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Navegando por Assunto "Experimento social online"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Experimento Social Online e Fenômeno Artístico: Uma análise do r/place
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-30) BOTELHO, Marcela Jatene Cavalcante; STOCO, Savio Luís; http://lattes.cnpq.br/3206903170798612; OLIVEIRA, Hosana Celeste; http://lattes.cnpq.br/4177178840952700
    Esta pesquisa almeja entender a seguinte problemática: como uma análise do experimento social online, r/place, pode nos ajudar a utilizar o campo da arte para compreender produções e fenômenos online até então não contemplados. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos: identificar o r/place nas edições de 2017 e 2022, traçar uma metodologia de análise para fenômenos online, analisar o r/place diante a metodologia elaborada e por fim, relacionar os r/place com fenômenos artísticos com características particulares que os colocam à margem dos modos de pensar formais da arte. Para identificar o r/place, fez-se um levantamento de literatura de trabalhos de pesquisa realizados acerca desse fenômeno, tanto de 2017, como 2022. Como ferramenta de análise, elaborou-se a metodologia de análise triangular híbrida (MATH), para compreender fenômenos online, tais como o r/place, sob três vertentes: o comportamento, elucidado pela teoria de artificação de Ellen Dissanayake, a técnica, a partir da teoria de Lev Manovich sobre o papel do software, e imagem, com base nos estudos de arte e tecnologia de Stephen Wilson e Christiane Paul. O r/place foi analisado a partir dessas três características, constatando: i. o comportamento artificado de seus participantes, exibindo exemplos das cinco operações estéticas descritas por Dissanayake, ii. identificando o papel do software e técnicas empregados pelos responsáveis pelo desenvolvimento do evento, e como suas intenções transbordaram nas funcionalidades do r/place e nas decisões feitas a respeito do software, e iii. o aspecto da imagem, entendido dentro do contexto da arte digital como o resultado de um objeto (analógico ou digital), que sofre uma mediação intencional de software, focalizando a mediação específica do r/place, investigando as características imagéticas do fenômeno não de uma imagem estática, e sim, constantemente sofrendo transformações, em grande parte pela mediação. Por fim, estabeleceu-se a relação entre o r/place e duas expressões artísticas consideradas por mim à margem do entendimento formal artístico, por motivos distintos, a não arquitetura paraense conhecida como Raio Que o Parta, e a pixel art, não como obra, mas como meio de produção artístico, percebendo-se paralelos com o r/place e os modos de compreender tais fenômenos. Concluiu-se que os objetivos foram alcançados, e a análise do r/place, a partir da MATH, pode nos auxiliar na utilização do campo da arte para entender fenômenos online ainda à margem dessa área de conhecimento, possibilitando, futuramente, a aplicação da metodologia para outras produções semelhantes.
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