Navegando por Assunto "Fontes históricas"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A escrita das imagens: interpretações, possibilidade de compreensão e consciência histórica(Universidade Federal do Pará, 2021-08-03) DIVINO, Vivian Jaqueline do Amor; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633Esta pesquisa teve por objetivo analisar como os alunos interpretam imagens históricas e de que forma estes utilizam esses saberes em sua vida prática, inferindo a partir de suas narrativas os níveis de consciência histórica evidente. A pesquisa se desenvolveu no Instituto Federal do Pará, campus Belém, com alunos do 3º ano dos cursos técnicos integrados em mecânica e saneamento. Nos valemos da pesquisa quanti-qualitativa que após uma aula oficina, que apontou alguns métodos relevantes a serem considerados na interpretação de imagens históricas, os alunos puderam fazer suas próprias interpretações a partir de imagens escolhidas por eles, elaborando ao final deste trabalho, narrativas que foram usadas como parâmetros para avaliar a consciência histórica dos alunos. Verificou-se que a maioria dos alunos participantes apresentaram o nível tradicional de consciência história e que este fato está diretamente relacionado ao insipiente conhecimento histórico que alguns dos alunos apresentaram. Apontamos a necessidade de ampliar os níveis de consciência histórica dos alunos para tipos críticos e genéticos a partir de um ensino de história mais significativo, relacionado com a vida prática deles e que estes participem da construção desses saberes através do trabalho com fontes históricas em sala de aula, sendo o trabalho com as fontes imagéticas um meio possível para alcançar esse objetivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “Eu tenho história” – trabalhando História e memória em sala de aula através da pesquisa pessoal e familiar(Universidade Federal do Pará, 2023-08-03) GOIS, John Jorge de Sousa; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451; https://orcid.org/0000-0001-6226-8860O presente texto é resultado de um trabalho realizado em uma escola particular da cidade de Belém com uma turma do 6º ano, na qual os alunos foram incentivados a conhecerem a sua história pessoal e familiar e a partir disso produzirem um pequeno livro com a história da sua família, eles também fizeram uma apresentação em formato de Feira onde expuseram o seu aprendizado à comunidade escolar. Esta dissertação visa proporcionar um método de ensino para se trabalhar conceitos importantes à disciplina de História, principalmente o de História e memória. Ainda sobre o campo metodológico, o aluno é colocado em contato com a análise de fontes primárias e secundárias na sala de aula, como as escritas, orais, imagéticas e materiais. Além disso, as atividades desenvolvidas em classe visam também aproximar o aluno à disciplina de História, possibilitando seu maior protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, sendo ele ao mesmo tempo tanto o pesquisador como o objeto de pesquisa. Para melhor direcionar o docente, foi criado um planejamento orientador em sequência didática que é o produto deste trabalho. A intenção desta proposta não é esgotar o assunto em questão, mas apontar possibilidades sobre o tema para o 6º Ano do Ensino Fundamental, quando geralmente se inicia os estudos com a disciplina de História. As ideias expostas podem ser adaptadas a outras séries.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Família negra como resistência: o uso de fontes em sala de aula para um ensino de História antirracista(Universidade Federal do Pará, 2023-01-20) SOZINHO, Henrique Magno; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço propício para questionar a discriminação racial presente em nossa sociedade, este trabalho discute a família negra na transição do século XIX para o século XX como tema mediador para promoção de debates sobre questões étnico-raciais com os estudantes das turmas do 9º ano da Escola Centro Educacional Mosaico, situada em Belém-PA. Ao refletir sobre os saberes que tenho mobilizado para o tratamento de questões sensíveis como racismo ao longo de minha trajetória profissional, relaciono os conceitos “saber docente” e “epistemologia da prática profissional” de Maurice Tardif (2014) com a intenção de promover ensino de história antirracista. Busco no debate nacional sobre escravidão e pós-abolição encontrar referências para o estudo da família negra por meio da perspectiva que interpreta escravizados, libertos e livres como sujeitos, resultado de abordagens fundamentadas em fontes e pesquisas documentais renovadas, que evidenciam a relativa autonomia de africanos (e seus descendentes), e os avanços na luta por uma história afro-brasileira, através da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório no currículo escolar da Educação Básica o estudo da História da África. Proponho o emprego de fontes históricas iconográficas (fotografias e pinturas), através de um álbum de famílias negras temático digital, como dimensão propositiva final deste trabalho, contendo imagens que retratam o cotidiano dos negros na Amazônia e em outras regiões do país em situações diversas: trabalho urbano, momentos em família, vestimentas utilizadas, adornos corporais, bem como suas expressões e posturas que nos concedem pistas que nos ajudam a revelar suas identidades, o convívio familiar e possíveis semelhanças com as famílias negras na contemporaneidade. Constato os resultados positivos ao utilizar o álbum como ferramenta pedagógica para apresentar aos estudantes uma visão do negro como sujeito histórico, permeando o estudo da escravidão negra e pós-abolição no Brasil por caminhos que tornam o aprendizado mais produtivo e desafiador. Concluo que o trabalho com fontes iconográficas no processo de ensino possibilita espaço privilegiado de produção do conhecimento histórico escolar, bem como promovem reflexões e debates sobre questões étnico-raciais com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
