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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    De milagreira à santa do pau oco: o simbolismo e o imaginário feminino na narrativa da cobra grande tomázia, nas comunidades das ilhas em Curralinho – Marajó
    (Universidade Federal do Pará, 2016) FARIAS, Cristiane do Socorro Gonçalves; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da
    A proposta do artigo é a de refletir sobre a figura da Cobra Grande, no contexto marajoara, a partir dos relatos de dois narradores locais. As narrativas envolvem uma série de episódios que giram em torno da presença do encantado na área insular do município de Curralinho (PA). Nelas a figura do feminino é de grande relevância nas situações que se sucedem, tratando de temas como doença e cura, relações familiares cotidianas, bem como de tensões entre humanos e o encantado naquele contexto.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Diálogos: uma leitura intratextual de “Varandas da Eva” (A cidade ilhada) com Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
    (Universidade Federal do Pará, 2016) SILVA, Francisca Andréa Ribeiro da; TRUSEN, Sylvia Maria
    Este estudo pretende discutir as possíveis relações intratextuais entre o conto “Varandas da Eva” (A cidade ilhada) e as obras Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado. O foco incidirá no diálogo entre personagens do romance e da novela e as do conto, bem como na temática comum, especialmente no que concerne ao trabalho da memória e do tempo, como elementos primordiais na narrativa. Outrossim, destacar-se-ão as personagens femininas presentes em ambas, observando o caráter enigmático que as enlaça.
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    DissertaçãoDesconhecido
    A sexualidade de mulheres vivendo com AIDS: contribuições da psicanálise
    (Universidade Federal do Pará, 2013) FLEXA, Jucélia Pereira; CECCARELLI, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/6109293223271452; MOREIRA, Ana Cleide Guedes; http://lattes.cnpq.br/9245673017553186
    A feminização do HIV/aids é uma realidade no Brasil, de acordo com os dados epidemiológicos do Ministério da Saúde. Este trabalho fundamenta-se no referencial da psicanálise e apresenta o estudo de caso de Larissa, paciente do ambulatório do Serviço de Assistência Especializada em HIV/aids do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Partiu-se da hipótese que as mulheres que vivem com o vírus HIV/aids, podem apresentar consequências subjetivas, diante de um diagnóstico traumático associado a tabus como morte e sexualidade. Para Larissa ter aids significava rejeição, discriminação e abandono pelo companheiro e pais. Nos atendimentos trouxe sua preocupação em como contar ao companheiro sobre o vírus, temendo sua reação agressiva, além de relatos sobre sua infância e adolescência de conflitos com os pais, das agressões por parte do pai, e queixas em torno de sua mãe, principalmente voltadas a nada ter-lhe dito sobre sexualidade. Em seus relacionamentos amorosos com homens com problemas com a lei, pode-se pensar, segundo anuncia a teoria psicanalítica, em seu desamparo, conduzindo-a ao masoquismo. O ideal de amor de Larissa junto a esses parceiros aponta para aspectos de um amor romântico, em que esperava encontrar no parceiro proteção e confiança. Ressalto que esta pesquisa aponta ainda, um mal estar em falar da sexualidade, corpo e desejo feminino entre mães e filhas, ou seja, ausência de educação sexual que, no caso de Larissa, deixou-a à mercê dos parceiros, sem recursos para se proteger de doenças como a aids e, da gravidez na adolescência. O relato de Larissa está em consonância com os de outras pacientes mulheres vivendo com HIV, investigadas nesta pesquisa, e pode servir de alerta sobre a problemática apresentada nos dados do Boletim Epidemiológico do Brasil 2012, onde é crescente a incidência de casos de infecção pelo HIV em jovens de 13 a 19 anos, sendo as mulheres em maior número. A escuta clinica, para Larissa, ao poder falar de sua sexualidade, permitiu encontrar os significados dos aspectos traumáticos vivenciados em sua infância e adolescência, encontrar-se com seus conflitos internos e seu sentimento de desamparo, pensar sua relação com a mãe e suas filhas e, finalmente, afirmar que estava “aprendendo a ser mulher”, o que significava, para ela, estar “mais preparada” para a vida.
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