processo. Para a análise realizada foi utilizado o percurso gerativo de sentido, conforme a semiótica discursiva, e dois instrumentos criados pela pesquisadora que foram o Mapa sonoro/musical e a Lista sintética dos usos musicais. O Mapa sonoro/musical procurou identificar de um modo geral o discurso e questões didáticas, e de um modo específico, aspectos musicais como a questão das dominantes sonoras, dos usos musicais e dos pontos de utilização e sincronização da música na produção de sentido. Na Lista sintética dos usos musicais foram apresentados os usos musicais segundo Chion, a descrição e a exemplificação respectiva, inclusive com indicação de links na internet. Também para auxílio na análise foi definida uma tipologia de videoaulas em que foram identificadas semelhanças nas estruturas das videoaulas disponíveis na internet, chegando-se à seguinte classificação: videoaula informativa/ instrutiva, videoaula educativa modelo presencial e videoaula educativa com recursos de pós-produção. Mediante esses conhecimentos buscou-se esclarecer a questão de “Como a música pode ser utilizada na concepção de videoaulas, a partir dos seus usos no cinema?”. Percebeu-se após as análises que a presença da música varia conforme o tipo de videoaula e o seu momento de utilização. Assim, nas videoaulas com maior variedade de recursos discursivos, como os tipos videoaula informativa/ instrutiva e videoaula educativa com recursos de pós-produção, notou-se maior presença da música para a materialização do discurso. Inversamente, nas videoaulas com menor variedade desses recursos, notou-se uma menor presença musical, como no tipo videoaula educativa modelo presencial. Quando a música é pensada na concepção da videoaula, de um modo geral, também é maior sua possibilidade de uso do que quando trabalhada na videoaula já gravada. Esses são processos de trabalho distintos, mas que deverão ter em vista o uso da música para reiteração e materialização do discurso. Os usos musicais mais frequentes foram: continuidade e fluência do filme; representação simbólica; continuidade e descontinuidade dos planos sonoros; sincronização; temporalização da imagem; coestruturação e coirrigação; e movimentação das imagens. Diante do exposto, concluiu-se que a música é um recurso pedagógico, um componente discursivo da videoaula que pode ser utilizado para a sua coestruturação e para questões audiovisuais fundamentais, possibilitando uma educação estética.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
    (Universidade Federal do Pará, 2013-12-12) BUZA, Ruth Gabriel Canga; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513
    O contexto angolano serviu de cenário para a realização deste trabalho. Foram pesquisadas três escolas da rede pública de ensino. Contamos com dois professores de cada escola, sendo estes docentes da disciplina de Estudo do Meio (que pode ser considerada como a disciplina de Ciências aqui no Brasil), lecionam no ensino primário (termo usado para o ensino fundamental). Este trabalho é de natureza qualitativa, na abordagem narrativa, e com esta escolha tivemos a oportunidade de mergulhar nas experiências relacionadas com a prática docente desses professores em sala de aula, tendo como objetivo analisar a inserção da temática ambiental na prática docente em Angola. Angola possui em sua história inúmeras marcas de exploração e guerra, que trouxeram grande impacto para a sociedade angolana, o que nos permite até hoje perceber deficiências de ordem mental e moral nos filhos e filhas oriundos dessa terra. Escrever sobre a educação no país é escrever sobre como os professores e alunos conseguem transpor as múltiplas dificuldades vividas diariamente, e, mesmo num contexto adverso, ainda investir no ensino-aprendizagem dos estudantes, confiantes na construção de um futuro melhor. Com a pesquisa foi possível ouvir os professores e registrar relatos sobre o modo como a temática ambiental é inserida em sala de aula. No entanto, com a observação do espaço escolar, também foi possível notar a necessidade de uma abordagem mais aprofundada, já que foi perceptível notar falhas relacionadas aos cuidados com a escola. A Educação Ambiental foi evidenciada como preocupação educacional, embora seja necessária sua implantação como política pública e formação continuada de professores para que se possa constituir processo cultural, o que necessita mudança cultural.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Educação matemática no Pará: genealogia, institucionalização e traços marcantes
    (Universidade Federal do Pará, 2014-03-12) SILVA, Neivaldo Oliveira; MENDES, Iran Abreu; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668
    A presente pesquisa tem como tema a Educação Matemática no Pará e como objeto de investigação a análise das dinâmicas de sua constituição e, mais especificamente, sua origem, seu processo de organização, difusão, institucionalização e caracterização, tendo como referência os grupos de estudos e pesquisas que se organizaram no estado, seus contextos, suas ramificações assim como as produções realizadas na área, principalmente sob a forma de dissertações e teses. Minha intenção é analisar a Educação Matemática existente no Pará, buscando identificar suas formas de estruturação e organização, além da análise da produção existente, no sentido de identificar ênfases, tendências, traços e características marcantes, capazes de dar indicativos do momento atual do seu processo de desenvolvimento. Inicio definindo a abordagem da pesquisa para, em seguida, fazer uma incursão epistemológica de modo a compreender a Educação Matemática como campo profissional e de pesquisa relacionado à realidade e aos processos de ensino e aprendizagem. Para tal, tomo como referência ARAUJO (1980), CARVALHO (1991), BICUDO (1994) e FIORENTINI & LORENZATO (2006). De modo a contextualizar a pesquisa faço um breve percurso nos cenários da produção da Educação Matemática no Pará, com a menção de aspectos históricos e sociais da cidade de Belém e do Estado do Pará, incluindo as Universidades onde os grupos foram se organizando e de onde se originam as pesquisas levantadas e analisadas. Feito isso, descrevo a trajetória da Educação Matemática no Pará, sob a forma de genealogia, com um traçado que tem como referência inicial os resultados de pesquisa realizada anteriormente por mim para, em seguida, apresentar resultados que me possibilitam identificar um Movimento que tem como raiz principal o Grupo de Matemática que se formou no antigo Clube de Ciências da UFPA, que funcionou como ponto de difusão e disseminação de ideias e concepções, além de se materializar como ponto de convergência de estudiosos sobre o tema. Na continuidade, busco identificar características que me permitam afirmar que as ações de Educação Matemática foram institucionalizadas no nosso contexto, o que confirmo com o estudo e, finalmente, busco interpretar para compreender o significado e os sentidos implícitos às produções, em termos de organização, classificação e inferências, que se originam do Movimento delineado, apresentando resultados, sob a forma de estado da arte, que apontam para ênfases nas áreas temáticas Modelagem Matemática, Ensino/Aprendizagem de tópicos específicos, Resolução de Problemas, Materiais didáticos e meios de ensino, Formação de Professores, Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos. A diversidade de temáticas, a relação com a cultura local, assim como a conexão entre elas começam a emergir como traços que marcam a Pesquisa em Educação Matemática no Pará.
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