Navegando por Assunto "Estudos Culturais"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mídia e diáspora venezuelana: recepção dos leitores sobre a migração no G1 Roraima(Universidade Federal do Pará, 2020-03-20) BEZERRA, Gersika do Nascimento; MORAIS, Vângela Maria Isidoro de; http://lattes.cnpq.br/3445758357722488; DUTRA, Manuel José Sena; http://lattes.cnpq.br/2597192749872675A presente dissertação faz um estudo de recepção nos processos comunicacionais sobre a migração transnacional Venezuela-Brasil, com foco sobre a fronteira Norte do país pelo estado de Roraima. A análise se constrói mediante a produção jornalística do portal G1 Roraima no período de janeiro de 2016 a agosto de 2018. A Venezuela tem um histórico de oscilação da economia e atravessa um colapso político, econômico e social, havendo grande desabastecimento de alimentos e remédios, entre outros produtos de primeira necessidade, bem como uma superinflação, ocasionando a intensificação do fluxo migratório de venezuelanos que têm se mudado para Roraima e outros lugares em busca de sobrevivência e melhores condições de vida. Com isso, a diáspora venezuelana entrou na pauta do jornalismo mundial, nacional e local, sendo que este tem lançado olhar atento, particular e especializado ao tema, aumentando o número de publicações sobre o assunto. A pesquisa tem como objeto empírico o estudo dos comentários das publicações do site jornalístico G1 Roraima sobre a migração dos venezuelanos. Assim, busca-se verificar quais sentidos são elaborados nos comentários deixados pelos leitores nas matérias jornalísticas acerca do tema da migração recente para Roraima. A base teórica aborda as migrações transnacionais e seus conceitos, os estudos de recepção latino-americanos e a internet como dispositivo cultural. Partimos de uma revisão bibliográfica que inclui George Simmel, Jesus Martín-Barbero, Néstor Garcia Canclini, Stuart Hall, Denise Cogo e Vilso Santi Junior. O procedimento metodológico consiste em pesquisa empírica, multimetodológica de cunho qualitativo, com sustentação dos estudos culturais de vertente latino-americana, além da análise de conteúdo, utilizando como métodos de coleta as pesquisas bibliográfica e documental, a entrevista em profundidade e o levantamento de comentários de leitores das notícias sobre a migração. Como resultados apontamos os comentários como espaços de negociação de sentidos, com exposição de opiniões que abordam desde o contexto político atual brasileiro até o debate sobre diversos aspectos da cultura nacional, fragilidades internas do Brasil, e da geopolítica mundial, passando por temas que envolvem valores, como solidariedade e compaixão, além de repulsas como aporofobia e xenofobia.Tese Acesso aberto (Open Access) A presença da mulher na música do Pará: o texto na canção de autoria feminina, da Belle Époque até a primeira metade do século XX(Universidade Federal do Pará, 2020-08-25) SOUZA, Dione Colares de; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592; https://orcid.org/0000-0001-7597-7834Objetiva-se constatar a presença feminina na produção artística e musical em Belém do Pará, da Belle Époque até a primeira metade do século XX, a partir do texto na canção de autoria de compositoras que nasceram ou viveram no Pará. Trata-se de pesquisa interdisciplinar para se compreender a produção musical de autoria feminina, a partir de uma perspectiva historiográfica, sociológica e de gênero que propiciará também desvelar os processos de inserção da mulher no âmbito das práticas culturais desse período, além de se depreender a relação entre o texto e a linguagem musical. Portanto, são elucidadas as seguintes questões: Quais são as canções de autoria feminina no período investigado? Houve crítica, recepção e circulação da canção de autoria feminina no período da Belle Époque no Pará até a metade do século XX? Qual a relação dessas representações artísticas musicais com o pensamento social, a realidade cultural e o ideário estético da época? Em meio à experiência cultural da Belle Époque, a canção de autoria feminina dispõe de particularidades amazônicas em seus estratos literários e musicais ou projetam uma relação de poder ou discurso socioideológico padrão da época? O conjunto documental foi coletado a partir de investigação de fontes documentais primárias e fontes orais. Desta feita, tal conjunto de informações assume caráter científico para análise do texto na canção de autoria feminina, cujos fatos históricos e sociais serão alinhados aos componentes estéticos descritos nas obras analisadas. Além disso, delimitou-se o campo teórico com base na revisão da literatura na área de estudos literários, buscando-se fundamentos nas orientações de Candido (1973, 1996, 2010, 2012), bem como em Oliveira (2002), Murray Schaffer (2001), na área interdisciplinar, Vieira (2001, 2009, 2012, 2013), Salles (1980, 2007, 2012, 2016), Bourdieu (1974, 2007, 2017), e Citron (2000), no campo da história social, estudos culturais e de gênero. Apontam-se como resultados: a presença feminina na cena artística e musical paraense da Belle Époque até a primeira metade do século XX, embora suas composições permanecessem sem visibilidade; as mulheres não apenas atuaram na docência e performance musicais como compunham textos e canções; as temáticas predominantes nas canções são Sacras, Sentimentais, Festivas e Regionais e, relacionam-se com as práticas sociais das mulheres pesquisadas; o piano marca esse período como elemento simbólico de europeização de costumes e ideológico enquanto dote feminino e meio de distinção social; o obscurecimento da história e das obras das compositoras pesquisadas deve-se a questões de gênero e práticas sociais e culturais da época.
