Navegando por Assunto "Feira popular"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Da patrimonialização global ao patrimônio-territorial amazônico: a singularidade da Feira do Ver-o-Peso em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-05-31) GONÇALVES, Sabrina Forte e Silva; COSTA, Everaldo Batista da Costa; http://lattes.cnpq.br/6223294904658578; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-0734-6680; TAVARES, Maria Goretti da Costa; http://lattes.cnpq.br/7796891525258446Esta pesquisa tem como objeto de análise a Feira do Ver-o-Peso, localizada na cidade de Belém do Pará, como patrimônio-territorial ativado popularmente. Assim, pretende compreender a feira como um território onde resistem práticas socioculturais e memoriais populares, saberes e fazeres ancestrais, mantido por sujeitos historicamente subalternizados pelos processos de formação territorial latino-americana, bem como investigar quais riscos esse patrimônio-territorial enfrenta diante da urbanização, em especial dos processos da patrimonialização global. São propostos os seguintes objetivos: identificar e analisar quais elementos e práticas da cultura amazônica dão notoriedade à Feira do Ver-o-Peso como patrimônio-territorial ativado popularmente a enfrentar riscos perante o processo da patrimonialização global; apontar quem são os sujeitos que ativam e como se constitui a ativação popular do patrimônio-territorial da Feira do Ver-o-Peso; e indicar quais riscos o patrimônio-territorial enfrenta diante da patrimonialização global. Assim, parte-se da relação dialética entre a economia urbana, a patrimonialização global e o patrimônio-territorial ativado para investigar a feira desde as questões-problemas: Quais elementos e práticas da cultura amazônica consagram a Feira do Ver-o-Peso como um patrimônio-territorial ativado popularmente a enfrentar riscos diante do processo da patrimonialização global? E questionamentos mais específicos, como: Quem são os sujeitos que ativam o patrimônio-territorial da Feira do Ver-o-Peso e resistem aos processos da patrimonialização global? Como se constitui a ativação popular do patrimônio-territorial da Feira do Ver-o-Peso, em face do processo da patrimonialização global? Quais riscos os elementos e práticas culturais populares, que fazem da Feira do Ver-o-Peso um patrimônio-territorial, enfrentam diante da patrimonialização global? A abordagem geográfica conferida à pesquisa é norteada pelo método materialista histórico-dialético, partindo da dimensão interescalar do movimento universal – particular – singular da urbanização contemporânea, para compreender como os mecanismos da patrimonialização global se particularizam na Área Central de Belém e aterrissam em um fato social representado por um território apropriado secularmente por relações socioculturais. Privilegia-se, desse modo, a dimensão cultural do território, cuja tese está pautada pela perspectiva dos utopismos patrimoniais, como proposta teórico-metodológica voltada para a realidade latino-americana, buscando compreender as contradições espaciais e as vulnerabilidades sociais geradas pela lógica universal eurocêntrica da urbanização/patrimonialização global particularizada na Feira do Ver-o-Peso. Outrossim, propõe-se a capturar elementos e valores de ordem espacial que ativam e evidenciam a Feira como território guardião de memórias e práticas sociais e culturais ancestrais. A pesquisa constatou que os utopismos patrimoniais já estão em curso na feira, ratificando a tese de que: a feira do Ver-o-Peso é um patrimônio-territorial amazônico ativado popularmente e fundamental para a manutenção da vida ancestral, a partir da metrópole. É representado pelas singularidades do artesanato; das ervas e remédios medicinais; das especiarias típicas como a maniva e o tucupi; e os elementos e práticas afrorreligiosos. No entanto, é impactado pelos mecanismos da urbanização contemporânea, como projetos de requalificação urbana e políticas patrimoniais voltadas ao mercado turístico, que desencadeiam riscos de ressignificação e perda de identidade. Portanto, a tese traz uma contribuição ao debate das contradições vinculadas ao patrimônio com o intuito de repensar novas proposições de preservação da perspectiva existencial dos sujeitos que a compõem.
