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Navegando por Assunto "Farmacêutico"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico situacional e análise espacial da logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em uma rede varejista do Brasil
    (Universidade Federal do Pará, 2023-07-05) OLIVEIRA, Camila Martins; SENA, Luann Wendel Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6233488431016391; https://orcid.org/0000-0001-9363-5766
    Introdução: O processo de logística reversa do medicamento em desuso ou vencido da população em geral faz o fluxo invertido, retornando ao longo de sua cadeia de produção e distribuição, para ter o seu descarte final ambientalmente adequado. Neste sentido, o farmacêutico é fundamental pois exerce o papel de multiplicador do conhecimento, capacitando, treinando e instruindo colaboradores e consumidores quanto às boas práticas ambientais relacionadas aos resíduos de saúde. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional da logística reversa e análise espacial de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso de uma rede varejista farmacêutica no Brasil. Método: É um estudo exploratório, transversal e prospectivo que se utilizou de informações de produtos/resíduos obtidos em diferentes pontos de coleta em uma rede de farmácias com 400 estabelecimentos no Brasil, no período de 2020 a 2022. Resultados: O estudo mostrou que a rede coletou um volume de 4.519,74 kg de medicamentos vencidos da população entre os anos de 2020 e 2022, concentrando o maior volume de coleta na região Norte (69,1%). Destaca-se também que Belém foi o munícipio com maior coleta, concentrando 92,5% da arrecadação no estado do Pará. Outro ponto importante foi a apresentação de um manual para implantação da logística reversa de medicamentos vencidos da população. Conclusão: Os achados desse estudo devem contribuir para o aperfeiçoamento e aplicação da logística reversa de medicamentos vencidos da população no Brasil.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Processo de gestão e gerenciamento de órteses, próteses e materiais especiais pelo serviço de farmácia de um hospital público referência em cardiologia, Belém, Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2023-08-01) RIBEIRO, Saulo Coelho Assis; SOLER, Orenzio; http://lattes.cnpq.br/4041958877867484; https://orcid.org/0000-0003-2246-0019; REIS, Danielle Saraiva Tuma dos; http://lattes.cnpq.br/0078006954066414; https://orcid.org/0000-0003-3966-2901
    INTRODUÇÃO: As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) são produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos; bem como, no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. OBJETIVO: Verificar o processo de gestão e gerenciamento de OPME, utilizados pelo Serviço de Hemodinâmica, visando apresentar potenciais intervenções para a sua qualificação. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, transversal, quantitativa e retrospectiva (janeiro a dezembro de 2021). A partir do formulário de OPME da Hemodinâmica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) e do Processo Administrativo Eletrônico (PAE) do Estado do Pará. As propostas com potenciais intervenções foram baseadas na ferramenta Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (SWOT/FOFA). RESULTADO: Encontrou-se um registro de 18 procedimentos realizados de implante de prótese para oclusão da Comunicação Interatrial, de ambos os sexos, com um custo de R$ 524.995,00. Totalizou-se 63 procedimentos endovasculares no ano de 2021, e constatou-se que, o tempo médio de espera dos pacientes é de mais ou menos 88,6 dias. No que diz respeito ao tempo de tramitação dos processos licitatórios, na fase interna, foi no setor da Comissão Permanente de Licitação (CPL) o tempo maior identificado, totalizando cinco meses, referente às OPME endovasculares e congênita. Na fase externa, também ambas classes de materiais foram as que tiveram maior tempo de tramitação. Além disso, observa-se um diferencial de R$ 883.153,00 ressarcido para o Hospital através da tabela SIGTAP/SUS. Notou-se um índice baixo de estudos que pudessem embasar a pesquisa, porém, o ciclo da Assistência Farmacêutica (AF) é método essencial para melhoria do processo de gestão e gerenciamento. Constatou-se que, o processo licitatório no serviço público é moroso, pois perpassa por diversos setores, gerando impacto no tempo de solicitação/aquisição desse material, afetando também, o tempo para realização do procedimento. CONCLUSÃO: O tema OPME é complexo e pouco explorado por estudiosos, no entanto, requer “muitas mãos” para obter o maior objetivo que é a qualidade prestada ao utente. Acredita-se que, as intervenções para a qualificação do processo de gestão de OPME na FHCGV irão proporcionar melhorias quanto ao gerenciamento do setor de OPME, assim como processos e fluxos da Instituição que irão proporcionar um atendimento de qualidade ao utente.
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