Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Experimento discente"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    VED - Vídeo-Ensaio Discente: incentivo às experimentações audiovisuais no ensino superior
    (Universidade Federal do Pará, 2023-06-27) BRITO, Anderson da Silva; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189
    A presente pesquisa de mestrado teve como foco a análise da interação entre o avanço tecnológico no campo audiovisual e a educação de nível superior. Diante da constante evolução dos dispositivos de formação, os estudantes universitários se deparam com desafios persistentes ao lidar com as emergentes tecnologias no ambiente acadêmico. O uso do vídeo como recurso didático pode ser fundamental no contexto prático do processo de ensino-aprendizagem. Com a meta de aprimorar as competências audiovisuais dos alunos no ensino superior, a pesquisa deu origem ao VED - Vídeo-Ensaio Discente. O VED é um produto educacional elaborado entre 2021 e 2023, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), uma subunidade do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Extensão (NITAE²) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o qual se concentra na linha de pesquisa voltada à Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE). O VED se configura como um recurso educacional em formato audiovisual, cuja finalidade consiste em facilitar a produção de vídeos e estimular a criação de abordagens criativas e inovadoras no ensino superior. Foi desenvolvido com o propósito de habilitar os discentes a compreender a relevância global da mídia em movimento em diversas situações da vida acadêmica e profissional. Adicionalmente, o VED busca contribuir para a autonomia dos estudantes na produção de vídeos, permitindo-lhes participar de maneira mais ativa no processo educativo e refletir sobre suas próprias contribuições acadêmicas. A pesquisa adotou uma abordagem que englobou tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: fase de concepção (incluindo revisão da literatura e pesquisa exploratória), etapa de elaboração (abrangendo pré-produção, produção e pós-produção), período de validação (mediante a aplicação junto a graduandos de uma turma da UFPA), fase de análise (envolvendo a coleta e análise de dados) e estágio de finalização (abrangendo a manutenção e formatação do produto final). O VED se apresenta como uma variante de vídeo-ensaio, amalgamando elementos de um ensaio escrito com recursos visuais, constituindo uma opção para aprimorar a compreensão do conteúdo e as aptidões técnicas, tais como edição de vídeo e trabalho em equipe. O objetivo subjacente da pesquisa foi fomentar a adoção da tecnologia audiovisual como uma estratégia para auxiliar a trajetória acadêmica dos alunos, promovendo a geração de conhecimento e a elevação da qualidade da aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA