Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Exhibition of historical sources"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Do desinteresse ao protagonismo: práticas de construção de aprendizagens significativas no ensino de História
    (Universidade Federal do Pará, 2025-08-29) SILVA, Raquel Alves da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; CAMÊLO, Júlia Constança Pereira; COSTA, Renato Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/8274892391684117; http://lattes.cnpq.br/0413733044020733; https://orcid.org/0000-0002-3583-6866; https://orcid.org/0000-0001-7132-0579
    A presente dissertação, investiga as causas do desinteresse dos estudantes do Ensino Fundamental pela disciplina de História na Unidade Integrada Firmino Oliveira, em Apicum-Açu/MA, e propõe estratégias pedagógicas para ampliar o engajamento e o protagonismo discente. O objetivo geral foi compreender fatores internos e externos que influenciam a desmotivação e, a partir desse diagnóstico, desenvolver práticas de ensino inovadoras, contextualizadas e conectadas à realidade sociocultural dos alunos. O estudo articula conceitos-chave como Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (Moreira, 1997; 2006; 2011; 2012)), que valoriza a relação entre conhecimentos prévios e novos conteúdos; Mediação Didática (Lopes, 1997), que compreende o professor como mediador ativo na construção do conhecimento; Base Psicológica do Interesse (Dewey, 1979), que destaca a motivação como força central no engajamento; e Didática da História e Consciência Histórica (Rüsen, 2007; 2016), que vinculam a aprendizagem histórica à formação de identidades e à orientação no tempo. Também dialoga com o conceito de currículo como construção social (Goodson, 2007), defendendo a integração entre saberes escolares e experiências de vida. A metodologia adota abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, histórico-documental, descritivo e fundamentada na pesquisa-ação, unindo intervenção pedagógica e reflexão crítica sobre a prática docente. As fontes analisadas incluem o Projeto Político-Pedagógico da escola, dados do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e do SAEB, bem como diretrizes da BNCC. A proposta se insere na Linha de pesquisa ‘Saberes históricos no espaço escolar”, tendo como participantes da pesquisa as/os estudantes do 8º ano da Unidade Integrada Firmino Oliveira, que iniciaram as atividades em 2024 e que, em 2025, já cursando 9º ano deram continuidade às atividades que resultaram no produto final. O produto didático-pedagógico desenvolvido foi a exposição Fontes Históricas: mudanças e permanências na atividade pesqueira em Apicum-Açu/MA, concebida como ação final de um processo formativo. Para sua construção, utilizou-se o lapbook como recurso metodológico, funcionando como meio para sistematizar, organizar e representar visualmente os conteúdos históricos pesquisados. O público-alvo foram os estudantes do Ensino Fundamental II da escola Firmino Oliveira, mas o material e a metodologia foram concebidos para que possam ser adaptados por professores de História em outros contextos escolares. Os resultados evidenciaram que o uso do lapbook como etapa preparatória para a exposição Fontes Históricas: mudanças e permanências na atividade pesqueira em Apicum-Açu/MA, favoreceu a construção coletiva do conhecimento, estimulando a participação ativa, a autonomia e a capacidade dos estudantes de relacionar conteúdos históricos à realidade local. Ademais, a exposição fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade, mobilizando familiares e ampliando o sentido social da aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA